Uma grande tendência no mundo da decoração é a parede de tijolinho branco! Super elegante, ela agrega beleza e autenticidade para o espaço. E não para por aí: o estilo também é fácil de combinar com outras cores, como azul claro, cimento queimado, e por aí vai

Por ser feita em uma tonalidade clara, essa aplicação também gera maior luminosidade para o ambiente.

Alguns de nossos clientes aderiram ao estilo de parede e ao DIY. Eles também compartilharam conosco como fazer a parede de tijolinho branco de duas maneiras diferentes. 

E nós não podíamos deixar de ajudar a espalhar essas dicas incríveis e super fáceis. Vamos aprender?

Como fazer uma parede de tijolinho branco?

Existem algumas opções que você pode considerar na hora de fazer uma parede de tijolinho branco. A opção de gesso e a opção de tijolinhos fake são uma ótima ideia, cada uma com suas particularidades e vantagens.

Parede de tijolinho branco de gesso

A parede de tijolinho é um sonho para muitos. O pessoal do @oape398 nos contou que essa era uma das opções que eles gostariam de ter feito desde o início da reforma do apê, mas que acabaram deixando para depois.

Quando eles finalmente decidiram colocar a ideia em prática, nos explicaram todos os materiais necessários, que são:

  • Água;
  • Gesso em pó;
  • Cola para gesso;
  • Forma de silicone em formato de tijolinhos.

Eles também nos contaram como foi todo o processo para a produção dos tijolinhos. Olha só!

Produção dos tijolinhos

É hora de botar a mão na massa! Para produzir uma parede de tijolinho branco, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Misture o gesso em pó e a água de acordo com as medidas indicadas na embalagem do produto até virar uma massa homogênea;
  • Despeje na forma de silicone e espere secar.

Para saber que os tijolos estão prontos, basta ver a temperatura e consistência. Eles estarão prontos quando estiverem um pouco mornos e em estado sólido. E pronto! Você já tem seus tijolinhos.

A quantidade pode variar de acordo com o tamanho da parede, então, o recomendado é ir fazendo e aplicando.

O pessoal da @casadamile também nos deu algumas dicas: “Utilizamos apenas uma forma com 5 tijolos, e por dia fomos fazendo de 30 a 40 unidades, e a cada fim de semana íamos colando na parede”, contam.

Se você não sabe quantos tijolos fazer para montar a sua parede completa, essa pode ser uma dica essencial. Assim, você poderá aplicar aos poucos e evitará desperdício. Legal, não é?

Aplicação do tijolinho branco

Assim como o gesso quando entra em contato com a água, o gesso cola torna-se uma mistura homogênea, que servirá para alocar os tijolinhos e prendê-los na parede

Para preparar essa base, basta misturar a água com o material, de acordo com as quantidades indicadas na embalagem.

Agora, veja o antes, o durante e o depois desses processos na casa dos nossos clientes:

Parede de tijolinho branco fake

Uma outra opção, para quem ainda não quer se aventurar com o gesso, é fazer a parede de tijolinhos brancos com tinta e fita. Os nossos clientes do @nossolarsoares nos contaram o passo a passo de como fazer.

Primeiro, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Tinta branca;
  • Fita crepe;
  • Pigmento preto para tinta;
  • Material de pintura;
  • Estilete.

E como fazer a parede de tijolinho branco fake?

O Emerson e a Joyce nos contaram que o primeiro passo é separar um pouco da tinta branca em um recipiente, e, aos poucos, pingar o pigmento, até atingir a tonalidade desejada. No caso deles, a ideia era alcançar um tom de cinza bem clarinho. 

Assim, quando chegar na cor ideal, é só aplicar na parede e esperar secar. Essa será a base.

Depois de seca, o segundo passo é utilizar a fita crepe. A ideia é fazer linhas retas, na horizontal. O casal deixou 4 dedos entre cada fita, mas você pode escolher o que achar melhor. Veja como ficou na foto abaixo:

Após aplicar na parede no sentido horizontal, Emerson e Joyce aplicaram a fita na vertical, por cima das outras, também com um espaço de quatro dedos de distância, ficando assim:

Um detalhe importante nesse processo é buscar colar muito bem a fita, sem deixar bolhas ou dobras. Dessa maneira sua parede ficará com linhas retas e sem manchas.

Depois de aplicar a fita nos dois sentidos, foi utilizado o estilete para dar o formato dos tijolinhos. “Cortamos um quadrado com o estilete, e o próximo, depois dele, deixamos com a fita. E assim foi até o final da parede, cortando o meio de um e deixando o outro inteiro”, explicaram.

Em seguida, o casal aplicou duas camadas  de tinta branca, com intervalo de 1h entre cada demão.

Por fim, depois de seco, é só retirar a fita. “Fomos puxando e ela foi saindo sem esforço nenhum. E assim, estava pronta nossa belíssima parede de tijolinho branco, que completamos com um lindo rack da Madesa. Ficou um encanto! Gastamos pouco e fizemos uma parede linda”, contam.

Como harmonizar a parede de tijolinho branco com os móveis?

Agora que você já está com a sua linda parede de tijolinho pronta, chegou a melhor parte: combinar os móveis. Assim como nossos clientes escolheram, uma ótima ideia é investir em móveis pretos ou brancos

Essas tonalidades são mais fáceis de harmonizar com o contexto geral do ambiente, deixando qualquer espaço, um charme.

A nossa cliente do @casadamile, por exemplo, optou por trocar seu rack marrom por um branco. “Troquei de rack para compor esse novo estilo da minha sala, e optei pelo Rack Madesa Londres Branco, juntamente com uma prateleira branca, que deixou minha parede perfeita. E claro, adicionei umas plantinhas para dar aquele toque especial”, conta.

Além disso, criando essa decoração com móveis neutros, você pode, tanto ousar na hora de escolher os enfeites, com itens super coloridos, quanto optar pelo tom mais neutro, como prata. 

A primeira opção garante um ambiente alegre, feliz e muito divertido. Já a segunda, agrega personalidade, sofisticação e sobriedade para o local.

Confira o resultado na casa de outro cliente:

Na Madesa você amplia suas possibilidades

Para escolher o seu estilo preferido, identifique o que você quer passar quando receber a família ou amigos no ambiente. Assim será mais fácil decidir pelos móveis e adereços ideais que combinem com a parede de tijolinho branco

Você também quer nos mostrar suas composições com Madesa e aparecer aqui no nosso Blog? Para isso, é bem simples: poste suas fotos nas redes sociais utilizando a #clientemadesa e continue nos acompanhando por aqui!

Aproveite também para para ficar por dentro de todas as novidades através das nossas Redes Sociais. E para conhecer os nossos produtos, acesse madesa.com

As fotos usadas nesta matéria são de clientes Madesa e os racks você encontra em nossa loja oficial, na sessão de racks para TV.