Curiosidades sobre a origem da Black Friday

0

Afinal de contas, como surgiu essa grande data do comércio?

A Black Friday é uma das principais datas do varejo. E, no Brasil, ela está muito associada a ações promocionais no e-commerce. Ocasião em que grandes marcas e grandes plataformas de venda on-line fazem campanhas arrasadoras para divulgação de suas principais ofertas.

Cada vez mais popular, a Black Friday, além de criar uma expectativa sobre o tamanho dos descontos, também desperta curiosidade sobre a sua origem. Todos querem saber como esse dia ficou famoso e por que ele recebeu esse nome específico?

História da Black Friday

Data que marca o início da época de compras para o Natal, a Black Friday nasceu nos Estados Unidos muito antes da Internet. O nome ficou associado à última sexta-feira do mês de novembro, que antecede o Dia de Ação de Graças, tradicional data comemorativa celebrada desde a época dos colonizadores pelos americanos. 

Apesar dessa associação mais recente com o comércio, tem-se informação de que o termo foi criado muito antes, em um diferente mês do ano e com uma conotação um tanto quanto negativa. Há registros de que a expressão foi usada pela primeira vez em setembro de 1869, quando dois investidores de Wall Street tentaram obter um grande resultado na bolsa de valores, mas acabaram fracassando e levaram o mercado todo a um colapso. Por conta do desastre econômico, o dia foi chamado de “Black Friday”.

Mas existem outros relatos que mostram novas utilizações ou evoluções do termo. Segundo consta, ele apareceu em um período posterior, associado a pequenos comerciantes, após um ano de grandes perdas no comércio. Contam que os comerciantes marcavam os prejuízos com números vermelhos em seus cadernos de controle financeiro. E, depois de meses seguidos de baixo volume de vendas, viram nessa data uma bela oportunidade de recuperação. Nesse momento mais propício para os negócios, passaram a ter resultados positivos, que foram registrados com números em preto na contabilidade. Ou seja, Black Friday representaria essa mudança do balanço negativo (vermelho), para o positivo (preto).

Outra história que se espalhou, afirma que a expressão surgiu relacionada a um grande congestionamento que se formou na sexta-feira antes do Dia de Ação de Graças, em 1975. A história aparece em diversas versões, algumas pessoas dizem que aconteceu em Nova Iorque e outras na Filadélfia. O motivo também divide opiniões, o causador teria sido um jogo que acontecia na cidade ou as promoções para o Natal oferecidas pelo comércio.

Se todas as histórias são realmente verdadeiras, não sabemos ao certo. Temos apenas uma certeza: a Black Friday foi ganhando cada vez mais notoriedade e importância no varejo e o termo ficou muito popular em vários países do mundo, chegando também ao Brasil com força total na última década.

A Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, exclusivamente on-line e com a participação de 50 varejistas brasileiros. A cada ano, novas empresas aderiram ao evento, fazendo a data ganhar cada vez mais importância no comércio do nosso país.

Essa é a grande oportunidade para os consumidores aproveitarem descontos imperdíveis e promoções exclusivas. E as empresas estão sempre buscando oferecer diferenciais bastante competitivos para atender as expectativas dos seus públicos.

Black Friday Madesa

A madesa também irá participar da Black Friday em 2020, disponibilizando ofertas incríveis. Essa é uma ótima oportunidade para quem quer renovar os móveis de casa e terminar o ano com ambientes mais aconchegantes e bonitos, com móveis de qualidade e com excelente acabamento.

Assim como a maioria dos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar presentes para o Natal, você também pode aproveitar as promoções para preparar seu lar para as festividades de final de ano. Com móveis novos você tem a chance de transformar as datas comemorativas em momentos ainda mais especiais. Nada como decorar uma sala de estar de forma mais agradável e bonita ou criar um espaço mais acolhedor para toda a família na sua sala de jantar. Não esqueça de preparar os quartos com armários mais espaçosos e funcionais, com design diferenciado e que combinam com o seu estilo.

Aproveite a Black Friday para tirar aqueles planos de renovação da gaveta e comece 2021 com a sua casa transformada e muito mais bonita.

Para ficar sabendo de todas as oportunidades Black Friday e não perder nenhuma oferta, cadastre-se na nossa página exclusiva e receba todas as novidades para poder economizar mais e deixar sua casa ainda mais incrível.

Você está preparado para a Black Friday? Nós já estamos.

Para se inscrever na nossa página exclusiva da Black Friday e ter acesso as promoções e descontos agora mesmo, acesse: PÁGINA BLACK FRIDAY MADESA.

Para conhecer os nossos produtos entre na nossa loja oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui