Definir a paleta de cores para cozinha é um desafio. Afinal, é preciso pensar em diversas combinações, como móveis, revestimentos, acessórios, entre outros. 

Além disso, dependendo da cor escolhida, sua cozinha poderá parecer mais ampla, arejada e convidativa.

Parece uma missão (quase) impossível? Não se desespere! A Madesa separou as melhores dicas para você acertar em cheio na cor da sua cozinha dos sonhos!

Como escolher paleta de cores para cozinha?

Para escolher a paleta de cores para cozinha é preciso ter em mente uma palavra fundamental: harmonia. E o que isso significa? Que todos os elementos do espaço devem estar coordenados para que você consiga não só deixar sua cozinha com mais personalidade, mas também mais agradável.

Assim, é preciso analisar as cores de todos os itens: pintura, revestimentos, bancadas, mobília e objetos decorativos. 

E, além disso, tudo deve estar coordenado com o estilo decorativo que você deseja imprimir e as características do espaço que deseja reforçar ou melhorar. Por exemplo, deixar uma cozinha pequena mais ampla ou ajudar a iluminar o cômodo.

Veja as dicas que separamos!

Formato e características da sua cozinha

Antes de definir uma cor, analise como é a sua cozinha e pense em detalhes que você deseja enfatizar e outros que deseja suavizar.

Cozinha pequena ou escura

Por exemplo, se a sua cozinha é pequena, foque em escolher cores que ajudem a ampliar visualmente o espaço. O ideal, para esse caso, são as cores claras que criam a ilusão de ambientes maiores.

O mesmo vale caso a sua cozinha seja escura, com poucas janelas ou pontos de iluminação natural. As paredes e detalhes em cores claras refletem a luminosidade, fazendo com que o espaço fique mais iluminado.

Cozinha comprida

Já quem tem uma cozinha comprida, como um grande corredor, pode pintar as paredes menores com um tom mais escuro (cinza, marrom ou vermelho), para que o cômodo pareça menos retangular e fique mais aconchegante.

Cozinha quadrada

Por outro lado, se a sua cozinha é muito quadrada, você pode usar as cores para adicionar mais dimensão, criando uma ilusão de ótica. Por exemplo, escolhendo uma ou duas paredes para destacar.

Composição de cores

Através de uma paleta de cores para cozinha certeira, é possível coordenar a harmonia entre móveis, revestimentos, bancadas, eletrodomésticos e acessórios, deixando um ambiente mais aconchegante e agradável.

Quer saber como? A Madesa te conta!

Cozinha criativa

Quem deseja uma cozinha mais criativa e irreverente, pode apostar em pontos de contraste com cores fortes, como vermelho ou amarelo. 

É possível fazer isso de várias formas. Por exemplo, com alguns armários com portas coloridas, uma parede pintada de uma cor mais forte ou usando um revestimento diferenciado no backsplash.

Cozinha escura

Se você quer uma cozinha em tons mais escuros, como o azul ou até a cozinha preta, atenção para suavizar outros detalhes. Caso os armários sejam pretos, prefira revestimentos de piso e parede em cores mais claras e neutras. 

Esse tipo de decoração fica bem moderna e, por isso, combina muito bem com eletrodomésticos em inox.

Cozinha branca

Já quem não abre mão da cozinha branca, pode brincar com outras cores neutras, com detalhes em tons mais fortes ou com texturas. Tudo depende do que você deseja transmitir.

Um ambiente clean e moderno, fica muito legal com móveis brancos e revestimentos também em tonalidades claras. 

Nesse caso, para quebrar a monotonia, escolha pegadores com detalhes diferentes ou revestimentos com textura. Os eletrodomésticos em inox e os objetos decorativos coloridos ajudam a pontuar com contraste.

O poder das cores neutras

As cores neutras são grandes aliadas na hora de criar uma cozinha atemporal. Embora de tempos em tempos surjam novas tendências de paleta de cores para cozinha, é importante pensar em uma decoração que continuará fazendo sentido para você ao longo dos anos.

Por exemplo, você pode amar uma cozinha amarela com azul, mas será que daqui a 10 anos você não irá se cansar de olhar para ela todos os dias? Ou, caso você mude de casa e deseje levar seus móveis, será fácil coordenar essas cores com outros ambientes?

As cores neutras têm a vantagem de combinarem perfeitamente com qualquer estilo decorativo e de nunca saírem de moda. Além disso, é muito difícil você se cansar delas. 

Caso opte pelas cores neutras e claras, ainda conseguirá um ambiente mais amplo e bem iluminado.

E engana-se quem pensa que uma cozinha neutra é sinônimo de um espaço sem graça. Existem muitos detalhes que você pode usar para enriquecer sua decoração!

