Os móveis, principalmente fabricados em MDF e MDP, pedem uma limpeza diferenciada daqueles feitos em madeira maciça. Veja dicas práticas de como fazer isso do jeito certo, valorizando ainda mais e aumentando a vida útil das suas peças.

Não é apenas de um movelzinho bonito que a sua casa precisa para ter conforto e, até mesmo, beleza. A verdade é que a qualidade é essencial para que tudo saia do jeito que você espera e pelo tempo que você espera. Afinal, ninguém compra um móvel para que esse seja utilizado de maneira descartável, não é mesmo?

Materiais como MDP e MDF ganharam destaque e preferência, justamente pela qualidade e durabilidade, além de apresentarem inúmeras vantagens. Eles precisam de certa atenção na hora da manutenção e da limpeza, de maneira que a conservação seja uma aliada nesse processo. Mas, para te ajudar a entender melhor a importância disso tudo, é interessante que você saiba algumas informações importantes, como a diferença dessas duas matérias-primas. 

Leia também: 8 dicas para facilitar a limpeza de casa.

Afinal, qual a diferença entre o MDF e o MDP?

Embora ambos tenham origem nas mesmas espécies de madeiras de reflorestamento e passem por processo de fabricação iguais, o MDF e o MDP possuem composições diferentes: 

  • O MDF é feito de fibras de madeira muito finas;
  • O MDP é produzido com resíduos de madeira um pouco maiores.

E possuem características práticas diferentes também. Confira! 

MDF

MDF significa Medium Density Fiberboard, e se trata de uma composição semelhante à madeira, sem partes separadas. Para você entender melhor, vamos simplificar: é a união de fibras de madeira, com resinas mais sintéticas e aditivos prensados, o que resulta em uma base ainda mais compacta e resistente. 

MDP

Já o Medium Density Particleboard, recebe também as três camadas, mas essas de madeira triturada, divididas entre duas com menor densidade e uma, no meio, com densidade maior. Essa estrutura aplica maior resistência, estabilidade, durabilidade e isolamento, além de evitar deformações e empenamentos. 

Observação: é sempre válido destacar que o MDP é diferente do aglomerado, desde o material até as técnicas utilizadas na sua fabricação, que não permite esfarelar.

E é por isso que consideramos que nenhum desses materiais é melhor ou pior do que o outro, e apenas apresentam características diferentes, e são melhores aproveitados em ambientes e realidades diferentes. Tudo vai depender da sua rotina e das suas necessidades. 

O que é importante saber antes de começar a limpeza dos seus móveis?

A primeira, é lembrar que você não precisa fazer limpezas tão pesadas nos móveis fabricados nesses materiais toda vez que for limpar a casa, e tudo vai depender do nível de sujeira acumulada. O cuidado básico diário já deve ser o suficiente, o que já evita riscos, mofo e deterioração. 

Como realizar a limpeza dos móveis em MDF E MDP?

Para uma limpeza mais pesada, aquela tradicional faxina de casa, que normalmente acontece a cada 15 dias, o ideal é fazer uma mistura de solução caseira, utilizando um litro de água e uma colher de sopa de detergente. Desse jeito, você não corre risco de deterioração e corrosão, e ela é “tiro e queda” para aquelas manchas comumente causadas por coisas como alimentos e maquiagens. Para isso, o detergente precisa ser neutro, independente da cor. O importante, aqui, é utilizar tudo nas quantidades corretas.

Já para manchas mais profundas, como gordura e cola branca, a dica é trocar a água em temperatura ambiente pela água quente, sempre utilizando um pano macio, para que não haja risco de ranhuras na superfície. 

Já para as limpezas mais leves, aquelas do dia a dia, a dica é utilizar pano seco para tirar a poeira, ou pano úmido para acabar com a gordura indireta das superfícies. A limpeza de rotina ajuda muito na preservação do móvel, facilitando o processo das limpezas mais pesadas e evitando que você precise recorrer a produtos mais abrasivos. 

Dica de ouro: sempre que utilizar qualquer mistura molhada na limpeza dos seus móveis, passe um pano seco imediatamente após a aplicação, não permitindo que a umidade permaneça nos móveis por muito tempo. 

Para gorduras, no caso da misturinha de água e detergente não ser suficiente, utilize limpa vidro sem álcool e passe em movimentos circulares com a parte amarela da esponja. 

O que evitar?

  • Desengordurantes e produtos multiuso;
  • Detergentes coloridos que não sejam neutros;
  • Lustra móveis que não sejam à base de silicone incolor;
  • Misturas com bicarbonato de sódio;
  • Álcool ou produtos à base de álcool; 
  • O lado verde da esponja, buchas, escovas e palhas de aço.

Use e abuse dos panos limpos e macios, pois esses são os seus melhores aliados na hora de cuidar e conservar os seus móveis, seja em qualquer ambiente da casa. 

Você também vai gostar de ler: Truques para deixar sua cozinha sempre cheirosa.

A Madesa preza muito pela qualidade e durabilidade dos seus móveis e é uma ótima opção para você adquirir produtos em MDF e MDP e, de quebra, obter um aproveitamento em longo prazo. 

Acesse madesa.com e confira todos os nossos diferenciais!