A cozinha é o lugar onde são preparadas as refeições da casa e, o ideal, é que ela seja aconchegante e organizada para cumprir seu propósito. Para isso, um armário de geladeira entra como uma aposta para tirar aquele amontoado de itens de cima do eletrodoméstico, e deixar tudo mais arrumado.

Esse móvel, que funciona como uma capa para o refrigerador, pode ter nichos ou até mesmo armários, que são perfeitos para armazenar utensílios, eletroportáteis e o que mais achar necessário.

Quer descobrir como potencializar a organização da sua cozinha e, ao mesmo tempo, garantir a sensação boa de ter mais espaço para guardar tudo? Então, siga conosco e veja como um armário aéreo sobre a geladeira pode lhe ajudar nessa missão.

Armário de geladeira: para que serve?

Para as geladeiras que são mais altas, o espaço em cima delas acaba não sendo aproveitado. Em contrapartida, nas geladeiras mais baixas, esse lugar serve como apoio para uma série de coisas que deixam a cozinha, muitas vezes, com um aspecto feio e desorganizado.

Afinal, quando se entra dentro do cômodo a geladeira está amparando alimentos, alguns eletrodomésticos, utensílios, entre outros objetos.

Assim sendo, o armário de geladeira serve para aproveitar melhor o espaço que fica sobre esse eletrodoméstico e para que as coisas não fiquem jogadas de qualquer modo ali em cima.

Imagine a diferença entre chegar numa cozinha em que tem um monte de bagunça sobre os móveis e outra, em que tudo está no seu devido lugar?

Com certeza, ter os objetos sobressalentes guardados em um armário compacto e personalizado como os das cozinhas planejadas da Madesa é muito melhor!

O que guardar no armário em cima da geladeira?

Tudo depende do espaço disponível na parte interna do móvel, que fica acima do refrigerador. Na Madesa, por exemplo, os armários de geladeira possuem laterais fechadas, o que dá um aspecto de unidade para a cozinha e espaço de armazenamento com 30 cm de altura, 80 cm de largura e 60 cm de profundidade.

Além disso, um porta-geladeira como o Madesa Lux Rustic/Carvalho possui abertura frontal por meio de uma porta basculante, que permite vermos tudo o que há dentro do móvel. 

Como o acesso ao armário é um pouco mais difícil, se comparado a outros espaços de armazenamento, é interessante colocar itens que você não usa todos os dias. Nesse sentido, é possível inserir alguns eletroportáteis, como batedeira, grill, panquequeira ou pipoqueira. 

Além disso, você pode transformar esse espaço em uma pequena despensa para guardar alimentos que eventualmente compre em maiores quantidades. Outra ideia é colocar alguns organizadores com fios e cabos que estão espalhados pela casa. 

O que pode e o que não pode colocar sobre a geladeira?

Todos os dias, a geladeira é aberta e fechada algumas vezes, e isso pode fazer com que ela se desloque um pouco. Por conta disso, não é recomendável colocar copos, pratos, vasos e outros objetos que podem quebrar ao cair.

Além disso, se a casa tiver animais de estimação ou crianças, alguém pode acabar esbarrando no refrigerador durante uma brincadeira e derrubar o que está sobre ela.

Pensando nessas situações, o armário para geladeira mantém o móvel mais protegido e cria um espaço extra para armazenar suas coisas. Assim, você pode aproveitar alguma das ideias que compartilhamos acima para otimizar o espaço da sua cozinha.

Agora, considerando o que não colocar no armário, podemos citar os utensílios domésticos que você usa todos os dias, que incluem os pratos, talheres, xícaras, cafeteiras, panos de prato, entre outros.

Para decidir o que vai guardar nessa parte do cômodo, considere a pergunta: com que frequência eu preciso usar isso? Se você usa de vez em quando, então, tudo bem, pode armazenar dentro do móvel, sobre a geladeira.

Porém, caso utilize o item dia sim, dia não, por exemplo, o ideal é encontrar um espaço mais confortável para acomodá-lo.

Esse ponto é importante, pois mesmo que um porta-geladeira organize e otimize parte da cozinha, ainda assim, fica sobre um eletrodoméstico alto. Isso torna-o bom para guardar utensílios, mas não é tão funcional quanto outros armários do cômodo.

Cuidados na hora de comprar um armário de geladeira

Sempre que estiver planejando trocar os móveis da cozinha, seja para incluir peças que você ainda não tem, ou para dar uma renovada geral, é importante considerar, primeiro, seus eletrodomésticos.

Isso vai ajudar a escolher os móveis conforme seus utensílios, e não o contrário. Acredite: é mais fácil encontrar um armário de cozinha que tenha espaço suficiente para seus utensílios do que o inverso.

Diante disso, o primeiro cuidado que você deve ter ao comprar um armário para a geladeira é com o tamanho do seu eletrodoméstico. Depois de conferir bem as medidas, você pode procurar pelo porta-geladeira que mais combina com você.

Na Madesa, que vende tanto os armários aéreos para geladeira com laterais individualmente quanto em conjunto com a cozinha, você encontra um modelo que comporta vários tipos de geladeiras.

Com diferentes variações de cores, puxadores e acabamentos, os armários para geladeira Madesa possuem as seguintes dimensões:

  • Altura total: 225 cm;
  • Largura total 83 cm;
  • Profundidade: 60 cm;
  • Altura do espaço para geladeira: 192 cm;
  • Largura interna: 80 cm.

Com essas dimensões, você já pode ter uma ideia bem clara se a sua geladeira cabe, ou não, sobre o móvel. Mas, antes de concluir a compra, vale um segundo cuidado: o móvel e o eletrodoméstico não podem encostar um no outro. Isto é, precisa haver uma área de escape para a troca de ar e ventilação.

Deixe sua cozinha otimizada com armário aéreo para geladeira

Sem dúvida, um armário para a sua geladeira vai deixar a cozinha mais bonita, organizada e otimizada. Afinal, você ganha um espaço extra para guardar alguns itens. 

E olha que esse móvel pode até parecer pequeno, mas cabe muita coisa dentro!

Então, se você quer ganhar ainda mais espaço, pode combinar seu porta-geladeira com uma torre quente, móvel em coluna que serve, basicamente, para colocar o micro-ondas, o forno elétrico e outros utensílios de cozinha. 

Na Madesa, você consegue comprar os dois móveis da mesma linha, assim, sua cozinha fica toda igualzinha e combinando. E, claro, como as cozinhas são planejadas, você pode renovar todas as peças a partir de uma mesma linha. Tem para todos os gostos!

As cozinhas Glamy, por exemplo, vêm equipadas com torre quente, balcões e armários aéreos, sendo que você pode escolher o armário para geladeira na mesma cor da cozinha completa.

Quer conhecer mais sobre os móveis e tendências da Madesa? Então, acompanhe todas as novidades aqui pelo Blog e também pelo site oficial, que conta com entrega para todo o Brasil.