Você quer repaginar a fachada da sua casa ou deixar algumas paredes internas mais bonitas e sofisticadas? Então, talvez você  possa apostar nos diferentes tipos de pedras naturais. Elas estão super em alta, e são ideais para compor a decoração do seu lar, deixando ambientes internos e externos muito mais modernos e aconchegantes. 

É possível usar os diferentes tipos de pedras naturais tanto para revestimentos de fachadas, como em paredes de salas, cozinhas, varandas, jardins e, até mesmo, banheiros. Se você quer utilizar essa estratégia para dar uma cara nova à sua casa, esse conteúdo com certeza vai te ajudar. Acompanhe e confira dicas e ideias para aplicar pedras naturais em toda a casa. Vamos lá?

Quais são os tipos de pedras naturais?

Aqui, no Brasil, os principais tipos de pedras naturais utilizadas para decoração são: filetes de são tomé, pedra ferro, granito, pedra madeira, pedra portuguesa, mármore e ardósia.

As pedras naturais aparecem com frequência nos projetos de revestimentos e paisagismo. São utilizadas em calçamentos, escadas e paredes internas e externas. Encontradas em diferentes tamanhos, texturas e cores, a beleza das pedras naturais está justamente na sua variedade, oferecendo assim uma gama imensa de opções para o seu uso.

Por sua imensa diversidade, com certeza algum dos tipos de pedras naturais irá se encaixar na sua casa. Sua aplicação também se dá de várias maneiras: em formato de mosaico, em placas como pastilhas, filetes ou ao natural. 

Quais os principais tipos usados em muros, paredes e fachadas?

A seguir, vamos ver algumas boas opções de revestimento de pedra para parede, muros e fachadas. Então, se você sempre quis saber quais as pedras mais usadas e quais os tipos de pedras decorativas mais adequadas para esses espaços, é só acompanhar nossas dicas! 

Pedra São Tomé

Se você sempre sonhou em ter um revestimento de pedra natural, a Pedra São Tomé pode ser uma excelente opção. Originária de São Tomé das Letras, cidade ao sul de Minas Gerais, ela apresenta beleza, durabilidade, resistência, além de ter características antiderrapantes e térmicas. Além da utilização em muros, paredes e fachadas, ela é excelente para áreas molhadas, como piscina e sauna.

Pedra Madeira

Essa pedra apresenta similaridade com a madeira, como diz o próprio nome. É utilizada também em pisos de garagem e ambientes internos. Apresenta diferentes cores, mas a mais procurada para revestir muros é a de acabamento amarelo. Sua utilização dá um aspecto rústico para a fachada. 

Pedra Ferro

De origem vulcânica, a pedra ferro é formada por rochas metamórficas. Sua tonalidade varia dependendo do processo de oxidação, mas de maneira geral, a textura e cores marrom, ferrugem e preto são as mais tradicionais e atrativas. Esse tipo de pedra natural é encontrada em filete ou mosaico, e é ideal no revestimento de muros, paredes e fachadas

Pedra Seixo

A Pedra Seixo é um fragmento de rocha ou mineral usada em diferentes ambientes. Este tipo de pedra natural apresenta três variedades de modelos: o natural, rolado e telado. Há também opções da pedra Seixo nas cores branco, marrom, cinza e preto.

Pedra Portuguesa

De origem portuguesa, essa pedra é composta de calcário e basalto. Tem forma irregular que facilita a criatividade dos projetos de revestimento. Suas cores mais comuns são preto e branco, mas também existem tons castanho amarelado, vermelho, azul e cinza. 

Pedra Ardósia

A ardósia é uma pedra natural que absorve pouca água, não mostra sujeira aparente e é fácil de limpar. Pode ser encontrada em diferentes cores e texturas: preto, cinza, ferrugem, grafite e verde, natural, escovada, lixada, polida ou envelhecida. 

Por que fazer um revestimento de pedras naturais?

Você pode ter vários motivos para utilizar pedras naturais no revestimento da sua casa. Além da decoração, essa matéria prima ajuda na personalização dos ambientes, na valorização das fachadas e ainda traz custo-benefício. Isso sem falar das sensações que os diferentes tipos de pedras naturais trazem. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um dos motivos pelos quais você pode investir no revestimento de pedra natural:

Personalizar a sua casa

As pedras naturais comunicam diferentes informações sobre o seu estilo e decoração, personalizando os ambientes sem ocupar espaço. 

Valorização da fachada

As pedras naturais proporcionam charme e beleza à fachada do imóvel, conferindo-lhe melhor valor de mercado.

Custo-benefício

As pedras naturais apresentam um bom custo-benefício. Inicialmente, o investimento pode parecer maior. No entanto, depois, a manutenção é muito mais baixa. Pense, por exemplo, que você nunca mais irá precisar pintar uma parede que foi revestida.

Desfrute das sensações que elas trazem

As pedras naturais abrem um leque de possibilidades nos revestimentos, e criam diferentes sensações nos ambientes. Entre elas, podemos citar: rusticidade, leveza, glamour, elegância, sofisticação, delicadeza, volume, integração, conforto e aconchego. Principalmente no inverno, essas sensações são muito importantes.

Como combinar a decoração com o revestimento?

Muito além do que revestir ambientes, as pedras naturais fazem parte da decoração. Móveis e itens decorativos vão finalizar o projeto de cada cômodo, e precisam combinar com o revestimento escolhido. 

É aqui que a Madesa pode te ajudar. A seguir, vamos trazer algumas propostas de móveis que combinem com os diferentes tipos de revestimentos. Acompanhe as nossas sugestões.

Áreas internas

Todos os ambientes internos ganham um diferencial com os diferentes tipos de pedra natural. Veja algumas propostas:

Sala de jantar

Uma parede revestida de Pedra Portuguesa pede um conjunto de mesa e cadeiras claras e  com tampo de vidro. Você pode colocar um espelho para refletir o revestimento e valorizá-lo ainda mais.

Lareiras feitas com pedra

As pedras naturais mais utilizadas para revestir lareiras são as pedras Grés e Madeira. Que tal uma estante livreiro ao lado da poltrona? Ela vai abrigar seus livros para a leitura num dia frio de inverno.

Áreas externas

Áreas externas também ganham um toque especial com revestimento de pedra natural. Vejamos alguns exemplos.

Deck com churrasqueira

Para a churrasqueira, as pedras indicadas são a São Tomé, a Ferro e a Madeira. Mas, praticidade e facilidade na limpeza são indispensáveis. Por isso, a Pedra Ferro para a churrasqueira e a ardósia para parede e piso são excelentes opções. Aproveite e finalize esse espaço com um balcão gabinete de pia e reúna todas as louças e talheres num único lugar.

Varanda com jardim no chão

Revestir uma parede da varanda com Pedra Madeira pode dar um aspecto rústico e moderno ao ambiente. Você também pode criar um jardim, seja ele na parede ou no chão. Para criá-lo no chão, você pode apostar numa estante escada para acomodar os vasos de plantas, por exemplo. A Madesa dispõe de cores diferentes.

Madesa: naturalidade e beleza para sua casa

Nós da Madesa temos como meta trazer propostas de móveis e decoração que agreguem naturalidade e beleza para sua casa. Por isso, trouxemos este conteúdo sobre os tipos de pedras naturais, já que elas aliam simplicidade e sofisticação aos ambientes. Não deixe de continuar acompanhando nosso blog e o e-commerce. Por lá, sempre temos novidades. Não perca!