Chega o final de ano e a correria com todas as questões da casa, do trabalho e da família só aumentam. Outra coisa que costuma aumentar também, nesse período de festas de dezembro, são os gastos. É tempo de investir em nós mesmos e na nossa casa, e, sendo assim, nem sempre sobra a verba que gostaríamos para decorar tudo da maneira que queríamos. 

Separamos algumas dicas de decoração para o Natal que vão deixar o seu ambiente ainda mais elegante, e o melhor: gastando bem pouquinho (ou até nada) para isso. Saiba que é possível deixar tudo do seu jeito, até mesmo com materiais que você pode já ter em casa. 

Árvore natural no saco de papel

Se não deu tempo de pensar em uma árvore de Natal mais elaborada e cheia de detalhes, a dica é a seguinte: compre um mini pinheiro natural no supermercado, ou escolha aquela muda de planta mais bonita que você tem em casa, e coloque o vaso em um saco de papel craft. Para dar ainda mais graça, customize enfeites de papelão e pendure nos galhos, assim como uma estrela no topo. Outra ideia bacana é fazer um bonito laço com uma fita no entorno do saco de papel. 

Guirlanda suspensa

Os enfeites suspensos dão charme e aconchego na decoração, assim como preenchem o espaço de maneira simples. Uma dica fácil para aproveitar essa ideia é escolher bolinhas de Natal de diferentes tamanhos e pendurar em alturas variadas em uma base de vime, guirlanda, ou até mesmo um arame em forma de círculo. Para enfeitar e esconder imperfeições, galhos de árvores naturais ou sintéticos dão um toque ainda mais natalino ao ambiente. Por fim, barbantes ou correntes formam o pendente necessário para fixar no alto. 

Velas decoradas

Vela tem tudo a ver com a decoração de Natal, né? As velas ficam ainda mais lindas decorando a mesa da ceia, e dão todo um charme se colocadas em bandejas sobre a mesa de centro da sala de estar ou aparador. Fitas de diferentes cores e faixas de juta, amarradas com ramos de alecrim ou folhas secas, deixam tudo ainda mais bonito. Para finalizar, junte pinhas naturais e o arranjo está feito.

Garrafas decoradas

Garrafas de vidro decoradas também podem ser uma excelente opção para a mesa do jantar. Se as garrafas forem transparentes, é possível abusar ainda mais da criatividade usando velas, sementes, galhos, bolinhas de isopor (para o efeito de neve), cordões e fitas. No gargalo, junto do laço, uma pinha, um enfeite natalino ou uma tag personalizada dão o acabamento elegante que faltava. 

Pinhas coloridas

Se engana quem pensa que a pinha já saiu de moda nas decorações de Natal, viu? O clássico nunca sai de moda, mas é verdade que ele pode sim ser repaginado. A dica aqui é separar pinhas de diferentes tamanhos, pintá-las de acordo com a sua decoração e dispô-las em recipientes e vasos de vidro transparente. E pronto! Um enfeite simples e bonito para decorar qualquer cantinho da sua casa. 

Árvore de papel

Essa ideia é muito fácil de ser executada e provavelmente você tem tudo o que precisa em casa mesmo. Crie uma árvore de Natal na parede usando folhas de livros antigos, partituras de música, cartas e cartões, e até mesmo recadinhos da família, com desejos para o Natal e o próximo ano. Cole em formato de pinheiro na parede usando fita dupla face e arremate tudo com um barbante. Para a base da árvore, uma dica legal é usar livros empilhados ou pilhas de lenha junto da parede. 

Lata de Papai Noel 

O Papai Noel é a figura mais simbólica do Natal! Para valorizar ainda mais o principal personagem dessa data, um arranjo com vaso imitando a roupa do bom velhinho é uma pedida bastante criativa. Para isso, utilize uma lata de leite em pó ou de conserva grande, retire a tampa, pinte toda ela de vermelho e finalize com um cinto velho preto bem no centro. Depois disso é só colocar um arranjo de flores ou ramos artificiais e está pronto.

E aí, o que achou das nossas dicas? Por aqui, a vontade é de ir agora mesmo separar os materiais e colocar tudo em prática. Mas, se você quiser mais ideias criativas como essa para o seu Natal, assim como sugestões para a sua casa, confira o nosso canal no Youtube em Madesa Móveis e aproveite.