Quando o assunto é decorar uma casa ou apartamento, infinitas possibilidades vêm à mente, certo? Se você está na função de construir ou reformar, saiba que a decoração é um processo que deve ser organizado com bastante calma. 

Isso porque, muitas pessoas, quando pensam em mudar algum cômodo ou fazer uma transformação no lar, pulam a etapa de planejamento e pesquisa. Então, já pega logo a dica: jamais pule um processo, pois a chance de se deparar com um resultado desagradável é grande. 

E, sim, você vai precisar de um plano para decorar sua casa, até porque é muito fácil se perder pelo caminho. Não se esqueça de observar os detalhes antes de sair comprando coisas aleatórias por aí.

Para garantir tranquilidade em relação à melhor escolha decorativa para sua casa ou apartamento, trouxemos dicas super úteis para te deixar informado e bem equipado para montar cada cantinho, imprimindo um toque de personalidade e muito bom gosto. 

Vem com a gente descobrir os 6 tipos de decoração e definir o melhor para a sua morada.

Como escolher o melhor estilo de decoração para casa?

Quando o assunto é casa e decoração, o primeiro passo para decorar o lar é apostar na criatividade! Vale buscar referências e inspirações nas Redes Sociais para descobrir qual estilo combina mais com você e com a sua rotina. 

Não tem como negar: montar a ornamentação da casa é um processo inspirador. Afinal, deixar cada cantinho com a sua cara não tem preço, concorda? 

Pensar em estilo de decoração é pensar em tendências que inspiram o melhor em questões de beleza, praticidade e otimização de espaços. Então, vamos seguir!

Que tipos de decoração existem?

Aqui, é momento de separar um caderno para registrar todas as ideias – pode ser em um arquivo ou aplicativo também, como você se sentir mais à vontade, mas mantenha tudo em um mesmo lugar.

Dica esperta: o Pinterest é um excelente ponto de partida para se inspirar. E o perfil da Madesa está recheado de sugestões. Corre lá para conferir, já adiantados que é viciante! 

Agora, conheça os 6 estilos de decoração mais desejados para casa e apartamento

1 – Retrô

Pensando em trazer uma proposta decorativa que recrie a estética das décadas passadas? Então, o estilo retrô é para você. Para montar uma composição nesse estilo é preciso investir nos itens certos, como um papel de parede com uma estampa característica dos tempos antigos, por exemplo.

Além disso, apostar em eletrodomésticos com um design que lembra a “casa de vó”, ou quadros com imagens afetivas de ícones antigos, também são uma ótima pedida quando o assunto é decorar no estilo retrô. 

2- Moderno

A essência do estilo moderno está na funcionalidade. Aqui, não existe lugar para o excesso, e as características da decoração levam em conta a simplicidade e a praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.

Ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. O minimalismo moderno serve para se desapegar da ornamentação exagerada. 

Nessa proposta, encaixam-se muito bem armários e prateleiras embutidas na parede, o que permite suavizar o visual do cômodo, “escondendo” aqueles itens que não precisam, necessariamente, ficar expostos.  

3 – Rústico

Para os amantes de uma decoração que remeta à tranquilidade do campo em meio a correria dos centros urbanos, uma sugestão é colocar o estilo rústico em ação. É uma proposta que leva o frescor e a leveza da natureza para dentro de casa. 

As cores, utilizadas nos diferentes cômodos da casa, são inspiradas diretamente em elementos naturais, como os tons pastéis, cores naturais e estampas florais.

Os móveis de madeira, fibras e acabamentos expostos, permitem a criação de ambientes despojados e, ao mesmo tempo, muito elegantes – sendo um estilo super indicado para decorar salas, cozinhas, varandas e até mesmo jardins.

As plantas também são uma alternativa prática e econômica de decorar, já que transmitem uma atmosfera campestre e natural. E, aqui, vai uma listinha com os principais materiais que podem ser explorados para criar o melhor do estilo rústico na sua casa:

  • Pedra;
  • Vime;
  • Madeira;
  • Cerâmica;
  • Linho;
  • Couro;
  • Algodão;
  • Pedras naturais, como mármore e ardósia.

