Aproveitar o final de semana de forma mais leve, sem preocupação com horário para acordar, é maravilhoso, né? Pois seguido de um brunch, um dia assim pode se tornar ainda mais especial. Entre o café da manhã e o almoço, optar pela mistura charmosa dos dois tem sido preferência para muitos nos últimos anos, principalmente se tratando de celebrações que apostam em horários mais flexíveis.

Fique por dentro dos detalhes e origem da refeição e inspire-se para preparar o seu!

Conheça a origem do brunch

A refeição de origem inglesa, no século 19, surgiu como a alternativa para agradar a todos, atendendo diferentes gostos, preferências e estilos, misturando pratos tradicionais de um café da manhã com opções mais reforçadas, como as servidas no almoço. 

Para muitos, o brunch não passa de um café consumido um pouco mais tarde do que o de costume, ou apenas uma moda passageira, como tantas outras, mas a verdade é que essa prática já tem mais de 200 anos e se tornou um evento indispensável ao redor do mundo, principalmente ao longo das últimas décadas. No Brasil, ela ainda parece ser novidade, mas tudo indica que chegou mesmo para ficar.

O nome nada mais é do que uma fusão entre as palavras “breakfast” e “lunch”, que significam “café da manhã” e “lanche” em inglês, respectivamente. Em grandes cidades do mundo, como Nova York, Londres, Paris e até mesmo São Paulo, o brunch já se tornou um clássico. 

Aqui no país, já são muitos os lugares que oferecem essas opções no menu, com foco em determinados dias da semana, como sábados e domingos, com alguns ofertando, inclusive, diariamente. Porém, o que vem ganhando destaque mesmo são os eventos particulares nesse formato. Receber amigos e parentes em casa com o charme de um belo brunch tem sido a aposta dos mais antenados. 

Aprenda a preparar o seu brunch especial

Para receber com o estilo que a ocasião merece e confraternizar de um jeito especial, existem duas formas de colocar isso em prática: contratar um serviço de gastronomia especializado ou ir para a cozinha e colocar a mão na massa. E, para te ajudar na segunda opção (que cá entre nós, achamos muito mais divertida), trouxemos dicas que vão fazer toda a diferença para que o seu evento seja perfeito. 

Horário e local ideal

Como a ideia está justamente em substituir duas refeições importantes do dia por uma só, o horário também precisa entrar nessa conta. Por se tratar de unir o café da manhã com o almoço, o ideal é que ele comece nem tão cedo, mas também não muito tarde. 

O horário sugerido é que o início fique entre 10 e 11h e dure até 15 ou 16h, no máximo. Tenha em mente que os seus convidados não fizeram a primeira refeição, mas que também não é um almoço para começar próximo ao meio-dia. O bom senso é bem importante nessa questão, para não deixar as pessoas com fome. 

Outro ponto importante, para não perder o clima que o brunch sugere, é o local a ser realizado. Por ser um evento que acontece sempre durante o dia, é muito mais convidativo e aconchegante se ele acontecer em ambientes externos ou com boa influência de luz solar. Varandas, jardins ou locais próximos de grandes janelas podem ser a escolha mais acertada para tornar o seu momento ainda mais inesquecível. 

Por onde começar?

Comece pensando no foco do evento. É um aniversário? Batizado? Casamento? Apenas uma desculpa para reunir as pessoas que você gosta? Com isso, você consegue visualizar como adaptar algumas tradições ao menu e até mesmo à decoração. Depois, liste quantas pessoas você pretende receber. 

Para que os seus convidados se sintam bem e à vontade, aqui pode ser importante destacar se existe a necessidade de oferecer pratos que contemplem opções vegetarianas ou veganas, e se tem alguém na lista que possui alguma restrição alimentar. 

Para tornar o seu trabalho mais fácil, a ideia de buffet pode ser a mais prática para todo mundo, sem a preocupação de ficar servindo. 

O que servir

Uma das regras básicas do brunch é a fartura, mas saiba que isso não significa que você precisará investir em pratos exagerados, principalmente os mais reforçados. Porém, o que falamos lá no início prevalece: serão duas refeições em uma. Em resumo, é um café da manhã reforçado com o melhor das opções mais leves de um almoço. 

A partir disso, pode ser interessante usar uma linha especial de brunch, para nortear as suas escolhas. Para uma inspiração mais britânica, por exemplo, não podem faltar salsichas, bacon, cogumelos, linguiça, espinafre e vegetais. Se a sua ideia for seguir uma proposta mais americana, panquecas, ovos mexidos com bacon, waffles, cookies e muffins, são as pedidas. 

Para um toque francês, ovos benedicts, croissants, croque monsieur, french toasts, wraps, canapés, brioches, saladas e macarons. Já se o foco for uma gastronomia mais italiana, é bom que sirva pratos como bruschettas, frittadas, cannolis, pães de fermentação natural, salames, queijos, e sobremesas como tiramisú e panna cotta. 

