Quem convive com esses animais sabe que são inúmeras as vantagens de se ter um gato em casa. Além de independentes e limpinhos — cuidam da própria higiene e fazem as necessidades em caixinhas de areias —, os gatos são animais carinhosos, companheiros e leais.

Donos de uma personalidade fascinante, ter um gato em casa é se surpreender todos os dias com a inteligência e a fofura que eles exalam. Na hora de dormir, assistindo um filme e até mesmo no banheiro, eles são companheiros fiéis. Uma coisa é certa: você nunca mais se sentirá sozinho com um gato em casa!

Se você está pensando em ter um gato em casa ou precisa de algumas dicas sobre como cuidar de gatos, continue lendo para conferir as dicas que separamos. Veja mais!

Adotei um gato, e agora?

Você acabou de adotar um gato, mas e agora? O mais importante é você entender que os gatos possuem comportamentos diferentes dos cães. Eles são animais metódicos e sensíveis a mudanças de ambiente. Portanto, não fique chateado se o seu novo amigo estiver arisco e se esconder por uns dias no seu novo lar.

Caso você tenha outro animal em casa, essa adaptação pode ser ainda mais demorada. Separe um cômodo para receber o gatinho e vá liberando os outros ambientes pouco a pouco. A adaptação depende muito da personalidade de cada gatinho, uns podem se sentir confortáveis rapidamente, outros demoram meses. 

Ter paciência e compreensão é fundamental nesse processo. Com muito amor e carinho, ele vai ganhando confiança e você verá que valeu a pena esperar por esse momento. Confira abaixo algumas dicas para a recepção do seu novo melhor amigo!

Prepare a sua casa para recebê-lo

O primeiro passo é preparar a sua casa para receber o novo membro da família. Para garantir a segurança e conforto do gatinho, os principais pontos que você deve considerar na preparação da sua casa são:

  • Proteja as janelas com telas de proteção — os gatos são animais curiosos e que gostam de explorar tudo ao seu redor. Porém, eles são indefesos e devem ficar apenas dentro de casa, longe dos riscos, doenças e perigos da rua. Faça a instalação de telas de proteção em janelas para garantir que seu felino fique em segurança;
  • Cuidado com as plantas tóxicas — caso você tenha plantas em casa, fique atento e faça uma pesquisa para saber se não são tóxicas para os felinos. Eles amam comer plantas, por isso é indicado ter em casa apenas aquelas que eles podem ingerir, como catnip, graminha de trigo e de pipoca;
  • Enriqueça o ambiente — crie um ambiente divertido e seguro para o seu gatinho, com brinquedos, arranhadores, nichos e prateleiras para gatos. Caso ele não se interesse, estimule com petiscos e catnip.

Faça o enxoval do seu gato

Para que você não esqueça nenhum item necessário na hora dos cuidados com gatos em casa, faça uma lista de enxoval do seu felino. Alguns dos principais itens são:

  • Ração e petiscos — peça orientação do veterinário para escolher a melhor opção. Você encontra rações secas e úmidas para todas as idades, portes e raças, além de serem divididas entre Standard, Premium e Super Premium;
  • Caixa de areia — esse é um dos itens mais importantes da lista! Os gatos são animais muito higiênicos, por isso, mantenha a caixa de areia sempre limpa e organizada;
  • Comedouro —  opte por materiais de inox, porcelana, barro ou cerâmica, que são mais higiênicos e não acumulam bactérias. O ideal é que o comedouro fique na altura do cotovelo do gatinho, garantindo melhor digestão;
  • Bebedouro e fonte de água — é ideal que o bebedouro seja dos materiais indicados acima. Os gatos são conhecidos por não gostarem de beber muita água, então espalhe diversos bebedouros pela sua casa. As fontes de água são ótimas opções para induzir os felinos a se hidratarem;
  • Brinquedos — os brinquedos garantem diversão e distração do seu gatinho. É importante que eles gastem energia para não ficarem entediados e até mesmo depressivos;
  • Arranhadores — instintivamente, os felinos precisam afiar as suas unhas para controlar o crescimento. Para evitar que eles façam isso no seu sofá, invista em arranhadores próprios para gatos;
  • Coleira — o acessório deve conter o nome do gato e do seu tutor, além de um telefone para contato, em caso de fuga. A coleira deve ser própria para gatos e não deve ter guizos, pois incomodam a audição dos felinos;
  • Escova de pelos — os gatos fazem a sua limpeza através das lambidas. Escovar seu gatinho ajuda a retirar os pelos mortos e evita a formação das bolas de pelo;
  • Caixa de transporte — seja para ir ao veterinário, seja para uma viagem, em algum momento você precisará sair de casa com o seu gato. É ideal que a caixa permita que o gatinho se movimente e fique em pé de forma confortável;
  • Monte um cantinho para o seu gato — em uma movimentação estranha, os gatinhos procuram um lugar seguro para se esconder. Faça um cantinho para o seu pet com uma caminha, casinha ou até mesmo caixas de papelão.

