Inicialmente utilizado apenas em pubs, bares e restaurantes, o canto alemão era tido como um estilo de mobiliário mais comercial. Porém, com o passar do tempo, ele ganhou fama e se tornou o queridinho de quem quer ter mais espaço na sala de jantar ou na cozinha.

Hoje em dia, com os apartamentos e casas cada vez menores, o canto alemão se tornou a melhor opção para quem deseja um ambiente moderno e que acomode mais pessoas. Mas claro, além de garantir mais espaço, ele também promove uma beleza ímpar aos ambientes!

 Você está pronto para saber como montar o seu canto alemão? Continue lendo e descubra!

O que é canto alemão?

Como o próprio nome já diz, o canto alemão é um espaço criado com sofás, bancos e cadeiras em volta de uma mesa. Antigamente, era muito famoso e comum em bares da Alemanha – e é daí que vem o seu nome.

Essa concepção de mobiliário foi criada com a finalidade de otimizar espaço, mas além de ser extremamente funcional, acaba sendo, automaticamente, um elemento decorativo com bancos e sofás em L ou em U, com uma mesa no centro.

Qual é a medida de um canto alemão?

Não há uma medida definida para o canto alemão. Tudo varia do espaço que cada pessoa tem disponível. Geralmente, mesas quadradas ou retangulares são as mais utilizadas para compor esse estilo, porém, há projetos inovadores que permitem o uso de mesas com outros formatos.

Mesmo com a variação de medidas e opções, você pode ter uma noção das metragens mais utilizadas nessa composição:

  • Em um canto alemão de 5 a 6 lugares, uma mesa quadrada é a mais indicada. Por exemplo: 80 cm x 80 cm. Já o sofá ou banco precisa ter 120 cm x 8 cm.
  • Para um modelo de 7 a 8 lugares, uma mesa retangular é a melhor opção. Por exemplo: 120 cm x 80 cm. O sofá/banco deve ter 160 cm x 80 cm.

Reforçando: tudo depende da metragem do ambiente que você deseja montar o seu canto alemão. É interessante pedir o auxílio de um marceneiro e explicar para ele o seu desejo. Assim, ele encontrará a melhor forma de realizá-lo, dentro do que o seu espaço oferece.

Como usar canto alemão?

Seja em imóveis com pouco ou muito espaço, a mesa canto alemão é uma ótima forma de construir um ambiente mais fluido e aconchegante. Além disso, planejar esse tipo de mobiliário torna qualquer lugar mais prático e organizado para o dia a dia.

Se o seu intuito é ter mais conforto e funcionalidade na hora de reunir a família e amigos em volta da mesa, confira nossas dicas de como usar o canto alemão:

1. Fique atento às medidas

Como vimos anteriormente, não há uma regra de medidas para o canto alemão: tudo vai depender do espaço que você tem disponível. E esse é um fator incrível da funcionalidade desse móvel: você pode mandar fazer um sofá ou banco que melhor se adeque ao seu espaço e à mesa que você escolheu.

Contudo, a profundidade dos bancos possui uma medida padrão para garantir conforto: o mínimo é de 45cm. Por mais que você não tenha que puxar cadeiras em todos os lados da mesa, precisa se atentar a esse fator.

Para fazer o cálculo da quantidade de lugares e definir o tamanho do seu canto alemão, considere, por pessoa, a largura de 50 cm e multiplique pelo número de assentos que você deseja ter no sofá ou banco.

2. Tapeçaria

Tapeçaria consiste no tecido usado para compor o estofado do banco/sofá. Como o canto alemão é um local mais intimista, onde as pessoas sentam para fazer as refeições, é imprescindível que o tecido seja fácil de limpar.

Além disso, é importante levar em conta se o canto alemão ficará na sala de jantar ou na cozinha. Se ficar na sala de jantar, utilize cores mais neutras e sem muitas estampas para garantir um ambiente clássico e aconchegante. Já na cozinha, você pode apostar em tecidos estampados e vibrantes que dialoguem com a cor dos outros móveis.

3. Decoração

O canto alemão é muito mais do que uma mesa diferente e fluida: ele também atua como um móvel decorativo. Por isso, ele precisa combinar com o ambiente no qual está inserido, mantendo a mesma paleta de cores.

O foco aqui é harmonia! Você pode utilizar almofadas para complementar o banco/sofá, pode usar cadeiras diferentes para dar um ar mais moderno, e nunca deve se esquecer: a harmonia de combinações deve ser conservada em todos os elementos do móvel.

Veja como decorar sua sala de jantar!

4. Uma boa iluminação faz a diferença!

Não podemos deixar de lado a iluminação! Para um canto alemão moderno, utilizar pendentes ou luzes focadas promove o destaque da composição, gerando muito mais conforto para o momento das refeições.

Luzes amarelas são uma boa pedida para promover um clima mais intimista e aquela sensação de bem-estar que todos desejam sentir ao redor da mesa. Mas claro, os pendentes não devem ficar muito próximos à mesa, para evitar o aquecimento que a luz proporciona.

5. Utilize espelhos

Se o seu espaço for pequeno, utilizar espelhos nas paredes é uma forma de estimular a sensação de amplitude. Além de tonalidades claras nas paredes, os espelhos promovem um ambiente limpo, iluminado e muito maior do que realmente é.

O indicado é utilizar um espelho na parede em que o sofá/banco está localizado. Nem sempre ele precisa ocupar toda a parede, mas o ideal é que ele seja da mesma largura da mesa.

Qual o valor de um canto alemão?

O valor do canto alemão varia de acordo com as medidas e a composição. Porém, um canto alemão pequeno e pronto, por exemplo, tende a custar em torno de R$600,00 – já com cadeiras e banco. Se você optar por fazer um canto alemão planejado, os valores dependerão do material escolhido, medidas, e por aí vai.

Sem dúvidas, esse é um móvel que dá um “up” nos ambientes, garantindo praticidade, conforto e um ar extremamente moderno.

Na nossa loja, temos diversas opções de canto alemão para você transformar a sua sala de jantar, e ainda decorá-la como desejar. Nossos móveis são criados para fazer parte da sua vida, com qualidade e muito conforto!

Precisa de ajuda para escolher o melhor canto alemão para a sua casa ou apartamento? A Madesa te ajuda!