6 móveis essenciais para quem vai morar sozinho

0
Mulher lendo um livro deitada em um sofá como exemplo de como é morar sozinho

Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas. Dar esse passo rumo à liberdade significa conquistar a sua própria independência. Porém, para transformar o sonho em realidade, é preciso uma boa dose de planejamento, especialmente em relação às finanças e a própria decoração da casa.

Se você está se planejando para sair da casa dos seus pais ou para enfrentar uma jornada morando só, veja as dicas e informações importantes que separamos!

Como saber se está na hora de morar sozinho?

Não existe uma resposta certa para isso. Na verdade, tudo depende dos seus sentimentos e da sua vontade. Para conseguir ficar totalmente sozinho, é importante que você tenha condições de se bancar financeiramente e ser capaz de se virar sozinho.

Alguns indícios podem sugerir que está na hora de morar só: necessidade de mais privacidade, diferenças com as pessoas que moram com você, necessidade de ter mais autonomia, entre outros.

Se você está pensando nessa possibilidade, o primeiro ponto a ser analisado é o quanto você precisará ganhar por mês para se manter sozinho. As despesas dependem muito de cada pessoa, mas alguns gastos básicos incluem: moradia, alimentação, energia elétrica, água, internet, condomínio e saúde.

Além disso, você precisará ter uma poupança para poder mobiliar a sua casa nova e dar início a sua jornada morando sozinho.

Mas, além da parte financeira, é importante entender se você realmente está preparado para essa nova realidade. 

A independência é um ponto alto nesse momento. A partir dela, você poderá receber em sua casa as pessoas que desejar, decorar seu cantinho do seu jeito e ter autonomia para decidir tudo sobre o seu lar. Contudo, também significa ficar longe das pessoas que você ama e, muitas vezes, ter que enfrentar alguns desafios por conta própria.

Para morar sozinho, uma pessoa precisa:

  • Conseguir bancar suas contas;
  • Ser organizada;
  • Ter um bom planejamento financeiro;
  • Saber se virar sozinha (cozinhar, lavar suas roupas, cuidar dos problemas de casa…);
  • Aprender a ficar um tempo sozinha (por mais que você tenha muitos amigos, eles não ficarão em casa com você o tempo todo e, por isso, é preciso saber se está disposto a enfrentar esses períodos mais solitários).

Quais móveis preciso para morar sozinho?

Para morar sozinho, você precisará equipar a sua nova casa. Isso requer um planejamento, garantindo que terá, pelo menos, o básico para um ambiente confortável. Com o tempo, você poderá adquirir novos itens para deixar sua casa mais agradável e com a sua personalidade.

1. Armário de cozinha

Deixar sua cozinha organizada é muito importante – por isso, os armários são fundamentais. Eles ajudam a deixar sua rotina funcional e ainda garantem um toque de decoração ao ambiente.

2. Mesa de jantar

A escolha adequada dependerá de muitos itens, como: a decoração do ambiente, suas preferências pessoais, o espaço da sala de jantar e a quantidade de convidados que você planeja receber com frequência na sua casa.

3. Sofá

Para a sala, o sofá é um item indispensável. Ele é o centro das atenções desse cômodo, adicionando estilo e conforto. Existem vários modelos e a escolha dependerá do espaço disponível e das funcionalidades que você desejar. 

Quem pretende receber visitas, mas não tem quarto de hóspedes, pode investir no sofá cama. Se a ideia é curtir com conforto suas séries e filmes favoritos, que tal o sofá retrátil?

4. Rack, estante ou painel de TV

Ainda na sala, será preciso uma TV e um móvel para apoiá-la. Esses móveis ajudam a trazer requinte e sofisticação ao ambiente, deixando-o mais personalizado. O rack e o painel são perfeitos para espaços menores e a estante é ideal para quem deseja impressionar ou incluir vários itens decorativos.

5. Cama

Outro móvel indispensável para quem vai morar sozinho é a cama. O tamanho dependerá das suas preferências, já que há opções de solteiro, casal, queen e king size. A cama box é uma das mais usadas atualmente, porque é confortável e fácil de combinar com qualquer estilo. Se sobrar dinheiro, vale a pena investir em uma bela cabeceira.

6. Guarda-roupa

Todo mundo precisa de um local para guardar suas roupas e calçados. O guarda-roupa precisa ser compatível com o tamanho do quarto e com as suas necessidades em termos de organização.

Para ambientes pequenos, invista nos modelos com porta de correr, que otimizam melhor o espaço. Avalie também como são as divisões internas.

