Procurando ideias para pintar suas paredes? Que tal a pintura geométrica? Sim, essa é uma tendência atual e criativa, feita através de uma técnica simples que transforma totalmente o ambiente com um custo menor que o papel de parede. Além disso, possui muitas vantagens estéticas e funcionais, e você mesmo pode fazê-la. 

Feita com desenhos de formas geométricas, das mais variadas, criando ou não padrões, a composição da pintura geométrica é bastante livre, tom sobre tom com combinações de cores. Acompanhe nosso conteúdo, e  inspire-se com as  nossas dicas de pintura geométrica. 

Você verá como ela pode ser uma boa oportunidade para você explorar sua criatividade e o “faça você mesmo”.

O que é a pintura geométrica?

A pintura geométrica é uma técnica que utiliza formas e traços geométricos combinados entre si, que resultam em um estilo moderno e personalizado nas paredes do ambiente. Os projetos usam diferentes formas e cores de tintas combinadas, recurso que proporciona beleza, cor e alegria ao ambiente.

Qual estilo de pintura usa figuras geométricas?

A pintura geométrica tem inspiração no estilo artístico intitulado  Cubismo, marcado pelo uso de formas geométricas para retratar formas da natureza. Uma das principais obras de arte desse movimento é o quadro “Les demoiselles d’Avignon”, de Pablo Picasso, feito em 1907. 

No Brasil, as primeiras manifestações do Cubismo surgiram logo após a Semana de Arte Moderna (1922). Entre os artistas brasileiros, podemos citar Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti. 

Vale a pena conhecer algumas obras desse estilo artístico, que servirão de inspiração para você, que quer mudar a decoração dos seus ambientes através da pintura geométrica.

Quais as vantagens de fazer uma pintura geométrica?

A pintura geométrica é um estilo que veio pra ficar. Ela tem como objetivo dar uma nova roupagem aos ambientes através de um estilo personalizado e criativo, principalmente se for feita pelas pessoas responsáveis pela casa. Confira abaixo, algumas vantagens de usar essa técnica na decoração:

Transforme seu espaço num lugar mais descontraído

A parede geométrica colorida quebra a monotonia dos ambientes e traz vida e alegria aos cômodos da casa. Consequentemente, tudo se torna mais alegre e descontraído. 

Traga personalidade aos ambientes

A pintura geométrica traz estilo e realça a personalidade do morador, pois a criação dos traços e formas geométricas é feita de forma única.

 Transforme o ambiente gastando pouco e sem quebra-quebra

A pintura geométrica, além de deixar o ambiente elegante, também dá um toque lúdico ao espaço e, por isso, tem a vantagem de não precisar ser feita por um profissional. Com ela, você renovará os ambientes sem precisar quebrar nada e ainda pode aproveitar as tintas que você tiver em sua casa.

Crie efeitos visuais

A parede pintada com formas geométricas traz a sensação de amplitude ao ambiente, através de listras e faixas horizontais. Já as verticais alongam o pé direito do ambiente, que parecerá mais alto. As cores escuras reduzem o tamanho do cômodo, deixando-o mais acolhedor, e os tons mais claros dão a sensação de expansão.

Como fazer uma pintura geométrica?

Defina as formas, desenhos e as cores. Faça um esboço do desenho e passe-o para a parede com um lápis. Tudo ok? Cole a fita crepe nas margens dos desenhos para delimitar a área de pintura. Pinte dentro das formas e, depois de completamente seco, retire a fita.

Quais materiais são necessários para fazer pintura geométrica?

  • Tintas para a pintura;
  • Pincéis de diferentes tamanhos;
  • Rolo de pintura;
  • Fita crepe; 
  • Tesoura;
  • Trena;
  • Lápis para desenhar;
  • Bandeja para tintas;
  • Papelão para forrar o piso.

Qual a melhor fita para usar?

Para criar os desenhos da pintura geométrica, a fita crepe é muito usada, pois depois de retirada, o efeito que ela proporciona é muito bom.

Pintura geométrica: mão na massa!

Apesar de você mesmo poder fazer a pintura geométrica , algumas habilidades são necessárias. Noção de espaço, combinação de cores e tamanho das formas geométricas, por exemplo, são itens essenciais para que o cômodo a ser pintado saia de acordo com o esperado. 

