Conteúdo da Página
ToggleVocê já ouviu falar no jardim de inverno? Ele tem se tornado bastante popular entre os projetos de interiores. Saiba que eles deixam o ambiente mais confortável, além de trazer vários benefícios.
Durante temperaturas mais baixas, você pode aproveitar e ficar mais próximo da natureza com essa opção.
Mas afinal, o que é esse conceito de jardim e como é possível criar um em casa? Continue acompanhando este conteúdo até o final para conferir todas as dicas da Madesa, além de esclarecer suas dúvidas. Vamos lá!
Você pode ler também: Decoração para jardim: 6 dicas para fazer em casa gastando pouco
O que é um jardim de inverno?
Ele é um tipo de jardim que fica na área interna da sua casa, como se fosse uma espécie de decoração com plantas no ambiente.
O jardim de inverno surgiu em países mais frios, permitindo a conexão com a natureza, já que regiões com temperaturas mais baixas acabam impossibilitando o cultivo de jardins fora de casa.
Com isso, diversas pessoas podem montar um em casa ou até mesmo no apartamento, independentemente do espaço disponível.
Você pode adaptar seu jardim de inverno conforme a sua necessidade e preferência, garantindo maior conforto ao seu espaço. Dessa forma, é possível ter um cantinho reservado para relaxar e também descansar.
Quais os tipos desse conceito de jardim?
Existem diferentes tipos de jardim de inverno e você pode escolher conforme o espaço disponível na sua casa. Lembrando que o principal objetivo deste conceito é deixar seu ambiente mais arejado e confortável.
Por isso, é fundamental conhecer cada um deles, para garantir o aconchego que um jardim interno pode possibilitar a todos. Confira abaixo!
Jardim interno aberto
Nesse tipo, é possível montar um modelo sem dividir o ambiente dos demais — por exemplo, sem paredes.
O jardim interno aberto é mais recomendado para ambientes com um espaço maior. Contudo, também é possível investir em espaços pequenos, decorando o cômodo com pequenas plantas em uma parte de casa.
Jardim interno fechado
Já na modalidade fechada, não há integração do jardim com os demais ambientes da casa. Um grande exemplo disso são os modelos projetados como estufas, onde há uma divisão de paredes, principalmente com portas de vidro.
Jardim interno pequeno
Como o próprio nome diz, ele é recomendado para quem não tem muito espaço disponível em casa. Então, defina uma pequena região do seu lar, onde você pode inserir elementos e até mesmo montar um jardim vertical.
Onde montar um jardim interno?
Como já mencionamos, você precisa escolher o lugar conforme a sua necessidade e também preferência. Isso porque existem infinitas possibilidades de lugares para montar um jardim de inverno.
No entanto, antes de escolher o lugar, é necessário analisar alguns pontos, como tamanho disponibilizado na área interna da casa. Isso vai fazer toda a diferença quando montar seu projeto de decoração.
- Na sala: esse é um dos ambientes favoritos para colocar um jardim de inverno. Você pode montar uma pequena estufa, dividindo uma parte do cômodo, possibilitando mais destaque ao lugar. Se você tem uma varanda na sua sala, esse é o espaço perfeito para montar seu jardim da melhor forma.
- Na cozinha: você pode trazer uma área verde para esse cômodo sem nenhuma preocupação, possibilitando, assim, momentos de tranquilidade. É possível utilizar plantas suspensas no ambiente.
- Embaixo da escada: o vão debaixo da escada é um excelente lugar para você montar esse conceito de jardim. Isso porque é um espaço que não será utilizado, possibilitando um ambiente funcional e encantador.
- No banheiro: também é possível decorar esse ambiente, basta apostar em plantas na parede, ou seja, um jardim vertical. Com isso, você garante seu momento de relaxamento.
- No corredor: você pode transformar essa parte da sua casa em um belo jardim, decorando-o com diversos tipos de plantas.
Viu só? São várias sugestões para você aproveitar na sua casa ou apartamento. Um dos principais benefícios desse conceito é sua versatilidade e funcionalidade.
Quais são as plantas de jardim de inverno?
As plantas são as protagonistas dos jardins de inverno, então, é necessário saber quais são as ideais para esse ambiente.
Na hora de escolher, veja qual planta se adapta melhor ao ambiente interno, que não precisa sempre da luz do sol. Confira algumas opções!
- Suculentas;
- Orquídeas;
- Samambaias;
- Espadas de São-Jorge;
- Jiboias;
- Lírios da paz;
- Ráfis;
- Begônias;
- Entre outras.
Contudo, antes de optar pelo seu tipo de planta, analise o tamanho do ambiente disponível no seu jardim, para que ela tenha o espaço ideal.
Outra opção mais simples e barata são as plantas artificiais, ideais para uma decoração interna. Você não precisa se preocupar em regar, entre outros cuidados. Apenas mantê-las limpas.
O jardim de inverno é uma ótima oportunidade para você estar em contato com a natureza sem precisar sair de casa. Além disso, ele traz diversos benefícios, como relaxamento, melhora o ar no seu ambiente, entre outras vantagens.
Contudo, tenha atenção aos cuidados necessários para criá-lo e mantê-lo.
Gostou das nossas dicas? Buscamos trazer sempre o que há de melhor para a decoração da sua casa, além de garantir o bem-estar de todos. E agora que você já sabe sobre o jardim interno, aprenda a decorar sua área externa também.