Entenda a importância de se comprar produtos de madeira extraídos de florestas renováveis e do selo FSC®

Apesar do Brasil estar em segundo lugar na escala de maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, infelizmente, também apresenta altos índices de desflorestamento. E como bem sabemos, são muitas as consequências que o desmatamento proporciona para a sociedade. Como alguns exemplos, podemos destacar a perda da biodiversidade, a degradação do solo, a redução da umidade do ar e o aterramento de rios e lagos. 

Desse jeito, é urgente que se dê uma atenção ainda mais especial para a procedência da madeira utilizada nos móveis que você adquire, buscando sempre por produtos feitos a partir de materiais ecologicamente responsáveis, extraídos por meio de técnicas de reflorestamento.  

Veja como identificar se a marca segue um processo sustentável

Nem sempre encontrar a origem da matéria-prima dos móveis que vemos no mercado é uma tarefa muito simples, mas alguns passos podem facilitar a sua busca, dando mais segurança para as suas compras. 

A primeira e mais importante de todas as dicas é identificar se a madeira do produto em questão possui o selo  FSC. Se confirmar, fique tranquilo: você fez a escolha certa!  Mas, caso não encontre essa certificação, você pode pedir ao vendedor o Guia Florestal (GF), que é como um registro geral da madeira.

Mas você sabe o que significa a sigla FSC? 

O FSC, Forest Stewardship Council® – (Conselho de Manejo Florestal), teve seu início no ano de 1993, com o objetivo de propor um manejo muito mais responsável das florestas mundiais, para que empresas e marcas que utilizam a madeira como matéria-prima em seus produtos pudessem fazer o uso do material de forma responsável.

Para isso, algumas normas e critérios foram criados para regulamentar esses processos, reforçando a preocupação com os ecossistemas florestais, questão que já é discutida há muito tempo e se intensificou com o passar dos anos. O selo FSC é a principal certificação, com credibilidade internacional, capaz de ditar e regular os manejos florestais ambientalmente adequados.

Critérios utilizados pelo FSC

Todos os critérios do FSC® são baseados em consensos globais, que abrangem todos os tipos de florestas, nativas ou plantadas. Porém, o FSC não é o emissor desses certificados e isso é feito por órgãos de independentes, que fazem as vistorias conforme as normas e orientações instituídas pelo FSC. Ainda, para se ter certeza de que os órgãos estão trabalhando conforme essas orientações, todos eles passam por auditorias periódicas, onde precisam atender a critérios do ISO (International Organization for Standardization).

Os critérios FSC estão em sua 4ª edição e passam por revisões de tempos em tempos, como uma forma de adaptação ao cenário ambiental, e estes parâmetros são atualizados igualmente para todo o mundo. Porém, esses critérios podem sofrer ajustes em seus indicadores e sistemas de verificação, mas isso vai depender muito do país em questão, já que cada região possui diferentes culturas de manejo, assim como diferentes ecossistemas.

As empresas certificadas pelo selo passam por um monitoramento anual, onde os órgãos responsáveis fazem visitas para conferir as condições de trabalho e, consequentemente, a manutenção do selo. A cada três anos, essa certificação da entidade é refeita, e o processo acompanha as atualizações periódicas dos critérios.

No Brasil, existem três estruturas que são contempladas pelo certificado, sendo as florestas nativas plantadas e pequenos produtores e comunidades.

Atualmente, são três padrões utilizados para validação das certificações FSC mundiais, sendo elas:

●      Harmonizado Plantações: avalia o manejo de florestas e novas plantações florestais;

●      Terra Firme: criado para avaliar o manejo da Floresta Amazônica em terra firme no Brasil;

●      SLIMF: aplica-se na verificação de pequenas propriedades ou manejos em baixa escala.

Para cada situação, também existem diferentes tipos de certificações, que são elas:

Certificação de madeira controlada

Orienta as empresas a não utilizarem madeira de origem duvidosa ou não certificada. Essa orientação garante à produção da empresa a segurança de um produto próprio, dentro de normas sustentáveis e renováveis.

Certificação de manejo florestal

Garante que ocorra um manejo responsável de qualquer tipo de floresta. Essa certificação é atribuída a quem explora, seja em pequenas ou grandes operações, por pequenas ou grandes entidades.

Certificação de cadeia de custódia

Essa certificação garante o rastreamento da madeira, desde a saída das florestas, passando pelo processamento da matéria prima, até chegar ao consumidor final.

As empresas certificadas só se beneficiam do selo FSC pois ter a certificação registrada em seus produtos é garantia de uma boa reputação, máximo aproveitamento de matéria-prima, reconhecimento em mercados internos e externos, garantia de uma origem adequada e mostram sua responsabilidade social.

Aos consumidores, ter seus produtos certificados significa um consumo consciente. O intenso debate que acontece em torno de toda a situação climática só reforça a importância de entidades como o FSC e seus colaboradores.

E é claro que os móveis da Loja Madesa possuem o Selo FSC, garantindo que a sua casa seja cada vez mais um refúgio seguro e muito mais ecológico, como deve ser. Como empresa detentora da certificação FSC (Código de Licença FSC-C148437), estamos comprometidos em cumprir com os requisitos essenciais do trabalho estabelecidos pelo FSC, conforme publicado na seção 7 da norma FSC-STD-40-004 Versão 3-1. 

Confira a nossa declaração: 

Mas e você: já pratica a compra sustentável dos seus móveis? Comente aqui e fique por dentro de tudo sobre práticas sustentáveis e o melhor para o seu lar no Blog Madesa

Fonte: FSC Brasil