Na hora de otimizar qualquer espaço da casa, os móveis são os principais pontos que devem ser considerados. Isso porque, eles vão ocupar determinado espaço disponível, além de garantir a organização do cômodo. E, na cozinha, não é diferente. 

Um dos mobiliários mais importantes, sem dúvidas, é o gabinete de pia. Ele é um móvel indispensável para compor o espaço da cozinha, além de oferecer diversas funcionalidades ao ambiente. Mas para garantir o sucesso da escolha, é necessário dar atenção a alguns pontos importantes. Porém, quais são os principais? 

Para responder essa pergunta, nós, da Madesa, preparamos um conteúdo completo, com várias dicas incríveis. Vem com a gente até o final e saiba como escolher o seu gabinete de pia. Aproveite a leitura! 

Leia também: Cozinha prática e conectada: descubra como projetar a sua!

Como escolher um gabinete de pia de cozinha?

Para garantir praticidade ao ambiente da sua cozinha, um gabinete de pia precisa ser incluído no topo da lista. Isso porque, esse móvel oferece diversas funcionalidades ao espaço, seja para armazenar itens domésticos, como panelas, alimentos, potes, entre outros utensílios. 

Por isso, é fundamental saber escolher o modelo certo, assim, você consegue deixar a sua cozinha muito bem organizada. Como essa tarefa não é muito fácil, é importante dar atenção a alguns requisitos. Confira abaixo! 

Atente-se ao estilo da cozinha

Um dos principais pontos que você precisa se atentar é à decoração da cozinha, pois o móvel vai contribuir bastante para a estética dela. Isso ajudará bastante na escolha do seu gabinete de pia, pois assim, você não vai errar na hora de combinar o seu mobiliário. 

Mas, como saber qual modelo de gabinete é o ideal para o estilo da sua cozinha? Muito fácil! Primeiro, se a sua cozinha possui uma decoração mais rústica, invista em balcões de madeira. Esse móvel é sempre o mais indicado para esse tipo de estilo. 

Agora, se a sua cozinha traz um ar moderno, você pode investir em gabinetes coloridos, principalmente para deixar o ambiente mais divertido. No entanto, quem deseja algo mais minimalista, os balcões de cores neutras são os mais indicados a esse tipo de decoração. 

  • Preto;
  • Cinza;
  • Branco.

Avalie as medidas para o tamanho ideal 

As medidas também precisam ser bastante consideradas, até porque, nada pior do que comprar um móvel e não encaixar no espaço, certo? Por isso, antes de encomendar ou escolher um gabinete de pia, faça uma medição para investir no tamanho certo. 

Dessa forma, você consegue aproveitar todo espaço disponível reservado para o móvel, evitando que falte ou sobre lugar. Além disso, outra dica importante é deixar um vão de 20 cm entre o gabinete de pia e o chão. 

Assim, é possível auxiliar na hora da limpeza, facilitando o acesso dos utensílios domésticos. Também ajuda muito na conservação e durabilidade do móvel, impedindo que ele tenha contato com o chão úmido. 

Identifique as necessidades dos moradores

É sempre importante pensar no conforto de todos os moradores da casa, além dos visitantes. Por isso, entender quais são as necessidades de todos é fundamental para garantir uma escolha de sucesso. 

Por exemplo, uma casa com uma família grande, exige um modelo de gabinete de pia amplo, justamente para guardar os utensílios de cozinha. Dessa forma, é possível deixar o ambiente organizado e evitar que talheres fiquem espalhados. Além disso, se você tiver crianças em casa, essa é a melhor opção, para manter os perigos longe delas.

Fique atento ao material do gabinete de pia de cozinha

Um dos pontos mais importantes é considerar o material que o móvel será fabricado. Isso porque, a cozinha necessita de móveis mais resistentes à umidade e ao calor também. Justamente, por conta dos eletrodomésticos do local.

Por isso, é necessário dar atenção ao tipo de material que o seu gabinete de pia vai ser fabricado. Entre os mais indicados, estão o MDF e MDP, por oferecerem maior qualidade e resistência ao ambiente da cozinha. 

No entanto, é importante dar uma atenção especial ao estilo da sua cozinha. Isso porque, o tipo de material pode influenciar bastante na decoração do cômodo. 

Além disso, a posição do móvel também precisa ser considerada. Como, por exemplo: o gabinete de pia ficará ao lado do fogão ou geladeira? Vai pegar sol ou umidade diretamente? Esses pontos precisam ser bastante avaliados na hora da escolha. 

Conheça os modelos de gabinete de pia de cozinha

Por fim, e não menos importante, é conhecer quais são os modelos de gabinete de cozinha e qual se adequa melhor com a sua realidade. Contudo, existem diversos tipos desse móvel, que são diferenciados por suas características. 

E na hora de escolher o melhor gabinete de pia, é necessário conhecer os modelos mais populares entre todos. 

Esse modelo é bastante utilizado, pois oferece maior funcionalidade e praticidade na hora de cozinhar. Com ele, é possível armazenar diversos utensílios do cômodo, como talheres, temperos, potes, panos de pratos, entre outros. 

Esse modelo é bastante indicado para quem quer deixar o ambiente da cozinha organizado, sem precisar ocupar tanto espaço. 

Os gabinetes de pia com 2 portas também oferecem bastante funcionalidade na cozinha. Por disponibilizar mais espaço, é possível guardar as panelas que são utilizadas com frequência e mantimentos. Ou, se preferir, você pode guardar os utensílios de limpeza, como sabão, detergentes, esponjas e muitos outros. 

Existem também os modelos multifuncionais, que incluem as gavetas e porta. Esses são os mais comuns e bastante utilizados na cozinha. Isso porque, é possível garantir mais praticidade na hora de organizar o ambiente. 

Onde encontrar um gabinete de pia de cozinha?

Na Madesa, existem diversas opções de balcões de pia, com diferentes funcionalidades e praticidade. E para acertar na escolha do seu móvel, basta você seguir todas as instruções dadas ao longo do conteúdo. Com elas, é possível garantir um mobiliário perfeito, que funcione super bem com a sua decoração e espaço. 

Aqui, na Madesa, você pode conferir as melhores opções de gabinete de pia para a sua cozinha, com ótima qualidade, além de excelente resistência. Clique aqui e encontre todos os tipos de modelos desse móvel.