Você é daqueles que, quando o assunto é organização, já pensa logo em um bicho de sete cabeças? Saiba que, hoje, nós vamos ajudar você a simplificar essa tarefa rapidinho! Com dicas práticas, você organiza e otimiza seu tempo e espaço. 

Já pensou, poder tornar a sua rotina mais simples e tranquila? Então, vem aprender diversos truques com a gente! Garantimos que essa tarefa será bem menos complexa e aterrorizante. 

Dicas práticas e fáceis de aplicar

Para dar início ao momento de arrumação de uma forma mais descontraída, escolha uma música bacana para você escutar – a Madesa tem uma playlist muito legal no Spotify para você se animar na hora de colocar sua cozinha em ordem. 

E aqui vão as nossas 5 dicas práticas para facilitar, e muito, essa tarefa – que é vista como ‘nada básica’ para muitos!

1 – Tire tudo dos armários e organize por categorias

Ao tirar todos os seus itens dos armários você deixa tudo mais visível e fácil de selecionar. Nesse momento, é interessante que você já faça uma seleção dos itens que precisam ser descartados – como potes mais velhos ou aqueles sem tampa, itens rachados, e daqueles que você irá manter na sua cozinha. 

Vale destacar a importância desse exercício – que pode parecer interminável quando você se depara com tudo junto e misturado. Mas, essa é justamente a ideia. Você precisa ter em mente a quantidade de itens de cada categoria para, em seguida, estipular o lugar ideal para armazenar todos eles. 

2 – Explore as funcionalidades do paneleiro

A cozinha Lux da Madesa conta com um paneleiro super prático e espaçoso. Ele possui 5 prateleiras que podem ser exploradas de acordo com as suas necessidades. Uma dica de ouro é reservar as prateleiras de baixo para os utensílios que você não utiliza com tanta frequência – como aquela louça especial que você só usa em situações específicas. 

Os pratos podem ser organizados nas prateleiras do meio, pensando na praticidade de manuseio. Já os eletrodomésticos maiores, o ideal é que fiquem nas prateleiras superiores. Aqueles que você mais utiliza no dia a dia podem ser dispostos sobre o balcão, de modo que fiquem bem acessíveis.

3 – Praticidade dos aéreos

Os aéreos são módulos super práticos em qualquer cozinha. Para otimizar ainda mais o seu cantinho preferido, explore os aéreos que ficam sobre a pia para organizar os pratinhos menores, como os de sobremesa, por exemplo.

Pela funcionalidade, as xícaras podem ser colocadas em um local estratégico. O legal é mantê-las próximas à cafeteira, caso seja um apreciador de café e curta esses momentos prazerosos, essa é uma super dica.

4 – Organize as gavetas

Quando o assunto é organização de gavetas, os organizadores são ótimos aliados. Para os talheres, reserve a primeira gaveta e não esqueça de investir em um organizador que se encaixe perfeitamente no espaço disponível. 

A segunda gaveta você pode deixar para armazenar seus panos e temperinhos. Na hora de cozinhar e preparar refeições deliciosas, nada melhor do que ter tudo à mão, principalmente aqueles itens essenciais que complementam o gostinho especial da comida caseira. Já na terceira gaveta, é legal colocar itens como escorredores e raladores. 

3 – Vantagem das cozinhas de canto

A Madesa possui opções de cozinha com módulos de canto super espaçosos – e são nada mais nada menos do que 60 cm de profundidade. Isso mesmo! Eles agregam muita praticidade e são excelentes para armazenar suas panelas e itens maiores. O canto superior da sua cozinha pode ser destinado à organização das suas jarras. 

Outro diferencial da linha Lux são os aéreos em vidro reflex – detalhe muito moderno e sofisticado. E, para garantir essa harmonia na decoração que, obviamente, faz toda a diferença, organize nesses aéreos os seus copos e taças preferidos, dando um destaque aos itens escolhidos. 

Viu só como é possível simplificar a arrumação do seu espaço? Com dicas práticas você dá conta de organizar o espaço interno da sua cozinha de uma forma muito mais tranquila, garantindo a praticidade que você merece. Depois de toda essa maratona, vale até preparar um cafezinho e admirar o resultado. Nada mal, não é mesmo?

E, para manter a organização sempre em dia, vale a pena conferir no Blog Madesa as dicas simples de como organizar o seu armário de cozinha ou, ainda, descobrir como decorar uma cozinha de apartamento pequeno

Dê um ‘play’ no vídeo e confira em detalhes as nossas dicas de arrumação interna na cozinha Lux da Madesa!