Muitas pessoas sonham com a organização e a privacidade que só um closet é capaz de oferecer. Então, saiba que um quarto com closet pequeno é, sim, possível, independente do tamanho da sua casa ou apartamento. Basta improvisá-lo no mesmo ambiente, ou separá-lo por divisórias, com portas de acesso ou não, dependendo do espaço disponível.

Se esse sempre foi o seu sonho, você está no lugar certo. Preparamos para você 5 dicas de como ter um quarto com closet pequeno. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre como criar um closet pequeno e simples na sua casa, e como valorizar esse espaço através da organização. Vamos lá?

O que é um closet?

Closet é uma palavra inglesa, que significa “local fechado”. Ou seja, um local exclusivo onde são organizadas as roupas. Esse espaço  geralmente é anexado ao quarto. O closet e o guarda-roupas desempenham a mesma função de guardar e organizar roupas, sapatos e demais acessórios. 

Contudo, eles possuem diferenças importantes, como, por exemplo: o guarda-roupas é um armário móvel, que pode ser feito sob medida para ser colocado no quarto. Já o closet é um “armário” mais amplo, fixo, sem portas e que precisa ser instalado em um espaço à parte, destinado ao closet, tornando-se  uma espécie de ambiente adicional.

Closet ou guarda-roupas, qual é melhor?

Como já dissemos, tanto o closet quanto o guarda-roupas atendem à necessidade de armazenamento e organização de roupas e outros itens. Mas, trazemos alguns pontos para te ajudar nessa escolha. 

  • Necessidade e espaço: avalie o espaço disponível e a sua necessidade de armazenamento para todos os itens. Assim, o closet é uma boa opção para quem tem muita roupa, sapatos e acessórios. Agora, se você possui pouco espaço, e tem um número razoável de roupas e sapatos, o guarda-roupa é uma ótima opção.
  • Organização e funcionalidade: o guarda-roupa pode oferecer várias funcionalidades, tem espelho e pode substituir uma penteadeira, por exemplo. Por ser fechado, ainda dá a sensação de ambiente organizado. Já o closet tem mais espaço e deixa todas as peças expostas, o que facilita a escolha diária, mas necessita de mais organização. 

Faça a sua escolha de acordo com a sua rotina diária e espaço disponível. Para isso, confira os modelos de guarda-roupas da Madesa! Um deles pode se adequar a sua necessidade e decoração.

Como fazer um closet em um quarto pequeno?

Para fazer um closet em um quarto pequeno é preciso conhecer as medidas mínimas para esse ambiente. As medidas de closet de casal são de 1,30 m de comprimento por 70 cm de profundidade, e 70 cm de área para circulação.

Já para um closet de solteiro, o comprimento deve ser o que for necessário, dentro do espaço do ambiente, e a profundidade de 70 cm.

Com base nisso, seja qual for o espaço que você disponha, sempre é possível criar um closet, basta aproveitar bem o ambiente com móveis e itens de organização da maneira correta. Veja como é fácil montar seu quarto com closet pequeno, acompanhando as 5 dicas que preparamos. 

1- Seu closet precisará de uma divisória

Aposte em divisórias práticas e versáteis, criando ambientes sem a necessidade de obras.  Dessa forma, você cria o seu closet pequeno sem gastar muito. Pense que, além de delimitar ambientes, elas podem ser decorativas. 

Atualmente, existem diversos modelos de divisórias de ambientes: alvenaria, gesso, madeira, de PVC, de MDF, estantes vazadas, painéis de vidro, portas de correr e cortina divisória. Tudo vai depender do estilo de decoração da sua casa.

2- Invista em móveis para colocar suas roupas e sapatos

Agora é hora de pensar nos móveis. É importante fazer um inventário de suas roupas: peças longas, curtas, tecidos que amassam, quantos sapatos, etc, para saber qual tipo e tamanho de móveis serão necessários para armazenar e organizar os seus pertences. Vamos apresentar algumas dicas que poderão te ajudar no mobiliário para o seu closet, acompanhe!

Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras facilitam a organização de peças pequenas ou acessórios, como luvas, mantas e cachecóis. Nas prateleiras, pode-se organizar as peças de roupa dobradas, como roupas de banho ou peças de lã, e também acomodar caixas organizadoras.  

