Você já ouviu dizer que a cozinha é o coração de um lar? Num cômodo tão essencial para qualquer casa, a beleza, a organização e a funcionalidade são itens que andam lado a lado. E quando tratamos sobre um ambiente pequeno, um modelo de cozinha compacta pode representar a escolha ideal. É sobre ela que vamos falar hoje!

A Madesa é apaixonada por cozinhas e, por isso mesmo, elas são o nosso carro-chefe. Como especialistas no assunto, preparamos dicas e inspirações para você montar a cozinha dos seus sonhos com espaço de sobra. 

Afinal, escolhendo o modelo de cozinha compacta adequado ao ambiente, você verá como é fácil otimizar os espaços e garantir armazenamento, organização e beleza. Acompanhe!

O que é uma cozinha compacta?

Um modelo de cozinha compacta é aquele com módulos reduzidos e com compartimentos estratégicos, que são elaborados especialmente para se adequarem a ambientes menores —  que, como sabemos, precisam que cada cantinho seja muito bem aproveitado. 

Sendo assim, podemos dizer que esse tipo de cozinha tem como objetivo otimizar os espaços, trazendo praticidade e funcionalidade às tarefas diárias nesse ambiente (sem abrir mão do design). 

Com o modelo de cozinha compacta é possível, por exemplo, valorizar os pontos positivos da sua cozinha, criando espaços funcionais que atendam às necessidades de armazenamento e disposição dos eletrodomésticos. 

Como é cozinha compacta?

As cozinhas compactas têm como característica principal uma modelagem compacta e reduzida, e contam com armários prontos e modulares unidos e embutidos, atendendo a diversas necessidades de armazenamento, funcionalidade e praticidade — tão essenciais em ambientes pequenos. 

Não à toa, o modelo de cozinha compacta é uma ótima opção para apartamentos ou alguns estilos de cozinha, como a americana ou minimalista. 

Qual a diferença de cozinha compacta para cozinha completa?

As principais diferenças entre a cozinha compacta e o modelo de cozinha completa são: o uso do espaço, a escolha dos móveis para armazenamento e o tipo de eletrodomésticos. Nos tópicos seguintes, explicamos melhor sobre cada uma delas:

Uso do espaço

Na cozinha completa, considera-se que os móveis e módulos estarão dispostos em um ambiente mais amplo e com metragens maiores. Por isso, esse tipo de cozinha costuma ter móveis mais espaçosos em comparação ao modelo de cozinha compacta.

Por sua vez, o modelo de cozinha compacta é projetado para apartamentos e casas pequenas e, por isso, há uma disposição inteligente e econômica, incorporando os elementos essenciais de uma cozinha — sem deixar de lado a praticidade do ambiente.

Armazenamento

Com armários amplos e sem uma grande necessidade de otimizar o espaço, as cozinhas completas podem se diferenciar do modelo de cozinha compacta pela disposição de itens como armários retráteis, prateleiras suspensas e gavetas com divisórias. Isso porque, nos modelos compactos, esses itens aparecem com mais frequência e em lugares estratégicos, pensados para se adaptarem a ambientes menores.

Eletrodomésticos e acessórios 

Em uma cozinha completa, você pode apostar em uma variedade de eletrodomésticos de diferentes tamanhos, como geladeiras de duas portas e fogão de múltiplas bocas, por exemplo. Na compacta, prioriza-se a otimização de espaços com eletrodomésticos embutidos, como o cooktop

Quais as vantagens da cozinha compacta?

Como você já deve ter percebido até aqui, a principal vantagem do modelo de cozinha compacta é a otimização do espaço. Mas esses modelos não oferecem apenas vantagens relacionadas à economia de espaço: eles também podem ser cruciais para melhorar a organização, a funcionalidade e até mesmo a mobilidade do ambiente. 

Isso acontece porque, uma vez que o ambiente conta com maneiras eficientes de organizar todos os itens essenciais a ele, os espaços comuns e de passagem do cômodo também podem tornar-se mais amplos.

Como ter uma cozinha pequena e funcional?

Para ter uma cozinha pequena e funcional, é preciso que o planejamento priorize o aproveitamento do espaço, a circulação no ambiente e o armazenamento. Tudo isso pode ser feito com a escolha apropriada dos móveis e eletrodomésticos, o que pode incluir a cozinha compacta. Nos parágrafos seguintes, explicamos melhor sobre essas dicas:

Prateleiras e nichos

Aproveitar as paredes pode ser muito positivo quando você está lidando com um ambiente pequeno. Por isso, itens como armários suspensos, nichos, suportes e prateleiras, por exemplo, podem transformar as paredes em espaço útil, dando mais opções de armazenamento e decoração para você. 

Móveis modulados, nesse caso, são ótimos aliados: eles se encaixam perfeitamente em locais com espaço reduzido, não deixando nenhum cantinho sem aproveitamento.

Reorganize armários

Com os armários definidos e as paredes ocupadas, é essencial que, internamente, também haja uma organização. Por isso, é indicado que a geladeira e armários sejam revisados periodicamente — garantindo a permanência de itens essenciais e abrindo espaço para novos utensílios. 

Aqui, uma dica é contar com a ajuda de caixas e cestos organizadores, eles ajudam a manter tudo em ordem por mais tempo. Lembre-se: a cozinha organizada torna-se funcional, bonita e aconchegante.

Invista em uma cozinha compacta

Como já comentamos, uma cozinha pequena e funcional precisa contar com estratégias eficientes para otimização do espaço. Nesse ponto, o modelo de cozinha compacta pode ser essencial. Com ela, é possível organizar os utensílios e objetos de decoração de forma compacta, liberando espaços do ambiente para outros tipos de mobília, ou mesmo a passagem de pessoas. 

Se você se interessou pelo tema e quer conhecer mais sobre cozinhas compactas, convidamos você a conhecer os armários para cozinhas compactas da Madesa! Eles são feitos especialmente para atender as necessidades de uma cozinha pequena. Veja:

Cozinha Compacta Acordes 

A cozinha Acordes é uma cozinha compacta na medida certa. Ela conta com espaços bem distribuídos para forno, microondas e toda a parte de louças, panelas, acessórios e mantimentos, enquanto a presença dos módulos separados pode ser muito útil em ambientes reduzidos, pois facilita a distribuição das peças de acordo com o espaço e necessidade!

Cozinha Compacta Rustic 

Compacta e funcional, a cozinha Rustic Agata é ideal para otimizar o espaço do ambiente. Os armários e balcões são pensados para o máximo aproveitamento do espaço, tanto interna como externamente. Em um dos balcões, inclusive, é possível a instalação de cooktop. Além disso, todos os armários contam com pés removíveis, que facilitam na hora da limpeza.

Cozinha Compacta Stella

A linha Stella de cozinhas da Madesa possui excelente acabamento e materiais de alta qualidade. Apesar de compacta, essa cozinha possui três balcões com ótimo espaço de armazenamento, ideal para um ambiente organizado e super funcional.

Gostou de conhecer sobre o modelo de cozinha compacta e como sua presença em ambientes pequenos pode ser transformadora? Então confira nosso site e fique por dentro de todos os modelos disponíveis!