Leve ao veterinário

Procure um médico veterinário de sua confiança para que ele avalie clinicamente a saúde do gatinho e peça todos exames necessários do seu novo companheiro. Alguns exames, como de fezes, hemograma, teste de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Leucemia felina) são os mais pedidos pelos profissionais. Além disso, a castração e a vacinação são extremamente importantes para a saúde do seu gato.

Aproveite a consulta para tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados com gato em casa. Peça orientação sobre o protocolo de vacinação, antiparasitas e alimentação indicada para o seu gatinho. Tudo isso pode variar de acordo com a idade do felino, por isso é essencial a orientação de um especialista para entender como cuidar de gatos.

Cuidados com gato em casa

Apesar de serem considerados animais independentes, os gatos precisam de muita atenção e cuidados como qualquer outro pet. Os principais cuidados com gato em casa que você deve ter são:

Brinque com o seu gato

Os brinquedos são importantes, mas os gatos precisam de estímulos para brincar e gastar energia. Dedique um tempo do seu dia para dar atenção necessária ao seu felino, simulando presas com varinhas e penas, jogando bolinhas e descobrindo as brincadeiras preferidas do seu pet.

Higienize o comedouro, bebedouro e caixa de areia todos os dias

Os comedouros e bebedouros dos gatos precisam de higienização diária. Isso evita o acúmulo de sujeira e a proliferação de bactérias e fungos, que podem causar problemas de saúde no seu felino, como diarréias, vômitos e infecções intestinais. Para a limpeza dos potinhos:

  • Tenha uma esponja para uso exclusivo do seu pet;
  • Utilize detergente neutro e água corrente;
  • Retire todo o sabão e enxugue bem;
  • Faça esse processo após cada refeição. 

Com a ajuda de uma pá própria para limpeza da caixa de areia, você deve retirar o cocô e xixi, pelo menos, duas vezes ao dia. Já a troca de areia e a lavagem da caixa deve ser feita ao menos uma vez por semana. Os gatos são animais extremamente limpos e, caso essa higienização não seja feita corretamente, eles podem começar a usar outros locais para as suas necessidades fisiológicas.

Tenha uma rotina de higienização dos acessórios do seu pet. Dessa forma, você garante a saúde e bem-estar do seu gato, além de manter sua casa limpa e cheirosa.

Cuide da alimentação do seu gato

Os gatos são animais carnívoros, por isso, eles devem manter uma alimentação rica em proteína através de rações secas e úmidas, próprias para o seu consumo. Converse com o médico veterinário e peça a indicação de quais alimentos o seu gatinho pode ingerir.

Não ofereça nenhum tipo de alimento de consumo humano para o seu gato sem a indicação do veterinário, muitos deles podem ser prejudiciais para a saúde do pet. O leite, por exemplo, é um alimento que muitos pensam fazer bem para os gatos. Porém, grande parte dos felinos é intolerante à lactose, o que pode levar a diarréias, vômitos, cólicas, entre outros sintomas.

Visite o veterinário regularmente

Além de consultar um médico veterinário assim que você adotar o seu novo companheiro, é importante um acompanhamento regular para consultas e exames de rotina. Assim, você garante que seu gatinho tenha uma vida longa e com muita saúde.

Agora que você já sabe as principais dicas sobre como cuidar de gatos, aproveite o novo membro da família com muito amor, carinho e dedicação. Lembre-se que cada gato tem a sua personalidade, então é importante respeitar o seu espaço e entender o que ele gosta ou não. Ter um gato em casa é ganhar uma companhia para a vida!

Tem alguma outra dica sobre os cuidados com gatos em casa? Deixa nos comentários, nós vamos adorar saber!

Além disso, contar com um ambiente organizado e com os móveis funcionais contribui para manter uma rotina tranquila para você e seu pet. Acesse madesa.com para conferir!