Se você trabalha em casa, poderá adicionar uma escrivaninha e uma cadeira de escritório – móveis indispensáveis para o home office.

O que mais é preciso para morar sozinho?

Além de móveis, é claro, você precisará de outros itens para poder morar sozinho. Veja os indispensáveis para equipar sua nova casa:

Geladeira

É impossível viver em uma casa sem geladeira, não é? Mesmo porque, se você for morar sozinho, terá que começar a se preocupar com a sua alimentação e com o preparo das refeições;

Fogão

Para que você consiga fazer preparos básicos e refeições do dia a dia, outro item indispensável na cozinha é o fogão. Se estiver dentro do seu orçamento, poderá complementar com um micro-ondas.

Panelas

Obviamente, você precisará de um jogo de panelas básico para preparar seus alimentos. Inclua frigideiras e panelas de diferentes tamanhos.

Aparelho de jantar e faqueiro

Depois de cozinhar, você precisará ter onde servir os itens, certo? Um bom aparelho de jantar faz toda a diferença – principalmente caso você deseje receber visitas em casa. 

Esses aparelhos são compostos pelos principais itens que não podem faltar na sua cozinha, como: pratos fundos e rasos, xícaras, pires, entre outros. O faqueiro é o complemento indispensável, considerando os talheres básicos.

Itens de cozinha

Existem vários itens de cozinha, além de panelas e talheres, que serão necessários, como: liquidificador, assadeiras, espremedor de frutas, facas para diferentes tipos de cortes, fouet, cafeteira, garrafa térmica de café, jogo de copos e taças, abridor de lata e potes para guardar alimentos.

Esses itens dependem muito da sua rotina e do quanto você irá cozinhar, porém, mais cedo ou mais tarde, eles se tornarão necessários.

Máquina de lavar roupa

Na lavanderia, a máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico indispensável tendo em vista a praticidade, evitando ter de lavar as roupas à mão. Escolha um modelo com uma capacidade adequada ao uso que você fará. Caso sobre dinheiro, adicione um móvel para lavanderia, que ajudará a deixar em ordem seus produtos de limpeza.

Demais utensílios

Para a área da lavanderia, você precisará de varal, baldes, rodos, vassouras, tábua de passar, panos de limpeza, cesto para roupa suja e prendedores de roupa. Na cozinha, será preciso adicionar uma lixeira, bem como nos banheiros e na lavanderia.

Na entrada de casa, inclua um capacho e, no banheiro, adicione um conjunto para escova de dente e jogo para sabonetes e shampoos. Os armários de banheiro ajudam bastante na hora de organizar esse ambiente.

Além disso, considere também a compra de 3 jogos de fronha e lençol, edredons e cobertores, colchas, 2 ou 3 toalhas de banho, 2 toalhas de rosto e outros itens decorativos que você desejar, como quadros, tapetes e cortinas.

Mais algumas dicas para quem vai morar sozinho

Ainda está planejando dar esse passo importante? Veja mais dicas que separamos que podem lhe ajudar:

  1. Não tenha pressa para decorar sua casa, comece com os móveis e utensílios básicos e, aos poucos, vá deixando o ambiente do seu jeito.
  2. Calcule todos os gastos que você terá, inclusive para mobiliar o novo lar.
  3. Defina o seu padrão de vida de acordo com o que você pode pagar.
  4. Comece a cozinhar, é uma ótima maneira de economizar.
  5. Aprenda a fazer pequenos reparos em casa, como pendurar um quadro ou consertar o chuveiro.
  6. Faça um “chá de casa nova” e convide amigos e familiares para celebrar esse momento com você. Essa é uma dica para ajudá-lo naqueles itens menores que, talvez, você nem tenha lembrado que seriam necessários, como: abridor de garrafas, fruteira, entre outros.
  7. Crie uma rotina de limpeza e de organização.
  8. Organize a sua vida financeira.
  9. Conheça seus vizinhos e tenha um contato de emergência.
  10.  Atenção às contas (se possível, tente deixá-las vencendo todas no mesmo dia).
  11.  Aproveite bastante essa fase!

Fique por dentro dos conteúdos da Madesa

Então, já tem tudo preparado para morar sozinho? Acompanhe nosso Instagram e nosso Facebook para não perder nenhuma novidade do blog! E, se você está à procura dos móveis perfeitos para essa nova fase da sua vida, não deixe de conferir as promoções incríveis da nossa loja oficial.

Banner com fundo preto com os escritos "Black Friday Madesa: cadastre-se e receba descontos" escrito em branco e vermelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui