Peça-chave de qualquer sala de estar de respeito, a poltrona é sinônimo de conforto e receptividade. Muito além disso, essas peças fazem parte da história da humanidade há pelo menos 5 mil anos! Verdadeiros símbolos de poder, as poltronas, no Antigo Egito, eram privilégio apenas dos faraós, sendo sempre enfeitadas com pedras preciosas e outros ornamentos. 

Hoje em dia, a função das poltronas mudou um pouco, já não são mais de uso exclusivo apenas da realeza, e dificilmente são feitas com pedras preciosas. Mas, da mesma forma, ainda cativam muitas pessoas e representam um ideal de conforto. Além disso, também podem ajudar a criar um design interessante para o ambiente, quebrando a monotonia e complementando a decoração.

Se você ainda não tem uma na sua sala de estar, não se preocupe! A Madesa, separou 5 dicas para te ajudar a achar uma poltrona para chamar de sua. Confira!

Antes de tudo: alguns modelos para repensar

Antes de você dar início à missão “Poltrona dos sonhos”, vale levar em consideração alguns pontos importantes que irão definir o estilo, tamanho e design do móvel, como, por exemplo: 

  • Temperatura: Pode parecer pouco importante dar atenção ao clima, ou se o lugar em que você vive é muito quente ou frio, mas isso faz diferença se você optar por poltronas com estofado em veludo, por exemplo. Apesar da elegância do tecido, essa não é uma boa escolha se o ambiente for quente demais;
  • Tamanho: Outro aspecto a ser levado em consideração é o tamanho da peça. Poltronas de madeira ou polipropileno tendem a ter uma estrutura mais larga e uma função mais decorativa do que de usabilidade. Se o espaço disponível na sua sala for grande, e um item desses não for atrapalhar a circulação, então, pode ser uma boa escolha. Caso contrário, melhor repensar o estilo;
  • Poltronas assinadas por designers: Outro modelo de poltrona a pesar na balança são aquelas assinadas por designers famosos. Elas são objetos muito utilizados com a intenção de decorar. Então, se você não quiser alguém sentando nelas o tempo todo, ou se o que você precisa é de um móvel um pouco mais funcional, talvez esse tipo de poltrona não seja uma opção viável. Além disso, essas peças tendem a ser bem caras. 

Leia também: Saiba como escolher o tapete certo para a sua sala.

5 dicas para escolher a poltrona ideal

1 – Combinando com o sofá

A primeira dica é usar de base outro móvel que já está no ambiente: o sofá. Para não ter erro, escolha um modelo que tenha algumas características semelhantes ao seu sofá. Pode ser, por exemplo: a cor, com a estampa, padronagem do tecido, formado do móvel. 

Ainda usando o sofá como parâmetro, você pode optar por uma poltrona em um tom neutro ou mesmo branco, que acaba sendo uma escolha mais prática e que dificilmente irá destoar da decoração que já existe na sala.  

2 – Ambientes pequenos

A segunda dica é para quem tem uma sala de estar pequena, mas não quer abrir mão de uma poltrona estilosa. Uma opção interessante, pode ser substituir o tradicional sofá, adicionando duas poltronas.

Além de ganhar mais espaço, você pode focar em escolher peças que sejam maiores e confortáveis, ou até mesmo manter o sofá, mas em tamanho menor e abrir espaço para a poltrona dos sonhos.

3 – Braços da poltrona

Os braços da sua futura poltrona fazem toda a diferença, ainda mais se você vai usá-la muitas vezes e por longos períodos. Poltronas com estofado macio e braços mais largos são o modelo ideal para ficar horas sentado na frente da televisão, jogando, assistindo a um filme ou série. 

Os tipos de poltronas sem ou com braços mais finos, com pouco estofado ou feitos de madeira, por exemplo, podem ter um assento e encosto confortáveis, mas não são modelos ideais para uso contínuo. 

4 – Tamanho é documento

Pense bem no espaço que você tem disponível na sua sala de estar. Ela é pequena ou ampla? As pessoas vão conseguir se movimentar pelo espaço sem problemas? Leve em consideração como ficará a harmonia do ambiente quando for escolher a poltrona. 

A logística é bem simples: se você tem uma sala grande, é possível optar por modelos de poltronas mais largas, com peso e estrutura maiores. O importante é a peça ser funcional, sem dificultar a movimentação de ninguém. 

5 – Além do toque

Essa dica é focada nos tecidos das poltronas. Ao escolher uma peça para a sala, não se prender apenas a cor, textura ou maciez. Pense também na manutenção e limpeza da peça. Especialmente se você tem pets dentro de casa ou crianças. 

Tecidos como camurça ou veludo, são exemplos que representam mais dificuldade na hora de limpar, tornando o móvel menos prático. Para ambientes como a sala de estar, onde geralmente muitas pessoas acabam usando para assistir televisão, receber convidados ou até mesmo consumir alguns tipos de alimentos, o ideal seriam poltronas com tecidos mais fáceis de limpar, como: couro sintético, jacquard ou linho.

Melhores dicas para a sua casa!

Agora, motivos e dicas para encontrar a sua poltrona dos sonhos não faltam, certo? Use essas sugestões e acrescente o seu estilo e ache a peça ideal para completar a sua sala de estar. E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Blog Madesa para ler outras ideias incríveis para deixar a sua casa cada vez mais completa.