Vida sustentável: dicas para praticar a sustentabilidade em casa

0
Mãos segurando um punhado de terra com uma muda de planta como exemplo de uma vida sustentável.

A sustentabilidade nunca esteve tão em alta. Afinal, ter uma vida sustentável é a melhor maneira de conseguirmos manter os recursos do nosso planeta para as próximas gerações. E essa atitude, claro, passa também por práticas de sustentabilidade em casa.

A boa notícia é que existem algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia, capazes de reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente. Gostou da ideia? Leia o conteúdo para saber mais!

Afinal, o que é ser sustentável?

Ter uma vida sustentável significa utilizar os recursos disponíveis de maneira racional e consciente, evitando comprometer a disponibilidade deles para as gerações futuras. 

A sustentabilidade visa o desenvolvimento econômico, baseando-se no equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e como utilizá-los para nosso benefício pessoal ou enquanto sociedade.

Sustentabilidade

Para entender como é possível ter uma vida sustentável e praticar a sustentabilidade em casa, é importante compreender este conceito. 

A sustentabilidade está alicerçada em 3 pilares, que são:

1)    Ser ecologicamente correto: não esgotar os recursos da natureza, possibilitando o equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca;

2)    Ser economicamente viável: a sustentabilidade não deve barrar o desenvolvimento econômico, mas buscar meios de conseguir o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente;

3)    Ser socialmente justo: envolve justiça social, ética, educação de qualidade, trabalho decente para todos e solidariedade para compreender que nosso planeta é só um e que a ação de uma pessoa reflete na vida de todos. Assim, as ideias e tecnologias que apresentam um viés sustentável devem, também, considerar as classes sociais e grupos menos favorecidos.

Como ser sustentável? 10 dicas simples

Agora que já entendemos melhor os termos, que tal descobrir como ter uma vida sustentável e praticar a sustentabilidade em casa? Veja as dicas que separamos!

1. Pratique o minimalismo

“Menos é mais”, quem nunca ouviu essa frase? Mais do que um estilo decorativo, o minimalismo é, também, um estilo de vida. Uma casa sustentável se baseia em ter o mínimo possível e o necessário para a sua vida.

Dessa forma, o minimalismo também anda de mãos dadas com o consumo consciente. Afinal, você irá comprar apenas o que realmente precisa, reduzindo o seu lixo, a quantidade de embalagens e os recursos que usa.

Na jornada por uma vida sustentável, também é uma boa ideia procurar consumir de empresas sustentáveis, que tenham na sua essência a busca pelo cuidado com a natureza.

2. Tenha uma decoração sustentável e saiba reaproveitar

Reciclar e reaproveitar são ótimas formas de reduzir o impacto ambiental e praticar sustentabilidade em casa. Afinal, evitamos a geração de lixo e podemos reaproveitar inúmeros itens,  até mesmo na decoração da sua casa.

É possível utilizar móveis antigos e dar novas funções a eles. Uma cadeira pode ser transformada em uma mesa lateral para o quarto, uma escada pode ser transformada em uma bela estante – e assim por diante.

Outra dica para uma casa sustentável é utilizar materiais que podem ser transformados em objetos decorativos, como blocos de concreto ou garrafas pet que podem ser transformados em vasos, caixotes de feira que podem virar banquetas com rodízios e espaços de organização, ou até mesmo pallets, que podem ser usados para criar móveis.

Para ter uma vida sustentável, vale a pena abusar da criatividade e ser capaz de enxergar novas funções em objetos antigos. 

As caixas antigas de leite podem ser transformadas em belos porta-retratos, os retalhos de tecido podem ser usados para confeccionar capas de almofadas e os vidros viram vasinhos. Além de praticar a sustentabilidade em casa, você vai adorar o resultado dessas pequenas decorações.

3. Repense a mobilidade

Será que você realmente precisa usar o carro todas as vezes que sair de casa? Existem outras alternativas que podem diminuir o impacto ambiental. Muitas vezes, é possível ir a pé para atividades próximas de casa

A bicicleta também é uma alternativa bem interessante para quem deseja uma vida sustentável, inclusive as versões elétricas ou dobráveis, úteis para diversos deslocamentos dentro da cidade. Há, também, aqueles que preferem os patinetes elétricos.

Outra possibilidade é investir mais no transporte público e na carona solidária, revezando o uso do carro com seus colegas de trabalho ou pais de alunos (diminuindo, também, os custos com combustível).

4. Atenção aos alimentos

Desperdiçar alimentos também é uma forma de impactar negativamente o meio ambiente. Além do lixo gerado, há toda a questão dos recursos empregados para a produção do alimento que será jogado fora.