Detalhes coloridos

É possível brincar com um revestimento colorido ou com uma estampa diferenciada para algum detalhe da sua cozinha, criar uma hortinha com vasos coloridos, abusar de eletroportáteis em tons mais fortes ou adicionar outros detalhes que trazem contraste.

Amadeirado

Outra ideia bacana é mesclar detalhes em cores neutras com o amadeirado. Isso porque a madeira adiciona aconchego. Então sua cozinha ficará muito mais convidativa. Você pode brincar com revestimentos em tons claros e alguns armários com acabamento amadeirado.

Decoração afetiva

Você também pode aproveitar o poder da cozinha neutra para criar uma decoração afetiva. É possível usar detalhes como porta-retratos e quadros, ou até revestimentos que lembrem momentos ou casas que você já viveu, como os ladrilhos hidráulicos coloridos.

Além de tudo isso, os móveis de cozinhas em cores neutras costumam ser mais econômicos do que os coloridos.

Como combinar bancadas e móveis

Uma dúvida muito comum na hora de definir a paleta de cores é a combinação entre as bancadas e os móveis. As cores neutras são as mais fáceis de coordenar e assegurar um espaço harmônico.

Algumas combinações clássicas são:

  • granito preto com armários brancos;
  • granito preto, marrom ou mais escuro com armários amadeirados;
  • granito ou quartzo branco com armários amadeirados;
  • granito ou quartzo branco com armários brancos;
  • mármore ou outras pedras brancas, ou bege com armários pretos ou cinzas;
  • cimento queimado com armários cinzas, brancos ou pretos.

Na hora de coordenar as cores neutras, você pode optar por uma pedra mais clara e um armário mais escuro, uma pedra mais escura e um armário mais escuro, ou uma pedra clara com armário claro.

Só tome cuidado para criar um destaque. Vai usar pedras e armários claros? Então brinque com os acessórios, adicionando um pouco de cor. 

Cozinhas Madesa: cores atemporais para decorar

Viu como não é tão complicado assim definir a paleta de cores para cozinha? 

E a Madesa, é claro, conta com opções incríveis e atemporais para tornar esse ambiente da sua casa ainda mais convidativo. Veja só!

Cozinha branca

A cozinha branca é atemporal, clean e super moderna. A Madesa conta com 3 opções de branco: com brilho, fosco e veludo. A escolha depende da sensação que você deseja trazer à sua cozinha.

Algumas cozinhas contam com detalhes que trazem contraste e personalidade, como o vidro reflex. Dependendo da iluminação do cômodo, o vidro pode ficar fosco ou transparente.

São muitas as opções de cozinha branca da Madesa, desde versões completas até às compactas.

Cozinha cinza

A cozinha cinza está em alta e tem a vantagem de ser uma opção muito fácil de combinar. Ela fica excelente com diversos estilos decorativos, como o moderno, urbano e industrial.

Atenta às tendências, é claro, a Madesa também conta com diferentes opções de cozinha cinza. Algumas têm detalhes amadeirados nas laterais, em outras, esses detalhes são brancos. E também existem versões com vidro reflex, para criar ainda mais modernidade.

Em algumas, como a cozinha Lux, as portas e gavetas recebem um vidro cinza aplicado. O resultado é um ambiente muito mais elegante.

Cozinha amadeirada

A cozinha amadeirada é perfeita para trazer mais aconchego. Ela combina com diferentes estilos e pode aparecer tanto em um espaço rústico, como em um contemporâneo. 

Além disso, a madeira combina com diferentes cores e revestimentos, como cimentícios, pedras, mármores, granitos, etc.

A Madesa conta com opções de cozinhas amadeiradas escuras e claras. O amadeirado claro é mais indicado para cozinhas pequenas e compactas. 

Já o amadeirado escuro é perfeito para quem deseja adicionar um pouco mais de contraste, por exemplo com uma cozinha com revestimentos claros e neutros.

Cozinha preta

A cozinha preta é moderna e uma verdadeira tendência decorativa. Essa é a opção ideal para quem deseja um espaço contemporâneo com uma pegada urbana, cheio de personalidade. 

São várias as opções da Madesa, tanto com detalhes laterais amadeirados, como em branco e algumas também têm vidro reflex.

Na Cozinha Reims, por exemplo, as linhas são sofisticadas e modernas e os pés são em madeira maciça, que deixam o espaço ainda mais charmoso. Na Cozinha Lux, os puxadores em alumínio trazem um aspecto bem clean.

Viu só, como escolher a paleta de cores para cozinha não precisa ser tão complicado? Na Madesa, você encontra as cores ideais para valorizar seu ambiente. Confira todas as opções de cozinha na nossa loja!