Com um ar contemporâneo e mais urbano, a decoração estilo industrial conquista cada vez mais novos adeptos. A tendência que mistura metais, madeira e a sobriedade de cores fortes como o preto e cinza é inspirada em espaços industriais da década de 60 e 70 dos Estados Unidos que foram transformados em charmosos lofts. Uma das características mais fortes desse estilo de decoração é a sensação de amplitude, seja pela aplicação dos móveis corretos ou dos acessórios usados na composição. 

Para que você possa transformar o seu ambiente, separamos algumas dicas e inspirações para aplicar o estilo industrial na sua casa. Veja a seguir!

Tijolos e concreto a mostra

Pensando na tendência do ambiente industrial que mistura estruturas expostas e se equilibra com uma decoração sofisticada, as paredes e piso ganham bastante destaque. Nessa mescla de rusticidade dos materiais, pode ficar interessante usar  materiais estruturais expostos como tijolos, vigas de concreto e  soluções como um belo acabamento com cimento queimado.

Para completar essa composição, aposte em encanamentos e vigas à mostra. São eles que vão dar o toque a mais de um ambiente bem urbano e moderno. A dica para manter o equilíbrio da decoração é usar o aconchego de materiais naturais como a madeira, sendo nos detalhes de janelas e portas, ou prateleiras.

Veja também: Como aplicar a tendência Niksen na decoração.

Os móveis na adaptação do espaço

Se você procura uma solução que não precise alterar a estrutura da casa, os móveis podem ser uma das mudanças que vão fazer com que o estilo industrial faça parte da decoração do seu ambiente.

Como citamos, a amplitude de espaço é uma das características mais fortes dessa composição, por isso, a otimização de espaço é uma excelente aliada na hora da escolha dos móveis. Com móveis modulados você conseguirá trabalhar o espaço disponível com criatividade e beleza, aumentando a sua funcionalidade.

As cores sóbrias são outra característica marcante. Que tal uma sala decorada com um sofá confortável e uma rack em preto fosco? As cores se equilibram ao ambiente e combinam com materiais mais aconchegantes como madeira, algodão e lã fake. 

A decoração industrial também chega na cozinha. Um jogo de armários com detalhes foscos e em madeira aliado aos metais presentes nos eletrodomésticos complementam o estilo rústico e aconchegante que o cômodo precisa.

O poder dos acessórios

Para complementar a composição com os móveis, os acessórios são indispensáveis. Nichos, bancos e prateleiras metálicas, spots de luz no teto, quadros, objetos em madeira ou cimento, tudo isso faz parte de uma decoração industrial completa. 

Você também pode fazer seus próprios acessórios. Essa pegada self made que considera a sustentabilidade na reutilização materiais tem tudo a ver com a decoração industrial. Um abajur que era da avó, uma calota de carro que virou um lindo relógio de parede ou um escorredor de louça velho que virou um lustre para a mesa de jantar, por quê não? Solte a criatividade na composição para deixar o ambiente com a sua cara.

E aí, bora aderir a essa tendência? Na Madesa você encontra diversos móveis para sua casa ou apartamento  que além de facilitar a sua vida, são de excelente qualidade e são tudo o que você precisa para uma decoração estilo industrial. Conheça e cadastre-se em nosso site para receber as nossas novidades!

Todas as imagens utilizadas na matéria são de clientes Madesa que compartilharam suas fotos no Instagram ou no Facebook utilizando #clientemadesa e marcando @madesamóveis. Para adquirir nossos móveis, acesse nossa loja oficial.