Sapateiras com espelho

Uma sapateira com porta de espelho é uma ótima solução para quarto com closet pequeno. A Madesa possui vários modelos, um deles vai se encaixar direitinho no seu projeto!

Gaveteiros ou cômodas

Você pode usar a cômoda para armazenar suas roupas, ou se o espaço for menor, os gaveteiros poderão ser mais adequados. Confira a seção de cômodas e gaveteiros disponíveis na Madesa.

Estante escada

A estante escada, além de decorativa, pode ser utilizada para guardar bolsas, sapatos, toalhas, e muito mais. Veja quais são as suas necessidades e aposte neste item extremamente versátil. A Madesa possui muitos modelos, você vai se apaixonar.

Cabideiro

Algumas peças de roupa necessitam ficar penduradas. Se você tiver poucas delas, aposte em um cabideiro de parede. Outra opção é instalar uma haste de metal no seu closet para pendurar os cabides. Eles compõem a decoração do ambiente e dão um charme adicional para o seu closet.

Penteadeira

Um closet pequeno com penteadeira é super charmoso e versátil. Nela, você poderá guardar jóias, perfumes, e outros acessórios do dia a dia, além de garantir um lindo espelho que poderá, até mesmo, dar a sensação de profundidade, fazendo o seu closet parecer maior.

3- Certifique-se de que seu closet é bem iluminado

A iluminação é muito importante no closet, principalmente se você não tiver nenhum ponto de iluminação natural. Por isso, se o seu closet for fechado, aposte na luz difusa, aquela que ilumina todo o ambiente e os móveis também. 

O tipo mais adequado de luz difusa são os plafons, lustres e pendentes, com lâmpadas amarelas ou brancas, que são mais próximas da luz natural e não interferem nas cores das roupas.

4- Use os itens de decoração a seu favor

De maneira original, charmosa e funcional, peças de valor sentimental ou recicláveis podem compor a decoração de um closet pequeno. A dica é não só apostar no senso estético, mas também na usabilidade na hora de escolher itens decorativos. Veja algumas ideias:

Malas antigas

As malas antigas são muito versáteis e podem ser de grande utilidade, guardando objetos, decorando o closet e trazendo à memória as viagens inesquecíveis. Empilhadas em um canto do closet, também podem servir de apoio para um vaso com plantas, por exemplo.

Puffs, sofás e poltronas

Extremamente versáteis, quando combinam com o ambiente, podem servir para provar os sapatos, por exemplo. Cadeiras também são bem-vindas. Um visual retrô com certeza fica muito bacana para o seu quarto com closet pequeno.

Painel

Você pode criar um painel de madeira, por exemplo, para pendurar os cintos e acessórios. Além do decorativo, deixar esses itens expostos facilita a sua escolha de acordo com o look do dia. 

5- Use técnicas de organização

Organizar o closet ou o guarda-roupas é essencial para facilitar a escolha do que vai vestir, e para isso existem algumas técnicas. Vamos trazer aqui três ideias de organização para o seu quarto com closet pequeno. Acompanhe!

Divida as roupas por cor

Organize as roupas por cores, do claro ao escuro, ou vice-versa. Dessa forma, além de organizado, o armário fica lindo e harmonioso. 

Divida as roupas por programas/situações

Aqui, você pode dividir as roupas de trabalho, roupas de sair, roupas da semana, roupas de final de semana, de praia, de frio e de treino. Essa é uma divisão que facilitará bastante o seu dia a dia. 

Use organizadores nas gavetas

As colmeias, por exemplo, organizam as peças pequenas, como lingerie e meia, em gavetas ou prateleiras. Com isso, você garante uma visualização global de tudo, o que facilita a correria do dia a dia. Coloque na frente as peças que você usa com mais frequência. 

Madesa: mais identidade para o seu lar

Você achou que seria mais difícil, né? Mas é muito fácil montar um quarto com closet pequeno quando pensamos nos espaços e os decoramos com móveis bonitos e funcionais!

Além de todas essas dicas, conte com a Madesa para montar um closet na sua casa. Nós ajudamos você a dar mais identidade ao seu lar através de móveis e itens de decoração. 

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando mais inspirações no Blog Madesa. Por aqui, você encontra muitas ideias decorativas  para todos os ambientes do seu lar.