Você já sabe o que é comemorado no dia 25 de maio? Se a sua resposta foi ‘Dia do Orgulho Nerd’, ‘Dia do Orgulho Geek’ ou ‘Dia da Toalha’ – você está absolutamente correto e nós vamos explicar tudo em detalhes.

Mas, antes de mais nada, fique sabendo que essa é uma data para celebrar a cultura geek de diferentes maneiras, sempre com muita alegria e descontração. A comemoração iniciou através de uma brincadeira como forma de homenagem e, hoje, é conhecida e celebrada por milhões de pessoas que, conforme seus gostos e preferências, ressignificam o dia 25 de maio todos os anos. Mas afinal, o que tudo isso tem em comum? Vem descobrir com a gente!

Sobre a comemoração

A escolha da data da comemoração foi mais do que simbólica. Isso mesmo! No dia 25 de maio de 1977, estreou Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Através de relatos, o primeiro Dia do Orgulho Nerd foi comemorado em 25 de maio de 2006, na Espanha e surgiu da ideia de afirmar a identidade nerd com um sentimento de orgulho, considerando as características, estilo de vida e tudo que envolve um autêntico nerd. 

A palavra “nerd” já carregava um tom pejorativo e, para alguns, era vista quase como um xingamento ou ofensa. Mas, com o passar do tempo, principalmente a partir dos anos 2010, o nerd (ou geek) começou a ganhar cada vez mais força e protagonismo na cultura pop, revolucionando esse conceito negativo. E aí, tem alguma ideia do que foi essencial para trazer essa virada?

Então, a partir da criação de filmes e séries que destacam essa figura e despertam a simpatia do público, a cultura geek passou a ser cada vez mais evidenciada. A partir disso, a sociedade, de modo geral, passou a representar e acolher essas pessoas sob um novo olhar.

Por que ‘Dia da Toalha’?

O Dia da Toalha surgiu em 2001, após a morte de Douglas Adams, autor do ‘Guia do mochileiro das galáxias’. No universo geek, muitos são os itens e acessórios que ilustram todo esse imaginário popular nerd, que é compartilhado em todo o mundo. Como você já deve estar pensando, cada objeto carrega um significado para os fãs e, obviamente, a toalha é um deles. 

Ela é um objeto retratado por muitos como o símbolo maior da cultura nerd. E, claro, existem obras que influenciaram diretamente essa referência. Em ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, a toalha é praticamente a protagonista, que apresenta inúmeras possibilidades, sendo uma aliada em diversas aventuras.

Então NERD e GEEK significam a mesma coisa?

Como você já pôde notar, utilizamos as duas expressões para nos referir à data comemorativa. Mas já vamos explicar aqui!

Podemos ver, muitas vezes, ambos os termos sendo utilizados como sinônimos, mas os significados podem variar um pouco. Olha só:

  • Geek – expressão que passou a ser utilizada para se referir a pessoas que faziam coisas consideradas “estranhas”. Mais tarde, o termo geek foi associado àqueles que gostam de uma determinada série de TV ou revista em quadrinho, por exemplo.
  • Nerd – termo usado para fazer referência a pessoas estudiosas, que gostam de se aprofundar em ciência, tecnologia, biologia, física ou química – ou por todos esses assuntos. 

Então, para resumir de uma forma mais ilustrativa, é possível dizer que o geek é aquela pessoa que gosta de acompanhar séries de zumbis enquanto o nerd prefere se entreter com um livro sobre ciência. 

Dicas de decoração GEEK para a sua casa

Agora que você já ficou bem informado sobre tudo o que envolve o Dia do Orgulho Nerd, que tal transformar a decoração da sua casa com inspirações geek?

Não poderíamos esquecer de mencionar os itens básicos de um cantinho geek. Confira, na sequência, 3 opções que selecionamos:

1 – Almofadas 

Quando o assunto é inovar na decoração, as almofadas podem ser ótimas aliadas. Você pode brincar com diferentes propostas e incluir a temática do seu filme ou série favorita, deixando o seu cantinho super aconchegante e cheio de personalidade. Elas podem envolver personagens e trazer um clima bem descontraído ao seu espaço.

2 – Canecas e porta livros 

Uma dica super bacana é apostar em canecas personalizadas para dar destaque ao seu cantinho, além de ser um objeto super útil no dia a dia, ele funciona muito bem na decoração. E como um bom cafezinho geralmente vem acompanhado de uma boa leitura, é legal que você brinque na hora de organizar os seus livros favoritos. Para isso, uma ideia interessante são os porta livros, que dão um destaque especial para as suas obras. 

3 – Itens decorativos 

E aí, alguma ideia de móvel que não pode faltar – considerando os gostos e estilo de vida que envolve esse universo? A mesa gamer é, sem dúvidas, o móvel central do espaço. Mas, muita calma nessa hora, pois é possível deixá-la bem mais atraente. Uma opção super prática para transformar a decoração do seu cantinho gamer é utilizar itens decorativos, como personagens de filmes e séries favoritas, deixando tudo personalizado e com a sua cara. Veja as inspirações!

Na Madesa, você encontra opções especiais para celebrar essa data. Confira a nossa loja oficial e escolha o que melhor atende ao seu estilo! Além disso, no Blog Madesa você encontra dicas incríveis e super práticas para montar o seu cantinho gamer em casa