Conteúdo da Página

Na arquitetura, a cor marrom e os tons pastéis têm uma longa história: presentes em construções de madeira até a terra batida, essas cores participam fortemente da história da arquitetura – sempre garantindo um tom de sobriedade ou rusticidade ao ambiente, de acordo com a forma como é aplicado.

Por ser um tom neutro, o marrom (assim como o bege e o branco, por exemplo) pode ser combinado com uma infinidade de cores diferentes, para efeitos visuais distintos – da sobriedade à excentricidade.

Apesar de ser uma cor coringa, o marrom também pode ser aplicado de formas muito diferentes na  decoração de um ambiente e, por isso, listamos a seguir um tutorial completo sobre as melhores cores que combinam com marrom, de acordo com o resultado que você está  buscando. Confira!

Branco

Comumente usado na decoração moderna, a cor branca é responsável por trazer um aspecto clean ao ambiente. Porém, com o  excesso de cores claras e com esse aspecto leve  que o banco confere, é possível criar um ambiente muito formal – o que não buscamos para o aconchego de casa.

Por conta disso, o branco é uma das nossas indicações de cores que combinam com marrom: ao inserir elementos mais rústicos no ambiente (como móveis e objetos decorativos de madeira, por exemplo), criamos  um contraste interessante e capaz de aumentar a sensação de conforto.

Como exemplo da combinação entre branco e marrom, a Cozinha Stella, da Madesa, é um exemplo que combina elegância e rusticidade na medida certa. 

Azul

Combinar azul e marrom pode parecer uma escolha inusitada, mas, visualmente falando, esta é uma das melhores combinações dentre as cores que combinam com marrom.

Isto porque a cor azul é conhecida por trazer calma e tranquilidade ao ambiente – muito usada para fazer a decoração de quartos e ambientes de repouso em casa – enquanto o marrom traz um toque clássico de elegância e força.

Esta combinação pode formar um ambiente muito agradável e aconchegante, ao mesmo tempo que demonstra personalidade. 

Quando falamos de azul e marrom sendo usadas juntas em um ambiente, geralmente a disposição escolhida é: uma das paredes e objetos decorativos azuis e os móveis, tapetes e estofados, por exemplo, são baseados em tons pastel – como o marrom. Mas o inverso também pode-se aplicar, tornando o ambiente igualmente sóbrio e calmo!

Laranja

O laranja, entre as cores que combinam com marrom, é uma das cores que confere mais personalidade ao ambiente.

Para ambientes em que a interação e as conversas são uma constante, como a cozinha e a sala de jantar, o laranja é uma das mais indicadas entre as cores que combinam com marrom.

Conhecida por ser uma cor que traz aspectos de força e energia ao ambiente, o laranja geralmente é usado para colorir paredes únicas e detalhes dos ambientes – como uma composição de cores nos tapetes ou objetos decorativos (como molduras de quadro, porta-retratos, vasos e pinturas, por exemplo).

As flores laranja também são uma escolha inteligente para a combinação entre laranja e marrom.

Entrando como a cor neutra desta combinação, o marrom tem o papel de contrastar com sobriedade ao ambiente alegre – e pode estar presente em móveis, tapetes, cortinas, sofás e estofados. 

Aqui, é importante lembrar que, apesar de ser uma das mais conhecidas cores que combinam com marrom, a dosagem entre ambas é importante: um ambiente muito carregado em tons de marrom e laranja pode se  tornar excessivamente forte – o que não é a ideia para nenhum ambiente de convívio, conversas e energia, não é mesmo?

Por isso, para esta combinação, o ideal é apostar na elegância dos detalhes.

Preto

Muito usada na decoração de interiores, a cor preta também é um tom coringa – que se adapta facilmente e pode atuar tanto como plano de fundo, quanto como papel principal de qualquer ambiente. Por conta dessa versatilidade combinada com a imponência que a cor confere, o preto também entra na nossa lista de cores que combinam com marrom.

Nessa combinação, ambas as cores têm uma forte presença – assim como a tendência à menor possibilidade de refletir a luz. Por isso, embora muito elegante, essa combinação de cores funciona melhor em ambientes que já contam com uma boa iluminação natural.

Mas, de forma geral, a combinação entre marrom e preto na decoração de interiores, que mescla tons claros e destaques sóbrios, pode conferir muita elegância e personalidade para a sua casa.

Falando em elegância e personalidade, a Cozinha Reims, da Madesa, é um ótimo exemplo da harmonia  entre marrom e preto de forma elegante. 

Gostou do nosso conteúdo sobre as cores que combinam com marrom? Compartilhe com a gente a combinação que você mais curtiu.

Já deu para encher a mente de ideias para colocar em prática em diferentes ambientes da sua casa, não é mesmo?

Acesse nosso Blog e continue conferindo dicas sobre DIY, otimização de espaços, receitas e muito mais!

Aproveite que o Esquenta Black Friday Madesa já começou! Todas as linhas de cozinha com desconto para você renovar o seu lar e garantir os produtos com as melhores condições.