Afinal, existe uma altura de bancada de cozinha ideal? Sabemos que esta é uma peça que pode ter muitas funcionalidades dentro de um projeto, servindo como apoio para o preparo de alimentos, divisória de ambientes e até suporte para refeições.

Por isso, sua escolha deve levar em consideração diversos fatores que estão ligados às necessidades de cada ambiente, como o layout do cômodo e a demanda de armazenamento, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre como escolher a altura de bancada de cozinha e os principais pontos a serem considerados durante essa decisão, te convidamos a ler o artigo que preparamos!

Qual é a altura ideal para uma bancada de cozinha?

A altura de bancada de cozinha padrão varia entre 85cm e 93cm, com profundidade entre 50cm e 60cm. Essas são medidas médias, que podem variar dependendo das necessidades de uso do local. Geralmente, esta variação é definida quando a cozinha estiver sendo planejada do zero.

Além da bancada, a altura ideal da pia também pode ser levada em consideração neste momento: ela deve ser entre 85cm e 95cm, com ajustes em casos pontuais.

E a altura ideal para bancada de cozinha americana?

A altura de bancada de cozinha americana pode variar entre 92 cm e 100 cm. Mas, novamente, isso não é algo definitivo e pode ser adaptado de acordo com a necessidade de cada lar ou estabelecimento.

Também é importante ressaltar que, na cozinha americana, a bancada também serve para refeições rápidas. Por isso, é necessário pensar em banquetas confortáveis, com medidas que façam sentido para a altura das pessoas sentadas. 

Por fim, a bancada na cozinha americana pode servir, também, para suporte de eletrodomésticos, como o cooktop, auxiliando na preparação das refeições.

As medidas das banquetas também importam?

Você já precisou comer sentado em uma cadeira muito baixa ou muito alta? A experiência é bem desconfortável, não é mesmo? Por isso, as medidas das banquetas importam muito na hora de trazer conforto e bem estar durante as refeições. 

Neste momento, a dica para não errar é que a altura das banquetas acompanhe a altura da bancada, e que elas contem com uma altura entre 20cm e 30cm mais baixas que a bancada. 

Por que levar em conta a altura da bancada de cozinha?

A altura da bancada de cozinha precisa proporcionar conforto e praticidade, principalmente para quem passa muito tempo neste ambiente. Além disso, a maioria dos problemas de coluna atuais advém de má postura, que podem ser evitados com uma boa ergonomia. 

Veja a seguir os motivos para se preocupar com a altura de bancada de cozinha: 

Questões ergonômicas

A ergonomia nada mais é do que a harmonia entre o ser humano e as condições para exercer seu trabalho, no nosso caso, aqui, as tarefas realizadas na cozinha. Pensando nesse fator na hora de definir a altura de bancada de cozinha ideal, a rotina fica mais produtiva, confortável, saudável e segura.

No caso da altura de bancada de cozinha, a ergonomia correta se dá quando existe conforto e postura correta tanto no preparo das refeições, como na hora de saboreá-las. 

Com a escolha certa da altura, a saúde física a médio e longo prazo é preservada, evitando dores no pescoço, nas costas e outros esforços desnecessários.

Funcionalidade do espaço

Você sabia que a altura de bancada de cozinha ideal está intimamente ligada à funcionalidade do espaço? Isso porque a altura interfere não só na ergonomia, mas também na realização das tarefas diárias, que precisam ser feitas de maneira contínua e sem obstáculos ao longo da movimentação por todo o ambiente.

Além disso, a altura da bancada de cozinha também pode interferir nos pequenos detalhes, como na altura das tomadas – que deve ser adequada para o uso dos eletrodomésticos, smartphones e outros aparelhos elétricos e eletrônicos que possam ser usados nesse espaço e apoiados sobre a bancada.

Conforto

A altura correta da bancada de cozinha é primordial para trazer conforto para a realização das tarefas nesse ambiente, proporcionando uma interação positiva ou negativa com o ambiente no momento de cozinhar. 

Pense que, na correria da rotina, fica bem mais fácil manipular um utensílio ou eletrodoméstico sem precisar se esticar ou curvar. 

Esses são pequenos detalhes que interferem na experiência de cozinhar: quando funcionam bem, passam até mesmo despercebidos, mas, quando desalinhados, podem causar incômodos a longo prazo. 

Posicionando os diferentes tipos de bancadas

Existem diferentes tipos de bancadas, ideais para diferentes formatos e layouts possíveis para o cômodo. A seguir, reunimos os principais tipos existentes: 

  • Bancada americana;
  • Bancada de pia;
  • Bancada de madeira;
  • Bancada de outros materiais, como quartzo, mármore e granito.

Mas sabemos que, em um ambiente bem planejado, não é só o tipo de bancada (ou a sua altura) que deve ser levado em consideração. 

Por isso, nos parágrafos seguintes reunimos algumas dicas sobre como posicionar corretamente este elemento do cômodo, de acordo com as suas necessidades e espaço disponível: 

Bancada no centro

As bancadas de cozinha podem ser posicionadas no centro da cozinha. Esse modelo é chamado de ilhas de cozinha, e tem se destacado como uma das opções mais versáteis e modernas, além de trazer charme e sofisticação ao ambiente. 

A sua principal característica – por isso tão requisitada – é o espaço disponível por todos os lados, o que facilita a movimentação e interação do ambiente. Gostou desse estilo? Conheça duas sugestões de bancadas para a sua cozinha com ilha com toda a qualidade que só os móveis da Madesa oferecem:

Bancada divisória

Como citamos anteriormente, a bancada de cozinha também pode ser utilizada para dividir dois ou mais ambientes, sendo comumente utilizada no estilo de cozinha americana. Essa é uma ótima solução para qualquer cômodo integrado, especialmente em apartamentos pequenos.

Mas não é apenas a otimização de espaço que esse modelo traz de benefício. Usar a bancada como divisória de ambientes é um convite à integração da família e dos convidados, fomentando a conversa e a interação enquanto a refeição está sendo preparada. 

Isso promove a integração dos ambientes, proporcionando melhor acomodação e receptividade dos moradores e convidados. 

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog da Madesa você pode conferir inúmeras outras tendências e novidades que vão transformar todos os ambientes do seu lar. Continue conferindo!

E agora que você já sabe como a altura de bancada de cozinha ideal é importante, que tal planejar a sua? A Madesa conta com um time de profissionais especializados que podem lhe ajudar – de forma gratuita – a fazer o projeto completo da sua cozinha, garantindo ergonomia e conforto funcionalidade. Confira aqui!