Quem curte decoração e acompanha os blogs e redes sociais relacionados à área, com certeza já se deparou com o termo “DIY”. Mas você sabe o que é DIY?

A sigla vem do inglês, “do it yourself”, e nada mais é do que ”faça você mesmo”. Ela é usada para indicar produtos feitos à mão e que você pode fazer em casa para transformar o décor. Quer entender melhor? Então siga conosco!

O que é DIY?

DIY é a sigla para a expressão “do it yourself”, que em português significa “faça você mesmo”. Ela é usada para se referir a itens decorativos, utensílios e objetos em geral que podemos fazer de forma manual.

Embora esteja em alta, o termo não é tão recente. O movimento DIY surgiu por volta de 1912, mas foi apenas a partir de 1950, nos Estados Unidos, que a causa ganhou relevância.

Nessa época, começou a ser propagado o movimento anticonsumista, que visava incentivar as pessoas a reduzirem e repensarem o consumo desenfreado. Foi nesse período que começaram a surgir revistas, como Ciência Popular e Mecânica Popular, nas quais ensinava-se como produzir objetos manualmente, além de apresentar noções de empreendedorismo.

No início dos anos 2000, o movimento DIY volta à cena, dessa vez ganhando relevância no cenário punk underground como uma maneira dos músicos alternativos produzirem e divulgarem suas músicas de forma independente.

Com mais pessoas aderindo ao DIY em diversas esferas da sociedade, as empresas tiveram de se reinventar. Assim, nasceram negócios focados em produzir itens que poderiam ser montados em casa, como a IKEA, que passou a vender móveis enviados pelos Correios e montados pelos próprios consumidores. Essa ação reduzia os custos de operação e permitia vender bons móveis a valores mais acessíveis.

Como fazer uma decoração DIY em casa?

A decoração DIY está em alta e é benéfica em vários sentidos. Além de estimular a criatividade, você contribui para o meio ambiente, reduzindo o consumo e o descarte de produtos, além de deixar sua casa mais personalizada, com itens feitos por você.

Aliás, a pegada sustentável é um dos principais propulsores da volta do DIY. O estilo faça você mesmo estimula as pessoas a repensarem o consumo, criando um novo olhar para os itens que já tem em casa – e pensando em novas formas de uso para eles.

Ao invés de produzir mais lixo e gerar impacto na natureza para a produção de novos produtos, você poderá economizar e aproveitar diferentes objetos para dar cara nova à sua casa. Não é bacana?

Agora que você já sabe o que é DIY, veja as dicas e inspirações que separamos para que você possa criar uma decoração assim!

DIY para sala

A sala é o ambiente mais social da casa e, também, o que mais podemos ousar em termos decorativos. Por isso, o que não faltam são ideias de decoração DIY para esse cômodo. Veja algumas que separamos:

Nicho de parede de palito de picolé

Os nichos são clássicos e ajudam a decorar as paredes. Você poderá montar seus nichos usando palitos de picolé. É só colá-los uns sobre os outros, usando cola branca em um formato geométrico, como o hexágono. Pinte e pendure nas suas paredes.

Quadro com pregos

Outro objeto decorativo muito fácil de fazer! Use uma base de madeira e pregue alguns pregos, de modo a criar o formato ou imagem que você deseja. Depois é só ir passando uma linha sobre esses pregos, preenchendo a imagem. Por exemplo: coração, cactos, flores, frases, entre outros.

Decoração com fita Washi Tape

Outra tendência fácil de fazer é usar a Washi Tape (uma fita colorida) para decorar as paredes. Elas podem ser usadas para criar molduras e, dentro desse espaço, você pode colocar fotos ou frases que podem ser impressas em papel comum, por exemplo. Também é possível usar a Washi para criar “texturas” na parede, como cruzes, corações e outros.

Móveis de pallets

Os pallets de madeira são usados na logística para transportar diversos materiais. Eles podem ser reaproveitados na sua decoração DIY para criar diferentes móveis para sala, como sofás, racks, painéis de TV, entre outros.

