As fotografias são objetos incríveis na hora de decorar, já que transmitem personalidade aos espaços, ao mesmo tempo em que tornam sua decoração mais afetiva. Apesar disso, nem todo mundo sabe como decorar com fotos.

O mural de fotos, sem dúvida, é um dos itens mais lembrados nesse sentido – mas você pode ir além dessa opção tradicional, usando quadros, varal de fotos ou colando as fotografias reveladas diretamente na sua parede.

Veja as ideias e inspirações que separamos e comece a incluir as fotografias nos seus ambientes!

Por que decorar uma parede com fotos?

Decorar com fotos é uma excelente ideia que pode ser usada em praticamente qualquer espaço, como quartos, corredores, salas e até escritórios. São muitas as vantagens de usar essa inspiração, como:

  • Possibilidade de contar uma história, por exemplo usando fotos dos moradores ou dos familiares em momentos importantes ou de outras gerações;
  • Cria mais conexão com o espaço, deixando sua decoração mais afetiva e dando sensação de pertencimento;
  • É uma decoração mais pessoal e, ao mesmo tempo, atemporal, ou seja, nunca sairá de moda;
  • É versátil, já que pode ser usada em diferentes ambientes e você pode trocar as fotos de tempos em tempos;
  • Caso vá criar uma galeria de fotos nas paredes, por exemplo, essa decoração ajuda a encobrir possíveis imperfeições que a parede pode ter;
  • Ajuda a criar um ponto focal, adicionando contraste ao espaço;
  • É fácil de fazer e permite diferentes composições, desde usando molduras para as suas fotos, até colagens, varais ou murais.

Como decorar com fotos?

Já está convencido de que a decoração com fotos é uma excelente maneira de transformar seus ambientes? Então confira as inspirações que separamos!

1- Gallery Wall

A gallery wall nada mais é do que uma parede com quadros. A ideia é que você mande emoldurar suas fotos favoritas e crie uma composição, como uma galeria de artes.

Você pode mesclar as fotografias com obras de arte, peças artesanais que façam sentido para você (como bordados ou outros itens), placas decorativas, neon, etc. E assim criar uma parede totalmente personalizada e afetiva, que realce o estilo e a personalidade dos moradores.

É possível usar quadros de tamanhos e molduras iguais, posicionados de forma simétrica ou ousar com quadros de tamanhos e molduras diferentes e posicionados de maneira mais aleatória – tudo depende do estilo adotado no espaço.

Se o ambiente tem uma pegada mais clássica, você pode criar um contraponto com algumas molduras mais modernas, porém com uma composição simétrica. Já se o espaço é moderno, ouse com molduras criativas e coloridas e crie composições em formatos inusitados.

Para ambientes pequenos, prefira criar a composição em uma parede clara. Você pode emoldurar as fotos usando dois vidros e deixando transparecer a cor clara da parede, assim não há excesso de informação e você mantém o ambiente clean. Outra ideia é usar a moldura da mesma cor da parede, para não pesar visualmente.

De qualquer forma, sempre busque fazer uma composição que tenha harmonia. Caso vá usar molduras diferentes, assegure que os quadros têm algo que se repete entre eles, criando uma unidade à sua gallery wall.

Antes de colocar os quadros na parede, crie diferentes configurações usando moldes de papel do mesmo tamanho dos quadros e veja quais opções trazem mais harmonia visual ao espaço.

2- Decoração com fotos na parede

Quem acompanha blogs ou IGs de decoração (e também as pastas do Pinterest), já deve ter se deparado com as decorações feitas com fotos coladas na parede. Essa é uma verdadeira “febre” – e um estilo bem fácil de seguir, já que não exige muito investimento.

Você pode aproveitar para trazer uma vida nova a qualquer cantinho da sua casa, criando um ponto focal de destaque e adicionando mais charme.

Para funcionar, o ideal é que todas as fotografias sejam impressas no mesmo formato (de preferência quadradas ou retangulares). Outro ponto relevante é em relação ao espaço entre as fotos, que também deve ser simétrico, criando um alinhamento adequado e um efeito harmônico mais elegante.

É possível usar tanto fotos coloridas, como em branco e preto e fazer a composição em paredes brancas, coloridas ou escuras. O importante é pensar em qual espaço é mais legal de destacar dentro do ambiente.

A composição pode aparecer sobre a cabeceira da cama ou outra parede de destaque no quarto, no home office, em um corredor ou hall de entrada, na parede atrás do sofá, na sala de estar, nas paredes próximas à mesa ou ao aparador, na sala de jantar e assim por diante.

Além de usar as fotos lado a lado formando um quadrado ou um retângulo, você pode criar outras figuras, como um coração, uma espiral, a inicial do seu nome, uma palavra, etc. Ainda é possível combinar as fotos com outros detalhes, como luzes pisca-pisca.

3- Papel de parede com fotos

Se você tem muitas fotos para colocar na decoração de parede, a ideia é montar uma espécie de papel de parede com elas. Assim, você cobrirá toda a parede (do teto ao piso) que deseja destacar com as fotografias.