Por isso, para praticar a sustentabilidade em casa, repense essa questão e busque reduzir o desperdício. Compre apenas a quantidade de comida que irá consumir, preferindo alimentos sazonais (“da época”), orgânicos ou de produtores locais e pense em receitas para reaproveitar as sobras dos alimentos.

5. Deixe sua casa sustentável

A construção civil e a arquitetura também podem ser mais sustentáveis – e o que não faltam são soluções para uma casa sustentável.

Em termos construtivos, é possível investir nos materiais de construção sustentáveis, como tijolos ecológicos ou cimento reciclado. 

Alguns métodos de construção são muito utilizados para quem quer levar uma vida sustentável, como a construção a seco que utiliza um sistema de estrutura com base de aço e placas cimentícias, reduzindo o entulho, a quantidade de água necessária e otimizando o uso dos recursos naturais.

Já na parte de projetos, você pode pensar em formas de deixar a planta da sua casa mais sustentável, como a presença de janelas mais amplas e pé direito mais alto, que ajuda na entrada de luz e favorece a ventilação, reduzindo o uso de lâmpadas, ar condicionado e ventiladores.

Há projetos ainda mais interessantes para a sustentabilidade em casa. Dentre eles, está o uso de telhados verdes, que favorecem o conforto térmico e reduzem o efeito de ilha de calor das cidades e as inúmeras maneiras de reaproveitar a água da chuva, com sistemas de cisternas.

As soluções para uma vida sustentável podem ir mais além, com o uso de energia solar, tanto para aquecimento da água como para geração de energia elétrica, reduzindo a necessidade de energia da distribuidora (e gerada por meios mais poluentes).

6. Descarte corretamente

Você já pensou na quantidade de lixo que gera diariamente? Todos esses resíduos acabam indo para o aterro ou para outros locais, poluindo o solo, a água e até o ar.

Por isso, para uma vida sustentável, é muito importante descartar corretamente o lixo – e, se possível, pensar em meios de reduzi-lo e reciclar o que for possível. 

Se a sua cidade possui coleta seletiva, crie o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. Também é possível criar uma composteira em casa, como forma de reaproveitar as sobras orgânicas. 

7. Diminua o uso do papel

Hoje já é possível pagar a maioria das contas pela internet e modificar a forma de recebimento delas. 

Ao invés de receber as contas pelos Correios, de maneira tradicional, que tal recebê-las pelos meios digitais, como por e-mail ou outras alternativas? 

Antes de imprimir algo, sempre avalie se realmente há necessidade da impressão, diminuindo o uso do papel. 

Pequenas mudanças como essa contribuem muito para uma vida sustentável.

8. Reduza o uso de sacolas plásticas e descartáveis

O plástico é um verdadeiro vilão do meio ambiente. Para praticar a sustentabilidade em casa, é importante começar reduzindo o uso de sacolas e outras embalagens plásticas. 

Ao ir ao supermercado, por exemplo, você pode levar uma sacola de tecido e colocar todos os itens dentro dela.

Quando for comprar itens, pense naqueles que têm embalagens que podem ser reutilizadas ou opte por refis. Dessa maneira, você reduz o impacto ambiental, com escolhas mais conscientes para o meio ambiente e para uma vida sustentável.

9. Atenção ao consumo de água

A água é um dos recursos mais importantes para a nossa sobrevivência. Por isso, economizá-la e usá-la de forma racional é tão importante. Em casa, você pode, por exemplo, consertar os vazamentos, como torneiras pingando e outros itens.

Além disso, é possível: 

  • Juntar toda a roupa para fazer a lavagem apenas uma vez, 
  • Diminuir o tempo no banho, 
  • Fechar as torneiras quando for escovar os dentes, 
  • Usar descargas com diferentes níveis de água para as várias necessidades, 
  • Usar balde para lavar o carro, 
  • Reaproveitar a água da máquina 

10. Seja um consumidor consciente

Ter uma vida sustentável e ser um consumidor consciente envolve, principalmente, pesquisar antes de comprar, escolhendo produtos e marcas que tenham essa pegada sustentável.

Há várias empresas que investem em soluções modernas de produção, que consomem menos recursos, como embalagens sustentáveis e até em ações com menor impacto ambiental para suas sedes e fábricas.

Descubra quais são essas marcas e apoie essas iniciativas. Ao comprar de empresas sustentáveis, você contribui para que essas ações se tornem ainda mais comuns, com as marcas buscando impactar cada vez menos o meio ambiente.

Saiba mais sobre a Madesa

Com essas dicas, ficou mais fácil ter uma vida sustentável? Aproveite e leia nosso conteúdo completo sobre a certificação Carbono Zero da Madesa – e entenda qual é o impacto dela em termos de compromisso com a sustentabilidade.

Não deixe de seguir a Madesa no Instagram e no Facebook para não perder nenhum conteúdo novo do blog e promoções incríveis da nossa loja oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui