Quem nunca sonhou em renovar a casa sem enfrentar uma grande reforma, não é mesmo? Uma divisória de ambiente pode ser a solução! Vamos mostrar que não é necessário quebra-quebra para deixar o seu cômodo de cara nova.

Com criatividade e os móveis certos, você pode criar divisórias que não apenas segmentam o ambiente, mas também adicionam um toque de estilo e funcionalidade.

Vamos explorar diversas ideias para dividir ambientes pequenos e grandes, com dicas práticas para qualquer espaço. Confira!

O que é uma divisória de ambiente?

Como já mencionamos, as divisórias de ambiente são uma solução prática e versátil utilizada para separar ou demarcar espaços dentro de um mesmo cômodo, sem a necessidade de construir paredes permanentes. 

Elas podem ser móveis, como estantes, biombos e painéis decorativos, ou fixas, como estruturas de madeira, vidro, gesso ou outros materiais.

As divisórias são especialmente úteis em ambientes pequenos ou integrados, onde é necessário otimizar cada metro quadrado sem comprometer a circulação ou a estética do local.

Ah, e além de dividir o espaço, elas também adicionam estilo e personalidade ao ambiente, com diversas opções de design e materiais disponíveis. Legal, não é?

Qual o tipo de divisória mais barato?

Além de evitar reformas grandes — e, consequentemente, caras — também é possível escolher divisórias mais acessíveis. Os tipos mais baratos geralmente são feitos com cortinas ou painéis de tecido. 

Essas opções são econômicas, fáceis de instalar e proporcionam flexibilidade, permitindo que você altere o layout do ambiente sempre que desejar. 

Outra opção super versátil, econômica e multifuncional são os móveis, prateleiras e estantes moduladas. Eles oferecem armazenamento adicional e permitem criar divisões práticas e funcionais.

Dicas essenciais para escolher a divisória ideal

Antes de bater o martelo e decidir qual divisória utilizar, é muito importante levar em consideração algumas questões sobre o seu ambiente — afinal, a ideia é otimizá-lo e aproveitar ao máximo cada cantinho.

Considere as necessidades do espaço

Para escolher o móvel ideal, leve em conta o espaço disponível. Tire as medidas do local para decidir o tamanho certo e não ter surpresas depois da compra.

Outro quesito importante é entender o propósito dessa compra. É apenas uma solução estética, para separar funções do ambiente ou para resolver questões de privacidade?

Com esses detalhes bem definidos, você poderá avançar com mais segurança para a busca do móvel perfeito.

Avalie o estilo e o design

Para escolher um móvel que combine com o seu ambiente, o ideal é analisar o estilo e design do cômodo em que a divisória será instalada. 

Assim, você fará uma escolha mais assertiva para o seu espaço, harmonizando com a decoração já existente.

Verifique os materiais e a durabilidade

O ideal para garantir um bom custo-benefício na compra da sua divisória de ambiente é escolher móveis com materiais resistentes, duráveis e que sejam fáceis de manter limpos e organizados. Entre esses materiais, podemos incluir a madeira e a pedra, por exemplo.

Considere a funcionalidade e versatilidade

Para ter um cômodo inovado, você não pode esquecer que suas necessidades devem ser atendidas com o uso dessa divisória. 

Nesse sentido, verifique como a versatilidade e a funcionalidade desse móvel será aplicado quando instalado. Por exemplo, se você precisa de armazenamento extra, uma estante aberta pode servir como divisória enquanto organiza livros e objetos decorativos. 

Se busca flexibilidade, um biombo dobrável permite que você ajuste a configuração do espaço conforme necessário. 

Ou, se deseja uma solução multifuncional, painéis deslizantes podem dividir ambientes e ainda oferecer superfícies adicionais para pendurar itens ou até mesmo integrar uma TV.

Estabeleça um orçamento

Definir um orçamento é regra clara para não ter surpresas no ato da compra. Contabilize o valor da compra e da instalação do móvel.

Com o orçamento em mãos, pesquise diferentes opções dentro desse limite de valor e avalie o custo-benefício de cada uma delas.

Na Madesa, você encontra facilidade e as opções mais desejadas para realizar o seu pagamento, como por exemplo, o parcelamento em até 12x no cartão de crédito e o pagamento via Pix.