Móveis reaproveitados

Ao invés de comprar novos móveis, você pode aproveitar os antigos, com uma nova pintura ou usando o item para uma nova função. Uma escrivaninha antiga pode ser transformada em um aparador, por exemplo. Ainda é possível transformar os móveis fazendo aplicação de tecido ou de adesivos.

Capas de almofadas de retalhos

Você pode usar retalhos de tecido para criar capas de almofada lindíssimas com a técnica patchwork. Para quem tem mais habilidade com esse tipo de artesanato, é possível até criar mantas para sofá ou revestir os estofados.

Vasinhos de concreto

Os vasos de plantas estão em alta na decoração e você pode criar vasinhos de concreto aproveitando copinhos plásticos como molde, por exemplo. Depois, é só pintar os vasinhos como preferir, inclusive com motivos engraçadinhos ou criativos.

Paredes diferenciadas

Você pode montar uma parede de tijolinho, com gesso ou pintura.

DIY para quarto

Usar DIY no quarto é uma maneira bem legal de reforçar a sua personalidade e estilo, com itens produzidos por você. Também existem várias ideias, como:

Iluminação

Brincar com a iluminação do ambiente é uma ótima ideia quando falamos sobre o que é DIY para o quarto. Você pode usar pisca-piscas para decorar a cabeceira da cama ou nichos e prateleiras. Também fica legal colocar o pisca-pisca dentro de uma garrafa de vidro bonita, para usar como abajur.

Canos de PVC também permitem criar uma luminária diferenciada de forma prática. Você só precisa encaixar as peças até chegar no formato desejado.

Enfeites para a parede

Para enfeitar as paredes, você pode fazer um letreiro em MDF e adicionar algumas flores artificiais ou luzes para decorar as paredes do seu quarto (essa dica também fica ótima para o home office). 

Outra possibilidade é criar um mural de recados de cortiça ou peças de macramê, que estão em alta – há vários tutoriais pela internet!

Móveis DIY

Os pallets, além das dicas que trouxemos acima, podem se transformar até mesmo em uma cabeceira para a sua cama. Os canos de PVC, também já mencionados, são versáteis e podem virar prateleiras incríveis.

Uma gaveta antiga pode ser usada como um organizador de joias. Basta dar uma pintura nova a ela, adicionar alguns preguinhos para pendurar as joias e fixar o item na parede.

Reaproveitar uma escada antiga, pintá-la e usá-la como prateleira para colocar vasos, livros ou outros objetos decorativos no seu quarto também é uma ótima ideia. São muitas opções para você criar!

Pessoa criando um projeto de decoração DIY com quadros, fitas, linhas e outros materiais.

DIY para cozinha

Na cozinha, o DIY ajuda a decorar e também a organizar, já que são inúmeras as possibilidades, como:

  • Usar latas antigas pintadas como porta-talher;
  • Reaproveitar uma tábua de carne antiga, envernizar e colocar na parede para decorar ou transformá-la em um relógio. Você também pode criar uma espécie de “bolso” com tecido pregado na tábua e usá-la como porta-talher;
  • Adesivar a geladeira;
  • Usar Lego e criar um porta-talher diferente para expor na bancada;
  • Reaproveitar potinhos de geleia para criar porta-temperos;
  • Usar pallets para criar um porta-xícara, com ganchinhos;
  • Usar cabides simples de arame e transformá-los em organizador de papel toalha para a cozinha, usando a base do cabide para encaixar o rolo de papel;
  • Usar um escorredor antigo de macarrão, pintá-lo e transformá-lo em uma luminária;
  • Reaproveitar as latas de alimentos para fazer um porta-talher;
  • Usar caixotes de feira como nichos nas paredes para organizar a louça;
  • Transformar os revestimentos usando adesivos para azulejos;
  • Usar gavetas antigas penduradas na parede como nichos.

Acompanhe a Madesa

Agora que você já sabe o que é DIY, que tal começar a usar nossas ideias e inspirações para decorar a sua casa? Se você curtiu este conteúdo, não deixe de conferir mais dicas como essa no nosso blog!

 Aproveite também para conferir as promoções imperdíveis da nossa loja oficial.