Da mesma forma que no papel de parede, a ideia é criar um padrão. Então atente-se ao formato das fotos e a distância entre elas, além, é claro, da harmonia das imagens e das cores usadas nelas.

Outra dica importante é usar a imagem sempre na mesma orientação. Ou seja, ou tudo na vertical, ou tudo na horizontal.

4- Varal de fotos

Não quer colocar suas fotos em um quadro e nem colá-las diretamente na parede? O varal de fotos é outra ideia incrível para decorar os espaços.

São muitas as inspirações que você pode usar de modelos no estilo “faça você mesmo”, dependendo do que deseja para o seu espaço.

Se a ideia, por exemplo, é trazer um toque mais pessoal ao escritório ou home office, você pode montar seu varal de fotos usando barbante e clipes de papel. Use o barbante como um fio norteador e coloque as imagens fixadas com o clipe. Depois é só pendurar em uma área de destaque do escritório.

O varal também pode ser feito usando uma moldura. Escolha uma versão bem bacana e de destaque, aí é só colocar os fios de barbantes partindo de um lado ao outro da moldura e pendurar as fotos que você mais gosta. Escolha um local bem bacana para colocar o seu quadro. 

Ainda dá para trocar as fotos de tempos em tempos e até adicionar alguns recadinhos junto das imagens.

Para deixar seu varal mais diferenciado, é possível adicionar outros detalhes, como luzes de LED. Também é possível criar o varal usando elementos naturais, como um galho de madeira.

5- Porta-retratos

Os porta-retratos são itens atemporais – e que também podem ficar incríveis na sua decoração, trazendo um toque pessoal, sem precisar furar parede e nem ter muito trabalho.

Você pode incluí-los em diferentes móveis, ajudando a complementar a decoração dos ambientes. Na sala de estar, por exemplo, as mesinhas de centro ou laterais são excelentes opções, assim como os racks, prateleiras ou aparadores.

Se você tem um móvel neutro, use porta-retratos com molduras diferenciadas, coloridas ou em outros formatos, adicionando personalidade. É possível criar lindas composições com outros objetos decorativos como vasos de flores e velas.

Caso no ambiente tenha uma estante ou vários nichos, você pode usar os porta-retratos para preencher esses espaços, mesclando com livros, discos de vinil, souvenires de viagens ou outros objetos pessoais, deixando sua decoração mais afetiva e personalizada.

Como fazer um mural de fotos? 4 ideias criativas!

Embora haja muitas opções para uma decoração com fotos, sem dúvida o mural de fotos é um dos mais procurados. Quem quer fugir dos modelos tradicionais, pode investir em ideias criativas que adicionem um toque único aos espaços.

O mural pode ser de diferentes tamanhos, desde versões menores e mais delicadas, até os mais robustos, que ocupam quase toda a extensão de uma parede – tudo depende do efeito que você deseja criar e do restante da sua decoração.

1- Mural rústico com pallets

Quer algo que foge do tradicional, mas que seja fácil de fazer? Uma ideia bem bacana é usar pallets para montar seu mural de fotos. Os pallets podem aparecer na cor natural ou serem pintados e, depois, é só incluir suas fotos com preguinhos ou tachinhas.

É possível dar um “up” no seu mural adicionando luzes de LED ou outros detalhes criativos. Se não quiser usar o mural na parede, você pode apoiá-lo sobre uma prateleira.

2- Mural de cortiça

O mural de cortiça é uma versão mais tradicional. Contudo, ele tem a praticidade de você poder adicionar qualquer fotografia usando uma tachinha.

Se a ideia é transformar um escritório ou home office, esse modelo pode funcionar perfeitamente, já que ele também poderá ser usado como quadro de avisos ou para programar ações e estratégias.

Outra ideia é usar o seu mural de cortiça como um board de lembranças. Além das fotos, você pode adicionar bilhetinhos, entradas de cinema ou parques e outras lembranças dos seus amigos ou do seu amor, por exemplo.

3- Mural com barbante

Que tal dar um “up” no seu tradicional mural de fotos? Para isso, use uma base de madeira, no tamanho que deseja para seu mural.

Então, coloque alguns preguinhos sobre essa peça. Depois, use fios de barbante para conectar esses preguinhos. Na sequência, é só ir colocando as suas fotos favoritas penduradas usando mini prendedores.

4- Foto ímã

O mural de metal é bastante comum (e você encontra diversos modelos em papelarias). Para adicionar mais charme e criatividade, a dica é usar uma manta magnética adesiva atrás das suas fotos. Aí é só colar as imagens sobre esse mural da forma que preferir, cobrindo-o totalmente.

A manta magnética também permite que você cole suas imagens onde desejar, até mesmo cobrindo a porta da geladeira toda com suas fotos favoritas.

Viu só quantas ideias incríveis para decorar com fotos?

Siga o Pinterest da Madesa e veja mais inspirações bacanas de decoração para transformar a sua casa!