Mas é claro que misturar tudo também é sempre uma ótima ideia, e você não precisa se limitar nessas questões. Abrasileirar o menu também é super válido nessa hora, com bolos, pães de queijo e outras finger foods, principalmente se o seu brunch acontecer durante o verão. Variedades de pães, frutas, queijos e fiambres, pastas, geleias, castanhas, iogurtes completam a lista e ajudam até mesmo na decoração da sua mesa. 

Outras excelentes opções para aquelas receitas que ficam no meio termo entre o café e o almoço são as quiches, empadões e tortas salgadas. Para as proteínas, incluir salmão defumado e rosbife super combina com toda a proposta. 

O que deixar de fora

Pense que o brunch é uma refeição que propõe sair da rotina, com pratos que fogem do que costumamos comer todos os dias. Fuja de pratos comuns e muito pesados, como arroz, feijão e carnes. Essa é justamente a oportunidade de servir algo diferente aos seus convidados e encantar não apenas os olhos, mas a barriga também. No menu de bebidas, deixe de fora os drinks que levam vodka, whisky, cachaças e cervejas mais encorpadas. Esses não costumam combinar com as receitas propostas.

Além do cardápio, outros detalhes que não combinam com o brunch são músicas altas e mais agitadas (escolha uma trilha sonora mais calma e suave) e cores muito vibrantes na decoração.

Idealize um evento agradável à luz do sol, e inspire-se na natureza e na tranquilidade na hora de fazer as suas escolhas. 

Como decorar

Por se tratar de um evento descontraído, o brunch proporciona uma liberdade maior na decoração, mas nem por isso precisa deixar de ser sofisticado e elegante. É sempre legal quando damos a nossa cara para os eventos e, nesse caso, não é diferente. Aposte em algo leve misturado com itens pessoais e carinhosos, ainda mais se a ocasião reunir a família. 

Invista em flores de todos os tipos, inclusive secas, ervas, galhos, toalhas de mesa claras, louças delicadas e retrôs, guardanapos coloridos, tábuas, juta e peças em cerâmica, por exemplo.

Para os móveis opte por bancadas em tons amadeirados, mesa com tampo de madeira ou mesa com tampo de vidro. Tente concentrar o destaque do evento na mesa principal, com acessórios que ornem com esse personagem principal.

Uma estante escada pode dar um charme diferente e especial na hora de servir, e fica linda apresentando frutas e especiarias. 

Bebidas

As bebidas precisam combinar e acompanhar os pratos escolhidos, mas algumas não podem faltar no cardápio, como cafés, chás e sucos. Para aquele toque elegante, a água saborizada com frutas da estação dita o charme da proposta. 

Já para as opções alcoólicas, não esqueça que as pessoas podem ter acabado de acordar, logo, nem sempre estarão dispostas a começar o dia com drinks e outras mais pesadas. A espumante gelada, preferencialmente brut, é a mais pedida desse formato, e harmoniza com quase todos os pratos. Outra opção é a Mimosa, preparada com espumante e suco de laranja, são as mais tradicionais em brunchs americanos e ingleses. 

Mas você também pode oferecer opções como vinho branco, clericot e até cervejas mais leves, como a pilsen. 

Checklist 

Agora que você já entendeu como funciona um brunch e o que precisa para colocar em prática nessa recepção no estilo que mais está na moda, confira o checklist que preparamos para te ajudar a não esquecer de nenhum detalhe e tornar esse momento inesquecível: 

1 – Estabeleça o número de convidados;

2- Escolha um lugar ao ar livre ou com luz solar abundante, mas que consiga acomodar a todos com conforto;

3- Planeje um cardápio que contemple a todos, no estilo de receitas que façam sentido com o seu evento; 

4- Dê atenção especial para as bebidas, para que sejam servidas quentes quando preciso e bem geladas quando for a pedida; 

5- Aposte em uma decoração carinhosa e instagramável, em cores claras;

6- Não esqueça de mandar o convite com antecedência e, de preferência, solicite confirmação prévia dos seus convidados.

E aí: gostou das nossas dicas? Que tal começar a planejar o seu brunch agora e aproveitar a reta final do ano para confraternizar com quem você mais gosta.

Para ajudá-lo a organizar a sua casa de um jeito que torne os seus dias ainda mais perfeitos, acesse a Loja Madesa e confira as promoções incríveis que estão rolando na Mega Sale Madesa, que antecipou a maior temporada de descontos do mundo da Black Friday 2022. 

Para ficar por dentro de tudo o que está rolando e não perder nadinha, clique aqui e inscreva-se para receber cupons exclusivos e imperdíveis.