6 ideias de divisória de ambiente para você aproveitar

Para te ajudar na busca do móvel perfeito para dividir o ambiente, selecionamos algumas ideias inspiradoras que irão transformar o seu espaço. Olha só:

1. Divisória de bancada de pedra

As divisórias com bancada de pedra tem como um dos diferenciais a elegância. Além da praticidade na limpeza, seu cômodo pode ter funcionalidade juntamente com a beleza do ambiente.

As pedras mais utilizadas como bancada são: o granito, o mármore e o quartzo. Com um dos melhores custo-benefício, o granito oferece resistência aos riscos, altas temperaturas e manchas.

Com facilidade para sua manutenção, o granito é uma excelente opção para dar nova cara ao seu ambiente.

As divisórias de bancada de pedra são ótimas opções para criar uma área gourmet no seu cômodo. A área gourmet é um local ideal para receber pessoas, cozinhar ou até para realizar tarefas profissionais.

2. Ilha de cozinha

A divisória com ilha de cozinha também é uma excelente opção para quem deseja aumentar o espaço de armazenamento para seus utensílios e eletrodomésticos e até mantimentos.

A ilha pode funcionar como uma extensão dos seus armários. Podem ser inseridos gavetas e prateleiras na ilha, aumentando assim sua capacidade.

Além do aumento de espaço de armazenamento, há também o espaço adicional para a preparação dos seus alimentos — você consegue mais espaço e versatilidade.

Elas podem ser incorporadas ao ambiente em diversos estilos e layouts, então o ideal é escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e que atenda suas expectativas.

3. Buffet aparador

Muito utilizado na sala de jantar, o buffet aparador é um móvel que serve como apoio de objetos de decoração e para o armazenamento dos seus utensílios de cozinha, sendo uma opção muito elegante de divisória de ambiente.

O seu espaço extra de armazenamento é o principal destaque dessa opção, trazendo organização e funcionalidade.

Além disso, o design do pode ser personalizado para harmonizar com o estilo do cômodo em que será colocado, garantindo a estética e versatilidade.

4. Divisória com bancada de madeira

Os móveis Madesa são de altíssima qualidade e as madeiras utilizadas não poderiam ser diferentes! Com qualidade e durabilidade superiores, você garante um custo-benefício incrível.

Um ótimo exemplo é a divisória de ambiente com bancada de madeira, que amplia o espaço e traz mais funcionalidade para a sua cozinha, com designs modernos que combinam com diferentes estilos de ambiente. É perfeita para refeições rápidas e como auxiliar dos seus utensílios.

Seu acabamento é feito em pintura Poliéster com 7 camadas, conferindo proteção aos danos da água e do calor. Ao inserir uma bancada de madeira Madesa como divisória de ambiente, você acrescenta charme e funcionalidade para a sua cozinha.

5. Mesa compacta

Para espaços menores, é possível utilizar uma mesa compacta como divisória de ambiente. Ela é ideal para fazer refeições rápidas ou para trabalhar.

Para ganhar espaço, você pode optar pelas mesas retangulares, que comportam mais pessoas à sua volta. Mas lembre-se de medir seu ambiente para comprar o móvel do tamanho adequado.

6. Mesa de madeira

A mesa de madeira pode ser uma opção charmosa de divisória de ambiente: sua beleza natural possui capacidade de adicionar calor ao ambiente, o que pode trazer mais elegância ao seu ambiente.

Uma boa ideia para incorporar esse móvel ao ambiente é fazer dele uma divisória entre a cozinha e a sala de estar. Você ganha charme, funcionalidade e praticidade unindo esses dois ambientes.

Dividindo o ambiente, ganhando funcionalidade

Ao fazer uso de uma divisória de ambiente, você ganha funcionalidade, praticidade e charme para sua casa. Dividindo o cômodo com móveis, não há necessidade de perder tempo com reformas, quebra-quebra e sujeira.

Pensando nisso, um projeto Madesa pode te ajudar na busca do móvel ideal para incorporar essa divisória de ambiente. Totalmente gratuito, nossos especialistas estão disponíveis para entender e planejar a sua cozinha dos sonhos, respeitando suas necessidades e preferências.

É só ver as opções disponíveis no site, escolher o móvel ideal para você e fazer seu pedido. 

E para mais dicas de decoração e funcionalidade, não deixe de visitar o blog. Transforme seu lar com estilo e praticidade!