Que a cozinha é o coração da casa a gente já sabe, né? Ter um ambiente do jeitinho que você sempre quis, com os móveis de cozinha perfeitos, é a realização de um sonho. Mas, convenhamos: entrar no cômodo que bombeia o lar fica ainda melhor se ele estiver sempre cheiroso. E se for cheiro bom de comida então, é perfeito!

Sabemos que nem sempre é fácil manter tudo em ordem como gostaríamos, principalmente se a cozinha for utilizada por pessoas diferentes, como é a realidade de quem tem família grande. Por isso, e por conta desse desafio diário, de manter o cômodo onde se prepara os alimentos como o mais convidativo da casa, trouxemos algumas dicas que vão facilitar a sua vida nesse quesito. Acompanhe esse post e deixe a sua casa livre dos maus odores, com aquele cheirinho de cozinha de vó, de filme da sessão da tarde.

Ah, e se as festas de final de ano vão ter a sua casa como cenário, essas dicas podem ser ainda mais especiais para que todos se encantem com os detalhes. 

Primeiro passo: cheiro ruim? Descubra de onde vem!

Por vezes, um cheiro desagradável pode rolar em um ambiente como esse. Mas relaxe: isso é totalmente normal, ainda mais se tratando de um local onde o manuseio de perecíveis é constante. Porém, é bem importante não ignorar essa informação, buscando a fonte desse problema para que ele não ganhe maiores proporções, tornando a sua cozinha um lugar até mesmo contaminado e impróprio. 

Os casos mais comuns podem vir de ralos, da geladeira, do lava-louças, das lixeiras, da pia e até impregnado no ar. 

Mas e aí, como lidar com cada uma dessas situações? 

Ralos

Se você cozinha com bastante frequência, pode ser que o ralo da pia traga de volta o cheiro dos descartes, pois esses podem acabar presos pelos canos. Para isso, despeje meia xícara de bicarbonato de sódio com mais meia xícara de vinagre branco e deixe agir por, aproximadamente, 10 minutos. 

Porém, não se assuste: essa solução pode fazer um pouco de espuma, mas aí é só colocar um pano sobre o ralo, para que essa espuma não se alastre e, depois, limpar a região. Para deixar a sua cozinha mais cheirosa, ferva meio litro de água com limão e jogue pelo ralo. Assim, além de toda a sujeira ir embora, o ambiente ficará perfumado. 

Geladeira

Manter a geladeira limpa é um ato de higiene de bastante prioridade. Então, caso você não encontre a fonte do cheiro ruim, saiba que ele já pode ter ido embora, mas deixou rastros quase imperceptíveis. Retire tudo e limpe todo o eletro. Só assim você garante que nada tenha ficado para trás, e ainda mantém a limpeza necessária. 

Uma dica bacana para aqueles casos em que nem uma limpeza geral resolve a questão do cheiro, é umedecer um pano com vinagre branco e passar nas gavetas, grades, prateleiras e paredes internas. No final, coloque um potinho com café ou bicarbonato ao fundo da sua geladeira e deixe a magia acontecer. Esses ingredientes ajudam a absorver odores e são tiro e queda nesses casos. Mas isso só funciona depois que estiver tudo bem limpinho, tá? 

Lava- louças

Quem usa a máquina de lavar-louças com bastante frequência, pode acabar deixando alguns resíduos de comida no fundo dela, que podem gerar um cheiro desagradável. Mas isso é bem fácil de resolver: misture meia xícara de água sanitária com meia xícara de água gelada e coloque para funcionar. Depois, é só deixar agir por mais ou menos 20 minutos e enxaguar com água limpa. Essa solução é perfeita e super funciona, pode acreditar!

Lixeiras 

As lixeiras são casos bem específicos, já que estão diretamente em contato com os descartes e resíduos. Muitos deles entram em estado de decomposição ainda dentro da lata do lixo. Para que o cheiro não se espalhe pela cozinha, tomando conta de tudo, aquele truque que mencionamos no tópico das geladeiras também é válido: um pouquinho de bicarbonato de sódio ou borra de café no fundo das lixeiras, para que absorvam o odor. 

Lembrando, é claro, que é bem importante que o lixo da cozinha, principalmente o orgânico, seja trocado a cada dois dias, no máximo. Assim, você evita qualquer problema desse tipo. Ah, e lavar muito bem as embalagens destinadas à reciclagem é outra atividade que não deve ser esquecida na sua rotina.

Mas e quando o cheiro fica impregnado em toda a cozinha?

A circulação de ar é muito importante para quem cozinha, para que os odores consigam se dissipar. Sempre que for colocar as panelas para funcionar, procure abrir bem as janelas e portas. Mas, mesmo assim, é possível que o cheiro forte de algumas comidas custe mais a sair, com isso, sempre que possível, limpe tudo logo que terminar o serviço. Desse jeito, fica muito mais fácil de exterminar esses odores indesejáveis de forma mais fácil. 

Se ainda assim eles persistirem, ferva um pouco de água com vinagre e coloque cascas de maçã, canela em casca e cravo, ou cascas de limão e laranja. O cheirinho dessa mistura fica divino e, de quebra, garante um bem-estar incrível na sua cozinha. 

Outra dica para quem cozinha com frequência é a instalação de uma coifa ou depurador, ainda mais se você mora em apartamentos pequenos, ou se não tem tanta circulação de ar disponível. Quando for planejar a sua cozinha, pense em móveis que favoreçam essas instalações, de maneira que você consiga aproveitar melhor os seus espaços. 

Diquinhas extras: tirando o cheiro de peixe e gordura!

Para sumir com o cheiro de peixe:

Corte dois limões em fatias e coloque para ferver durante todo o preparo do seu peixe. Mantenha a panela com os limões e a água por perto até o final. Depois, limpe tudo com uma solução de vinagre e suco de limão. O cheiro de fundo do mar vai embora rapidinho. 

Para acabar com o cheiro de gordura:

Enquanto o óleo estiver esquentando, acrescente algumas fatias bem finas de maçã e deixe até que elas fiquem bem marrons. Sim, maçã! Antes de começar a fritar o que deseja, retire as maçãs e siga o seu preparo normalmente. Não se preocupe: as maçãs não vão alterar em nada o sabor do que quer que você pense em fritar, e ainda ajuda a dissipar o cheiro forte pela casa. 

Para que o cheiro de queimado suma de vez:

Anote aí: três limões, mais um pouquinho de cravo. E é só isso! O cheiro vai embora rapidinho e você se vê livre da lembrança da comida que passou do ponto ou não deu certo.

Duas misturinhas especiais para deixar a casa mais perfumada nesse Natal:

1 – Ferva meio litro de água com vinagre + cascas de maçã, canela em casca e cravo.

2 – Ferva um pouco de água com vinagre + cascas de limão e laranja.

Temos certeza que, com esse cheirinho, as suas celebrações vão fazer ainda mais sucesso entre os seus amigos e familiares!

Mas me conta aí: gostou dessas dicas? Conta aqui pra gente nos comentários e compartilhe! Aproveite para nos acompanhar, também, pelas redes sociais, nos perfis oficiais da Madesa no Instagram, Youtube, Tik Tok, Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest.

Todos os dias, temos dicas incríveis para você e sua casa!