Além disso, é preciso ter alguns cuidados na realização da pintura geométrica. Paciência e criatividade, sem falar na ajuda dos materiais facilitadores, que te ajudarão na hora de colocar a mão na massa para a pintura geométrica com fita. 

Para você, que está começando nessa arte, escolha uma área pequena e comece devagar, pintando figuras menores próximas ao rodapé. Outra opção é criar formas entre a junção de duas paredes. A tonalidade escolhida também pode sofrer interferência direta da luz. Por isso, faça um teste antes de aplicar a tinta na parede inteira.

Confira, agora, os passos para uma pintura geométrica de sucesso:

1. Forre o chão

Forre o chão do ambiente em que fará a pintura com papelão ou jornal. Isso servirá para evitar a sujeira e tinta sobre o piso.

2. Prepare a parede

Se necessário, lixe a parede e pinte-a de branco para que fique uniforme antes de iniciar a pintura geométrica.

3. Faça o desenho

Faça as marcações do desenho com lápis na parede e coloque a fita crepe, formando desenhos geométricos.

4. Pinte

Com o rolo de pintura, pinte os desenhos nas cores escolhidas e, se necessário, passe uma segunda demão de tinta.

5. De olho no acabamento

Com um pincel pequeno faça os retoques e os traços mais finos corrigindo imperfeições.

Dicas de combinações de pintura geométrica

E como combinar cores e formas na pintura geométrica? Sim, esse conjunto, cor e forma, caracteriza o que se quer passar com a pintura em cada ambiente. Escolha uma cor mais viva e uma figura geométrica diferente da pintura das outras paredes. Utilize várias cores, equilibrando a segmentação entre as cores quentes e frias.

Outra opção é fazer apenas meia parede com pintura geométrica. Escolha, por exemplo, dois tons de verde, que dão sensação de maior profundidade. Outra ideia é escolher cinza e amarelo em um triângulo. A divisão das cores servirá, por exemplo, para reforçar a integração entre ambientes, como sala de estar e jantar.

Pintura geométrica em quartos

Uma parede com cores vivas traz a sensação de descontração. Por exemplo: cinza, azul e amarelo, em triângulos separados, priorizando uma das cores, em um móvel ou no lustre. 

Outra opção é criar uma figura geométrica na junção de duas paredes, combinando dois tons de mesma cor, para delimitar o canto ocupado pela cama. Complete a decoração com outras formas e em outra cor, com  almofadas e colchas que harmonizem com as cores escolhidas.

Pintura geométrica em salas

Para uma sala de jantar que abrace o jantar: experimente estender a pintura geométrica até parte do teto, criando, assim, uma perspectiva sobre o ambiente. Coloque pequenos espelhos decorativos na parede pintada e finalize com plantas naturais e um lindo abajur.

Que tal uma geometria descontraída na sala de estar? Formas sobre formas, sombreado e, no final, você terá uma parede geométrica 3D maravilhosa. Use tons claros na decoração. Outra dica é utilizar um triângulo amarelo, perto de uma janela. Ele cria um ponto focal na sala, trazendo luz ao ambiente predominantemente decorado em tons escuros.

Pintura geométrica no escritório em casa

Se as paredes do escritório forem claras, mantenha-as e crie as formas com faixas estreitas em uma única cor. Use móveis de cor neutra e alguns objetos e toques com a cor escolhida. Mas, se o escritório for integrado à sala, você pode escolher uma forma geométrica e colori-la para sinalizar a área de trabalho.

Na Madesa você aprende enquanto se diverte

Gostaram das dicas? A pintura geométrica realmente veio para revolucionar o conceito da pintura das paredes, deixando os ambientes mais descontraídos e bonitos. Sem falar no baixo custo e na excelente oportunidade para exercitar o ”faça você mesmo”.

Depois, o restante da decoração fica por conta da combinação de móveis de qualidade que você encontra na Madesa. Acompanhe outros conteúdos do nosso Blog que ajudarão você na decoração e na escolha dos melhores móveis para cada ambiente da sua casa.