Na hora de comprar um móvel, uma das coisas mais importantes é saber as informações principais sobre o material que foi usado na produção. Atualmente, a maioria dos móveis são fabricados a partir de dois materiais diferentes: MDP ou MDF. Mas e agora, qual o melhor?

Embora passem por processos muito semelhantes de fabricação, cada um deles possui características próprias e se adaptam melhor a certos ambientes – porém, ambos são muito resistentes e excelentes para receber acabamentos.

Além disso, os dois materiais são ecologicamente corretos, pois são feitos a partir da madeira das árvores de florestas renováveis.

Quer saber qual o material ideal para a sua necessidade? Se a resposta foi sim, fique tranquilo que Madesa preparou um guia completo para ajudar você!

Afinal, o que é o MDF?

MDF é uma sigla para Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de média densidade. Esse material é caracterizado como um painel formado por fibras de madeira, unidas com uma resina por meio de pressão.

O MDF é composto por camadas externas de densidade superior e uma camada de máxima uniformidade, garantindo um excelente acabamento. Seu processo de fabricação torna as placas bem homogêneas, dando versatilidade ao material e possibilitando cortes em diferentes formatos e direções.

O que é MDP?

O MDP, por sua vez, significa Medium Density Particleboard (aglomerado de média densidade). É um painel formado por pequenos fragmentos de madeira com resina compactada em alta temperatura e pressão.

Esse processo de fabricação dá ao MDP uma estrutura composta por três camadas, uma mais grossa no centro e duas mais finas na superfície. Isso deixa as chapas mais leves, sem perder a resistência.

Ah, e ao contrário do que muitos pensam, o MDP não é a mesma coisa que o conhecido aglomerado, que é feito a partir de resíduos mais finos, como pó ou serragem.

E agora, qual o “melhor”? MDP ou MDF?

Como vimos anteriormente, a principal diferença entre MDP e MDF é o processo de fabricação – o primeiro usa fibras de madeira, já o segundo é produzido com pequenas partículas. Por isso, não é tão simples definir qual é o melhor, visto que esses materiais têm características próprias e servem a propósitos distintos.

Uma das principais diferenças para se levar em consideração na escolha entre MDP ou MDF é o tipo de corte que é feito na chapa. Sabe por quê?

O MDP é indicado para peças retas e planas, enquanto o MDF é mais versátil nesse quesito, e funciona bem em diferentes ângulos e formas.

O MDF pode sofrer danos quando recebe parafusos e pregos e é menos resistente ao peso, já que é um material mais maleável. O MDP, por sua vez, é mais indicado para a fixação de parafusos e pregos e pode receber mais peso.

Já quando o assunto é acabamento, o MDF sai na frente: isto porque absorve menos tinta. Mesmo ficando em segundo lugar, o MDP também permite uma pintura de qualidade. 

O MDF também costuma ser mais caro e mais resistente a atritos, mas não funciona tão bem quanto o MDP em ambientes úmidos. Por isso, tenha sempre em mente a funcionalidade desejada.

Assim, não cabe fazer uma comparação entre MDP e MDF para determinar qual é melhor, pois cada um, ao ser usado corretamente, desempenha seu papel para que, no final, seja possível ter um ótimo móvel, com qualidade e resistência. 

Dúvidas frequentes sobre MDP ou MDF

Ainda está em dúvida se o material mais indicado para seu projeto ou móvel é MDP ou MDF? Separamos mais algumas dicas para ajudá-lo a escolher!

Qual o melhor material para fazer móveis planejados?

Tudo depende do móvel e do ambiente em que ele ficará. Um único móvel não é necessariamente feito só com MDP ou MDF. É possível usar os dois materiais no mesmo produto, incorporando cada um deles nos lugares mais adequados de acordo com suas características.

Qual o melhor material para cozinha: MDP ou MDF?

Como usamos bastante água no nosso dia a dia na cozinha, o MDP é o mais indicado se você precisa de mais durabilidade e resistência contra a umidade. Por isso, a Madesa oferece opções de armários de cozinha completa como o Rustic Glamy, feitos de MDP. 

Já se você busca um acabamento com maior qualidade estética para sua cozinha, especialmente em áreas que não têm tanta umidade, aposte no MDF.

Como conservar MDF e MDP?

No geral, evite expor seu móvel à luz do sol e não coloque mais peso do que ele suporta. Também é importante proteger o MDF ou MDP da água e usar produtos de limpeza que não comprometam o acabamento e a resistência do móvel.

A Madesa transforma o seu lar!

E aí, já sabe qual é o melhor material para a sua cozinha? MDP ou MDF? A Madesa está sempre disponibilizando conteúdos com dicas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu lar. Você pode tirar muitas outras dúvidas como essa com os conteúdos do nosso Blog

Aproveite também para nos seguir no Instagram e no Facebook e não perder nenhuma promoção exclusiva da nossa Loja Oficial.