Como a Madesa revitalizou seus valores em busca de uma maior proximidade com seus clientes e parceiros.

A transformação visual de uma marca vai muito além de um logotipo e um slogan. Está totalmente ligada a identidade, a valores e a forma como se identifica e se comunica com seus diferentes públicos.

Na Madesa, isso se refletiu através da criação do Compromisso Madesa: um reforço ao passado da marca, unido a uma análise do presente e uma visão de futuro. Quem vai explicar um pouco mais desta jornada criativa é a parceira Patricia Chiela, da Chiela Movimentos Estratégicos de Negócios, responsável pela concepção e realização da ideia. 

Qual é a parte mais importante na mudança de uma marca? 

O mais importante quando a gente começa a pensar na estratégia de mudança de uma marca é entender que a marca vai além de apenas o logotipo em si, vai muito além do sinal visual.

De onde partiu a ideia do Compromisso Madesa? 

Pensamos que seria uma oportunidade de reforçar a marca Madesa e de fazê-la ser um conector entre todas as iniciativas institucionais que a empresa traz para fortalecer o negócio, além de uma oportunidade de fazer um alinhamento interno dos colaboradores, com a cultura e com as atitudes que a gente tem que fomentar, para que o posicionamento da empresa seja também fortalecido internamente. 

Por que foi escolhido o momento de mudança da marca?

Entendemos o momento da modernização do logotipo como um momento para fortalecer os diferenciais, assim como para trazer o colaborador e as lideranças para mais perto. Isso tudo é algo que depende muito de toda a cadeia estar alinhada nos mesmos comportamentos, com a mesma cultura, para que então, de fato, essa promessa de valor fique em pé.

Qual o propósito do Compromisso Madesa? 

O Compromisso Madesa foi criado como uma forma de a gente reforçar os valores e atitudes que fazem a Madesa ter essa conexão tão grande com o cliente. Esse compromisso é uma forma da gente revisitar a nossa história e nossos princípios internamente.

Explica pra gente um pouco de como foi o processo de inclusão da nova marca:

Primeiramente, adotamos a mudança de marca internamente, a partir do Compromisso Madesa. O primeiro público a consumir essa mudança precisava ser nosso público interno, pois é ele que constrói nosso posicionamento todos os dias, independente do cargo, da função e do papel que ocupa. 

Elaboramos uma ação interna, que primeiro se desdobrou para as lideranças e em seguida para os colaboradores, onde os líderes puderam exercitar com as suas áreas, como elas contribuem para essa missão, para esses comportamentos acontecerem diariamente. E então, feita toda a parte interna, fomos para o mercado! Comunicamos para os nossos clientes, mas começamos de dentro da empresa para fora

Conseguimos entender uma mudança de marca visual também como uma forma de reforçar nosso passado, presente e futuro. E a partir dos diferenciais que a empresa está buscando cada vez mais, poder falar de forma mais próxima com o nosso consumidor.

Incrível não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir a matéria exclusiva sobre a criação da nova marca neste link.

Fique por dentro de todas as novidades da Madesa! Receba informações e conteúdos exclusivos cadastrando-se na newsletter e acompanhando o Blog Madesa!

Aproveite e acesse nossa loja online e confira todas as nossas ofertas e promoções.