4 – Industrial

O industrial é um dos estilos de decoração mais badalados do momento. Olha só: a essência da proposta busca encontrar o equilíbrio nas pequenas “imperfeições”. Bacana, né? E ele tem características muito elegantes.

Utilizar uma mistura de materiais, como a madeira e o ferro, pode ser bem interessante. Mesas rústicas feitas de madeira envelhecida acompanhadas de cadeiras de ferro modernas, são um exemplo de combinação, aparentemente fora do comum, que provocam um efeito incrível.

5 – Vintage

Quando você ouve a palavra “vintage”, o que vem à sua mente? Atualmente, o estilo vintage pode ser caracterizado por peças criadas a partir da década de 1920, e que ainda são referências estéticas que determinam tendências.

Os móveis vintage possuem um aspecto antigo, como cores, pinturas e superfícies desgastadas. Cabe mencionar, aqui, cadeiras e banquetas para cozinha com ar nostálgico, ou racks para TV que façam referência à época de ouro das telinhas.

Além disso, é possível incluir objetos decorativos, como porta-retratos, cortinas e almofadas estampadas, vasos de cristal, tricôs, itens prateados, mantas bordadas e luminárias. Todos esses são acessórios incríveis para deixar o ambiente acolhedor e bem vintage.

6 – Romântico

Muitos entendem que o estilo romântico está intimamente ligado ao uso restrito de tons claros na decoração. De fato, a tendência clássica romântica é, sim, caracterizada pelas cores mais pálidas e neutras.

Mas, mesmo tendo essa qualidade, a decoração romântica também pede por uma boa investida nas cores fortes e vibrantes, que recebem grande destaque na criação de interiores. Veja só este exemplo:

Como combinar cores em uma casa?

A escolha das cores, para um projeto de reforma ou construção, faz toda a diferença no resultado final. Tudo precisa andar em perfeita harmonia para funcionar, até porque, de nada adianta entender sobre decoração, conhecer os estilos, mas errar na escolha do visual. 

As cores trazem sentido e dão um ar especial aos diferentes ambientes da casa. Por isso, explorar as possibilidades das cores é uma grande vantagem no processo de decoração.

Caso as paredes da casa estejam todas pintadas de uma única cor, é interessante apostar em tons fortes nos itens decorativos. Almofadas coloridas e estampadas, mantas e abajures vibrantes ajudam a destacar os cômodos. Agora, se o interior da casa já tiver uma decoração colorida, é melhor optar por cores sóbrias e neutras.

Sugestão de leitura: Paleta de cores para cozinha: como escolher a que combina mais com você?

Como decorar a casa gastando pouco?

Muita gente costuma pesquisar sobre como decorar, construir ou reformar gastando pouco. Se esse também é o seu objetivo, saiba que é importante registrar tudo para ter uma visão geral da situação. 

Pode acontecer que, em meio a euforia e empolgação, você elabore o projeto dos sonhos e, ao final das contas, acabe indo direto para a gaveta. E o motivo mais comum? O orçamento, claro! 

Por isso, a importância do famoso caderninho de anotações. Antes de começar, reflita e estabeleça suas reais prioridades, definindo o valor que será destinado para decorar a sua casa. Lembrando que os gastos devem ser planejados ao longo de um período – não precisa fazer tudo de uma vez!

Mais uma dica de ouro: você precisa ser seletivo na hora de criar um projeto que caiba na sua realidade financeira. E, para isso, os especialistas de produto da Madesa podem te ajudar. 

Além disso, as lojas online facilitam demais as pesquisas por preço, e você já consegue ter uma boa noção se aquela cozinha divina cabe no seu bolso.

Acesse madesa.com para colocar o projeto dos sonhos em ação! Confira mais dicas de decoração no nosso Blog e compartilhe com a gente o estilo que vai fazer parte do seu cantinho.