Como criar um quarto de casal rústico

0

Quarto rústico: dicas para montar um ambiente nesse estilo

Um quarto de casal rústico é o estilo perfeito para quem busca por conforto e romantismo no ambiente mais íntimo e especial da casa. Conhecido e bastante procurado pelos acabamentos simples, esse tipo de quarto proporciona, também, neutralidade e sofisticação para o cômodo. 

Se você se identifica com a descrição desse espaço e quer saber como tornar o quarto o seu refúgio para renovar as energias e relaxar do jeito que você sempre sonhou, se ligue nos próximos tópicos: trouxemos dicas como os móveis ideais para um quarto rústico e a decoração que você precisa. 

O que é um quarto rústico?

Elegância e simplicidade definem bem a decoração de um quarto rústico. Esse estilo traz um ar tranquilo e suave, onde a madeira e os materiais que remetem à natureza são as atrações principais do cômodo. No quarto de casal rústico, a escolha dos elementos certos é imprescindível, uma vez que cores, luminárias, tapetes, assim como a cama e o roupeiro ditam as regras. 

Como escolher móveis rústicos para quarto de casal

Para emanar o estilo rústico, o quarto precisa seguir um dos pilares fundamentais: menos é mais. Como a própria expressão diz, o conceito mais minimalista serve tanto para o acabamento, texturas e decoração quanto para os móveis para dormitório. 

A cama deve ter o foco na cabeceira em tom amadeirado. Regra básica para esse tipo de decor. Optando por um modelo simples, você terá harmonia e elegância, dando possibilidade de destaque para os detalhes de todo o resto. Uma opção é investir em luminárias, quadros e ornamentos de parede, acima do encosto, que entreguem o charme de uma decoração nos estilos dos campos. Para compor o visual, as mesas de cabeceiras devem seguir a mesma linha da cama, mas é possível jogar com diferentes tons, para dar maior contraste.

O roupeiro é outro móvel importante e existem vários tipos que se encaixam perfeitamente nesse ambiente rústico. Contribuindo para a temática, é possível optar por um roupeiro de madeira, com design de linhas mais retas, um modelo de roupeiro que combine o tom de madeira com cores tradicionais, como o branco ou o preto, ou até mesmo apostar em algo que brinque com uma proposta mais atual, como um roupeiro rústico contemporâneo, com espelhos na porta, por exemplo. 

A cômoda é um item que super combina com um quarto rústico e romântico, né? Esse é um móvel que projeta estilo, leveza e praticidade ao seu espaço e remete aos aposentos mais retrôs. Ela pode tanto combinar com os outros móveis como ser artigo de destaque no seu projeto. Um baú aos pés da cama também pode dar graça e beleza, assim como ter muita utilidade. No quarto rústico, ele faz as vezes de calçadeira, ao mesmo tempo que permite organizar seus pertences. 

Cores e decoração para quarto rústico

E para determinar o estilo rústico do seu quarto, não são apenas os móveis que devem ter atenção especial na hora da escolha. A combinação dos elementos que fazem parte dessa composição podem ser peças chaves no sucesso do seu ambiente.

Para a decoração, invista em plantas, objetos em tons de marrom e bege, lustres no estilo campestre, peças de metal, espelhos, couro e porta-retratos. Lembre-se que materiais que lembrem a natureza ou mais rudimentares são sempre bem-vindos.

Para as paredes e piso, o revestimento pode agregar ao visual rústico. Para isso, aposte em detalhes com pedras nas paredes, madeira de demolição ou tijolinhos, e pisos de madeira ou cimentados. Se possível for, inclua a arquitetura da casa na decoração também, como o forro de madeira com vigas aparentes.

Já a iluminação é o que dá o destaque aos detalhes. Para deixar tudo em harmonia, utilize lustres com detalhes naturais ou de ferro, que dão sofisticação ao quarto. A luz mais fraca, e até mesmo distribuídas de maneira estratégica, deixam o seu cômodo ainda mais romântico e aconchegante. Se tiver uma lareira então, fica tudo mais do que perfeito. 

Na hora de escolher as cores da sua composição, invista em tons claros. Por se tratar de um lugar destinado ao descanso, é imprescindível que tudo transmita calma. Se as suas escolhas forem por móveis de madeira mais escura, o contraste com cores claras é crucial. Escolha têxteis (roupas de cama, cortinas, tapetes e almofadas) em escalas de branco, bege, cinza e rosa. 

A @jacyarabarboza arrasou na sua composição e escolheu o guarda-roupa Reno.

Um dossel é uma ótima proposta para quem busca um estilo mais romântico, assim como flores naturais, que dão sutileza ao lugar.

10 dicas para montar um quarto de casal rústico

Para o seu aposento inspirado no campo, é importante destacar o estilo que mais combina com você, com as suas necessidades e com o seu desejo. Depois disso, é hora de combinar peças e elementos para, definitivamente, ter um quarto rústico: 

1. Invista em móveis em tons de madeira.

2. Opte por cores claras para os elementos em tecido. 

3. Escolha itens de decoração com características e materiais naturais.

4. Abuse de revestimentos como pedras, madeira de demolição e tijolinhos à vista.

5. Deixe que vigas e forros de madeira fiquem aparentes. 

6. Aposte em uma iluminação indireta, com abajures e luminárias. 

7. Plantas, assim como flores naturais, são ótimas escolhas para o ambiente.

8. Dê destaque para peças de madeira, couro e ferro.

9. Utilize tapetes, cortinas e almofadas para levar mais aconchego ao espaço.

10. Eleja uma peça de destaque para dar charme à parede da cabeceira da cama.

E de madeira, nós, aqui da Madesa Móveis, entendemos. Acessando a Loja Madesa, você encontra um catálogo inteiro de móveis em diferentes tons de madeira, que são perfeitos para montar seu quarto rústico em poucos cliques, do jeitinho que você sempre sonhou. 
E se esse é o estilo que dita realmente a identidade que você quer dar para a sua casa, não deixe de conferir o nosso conteúdo incrível sobre sala de estar rústica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui