Os móveis modulados são opções muito interessantes na hora de montar sua cozinha. Afinal, eles adicionam funcionalidade e contam com excelente custo-benefício. Dessa forma, é possível ter a sua cozinha dos sonhos, totalmente funcional, gastando menos.

Para atingir esses objetivos, contudo, é muito importante que você escolha corretamente os módulos, assegurando que eles realmente sejam adequados ao seu espaço e a sua rotina.

Não sabe como fazer isso? A Madesa te ensina!

O que são os móveis modulados e por que usá-los?

A cozinha modulada é aquela composta por móveis modulados, que são pré-fabricados e configurados de acordo com suas necessidades e as medidas do seu ambiente.

Enquanto os móveis planejados são criados sob medida para a sua cozinha, os móveis modulados têm módulos já prontos, fabricados em grande quantidade pela empresa responsável. Então, você poderá montar seu projeto usando esses módulos e otimizando o espaço disponível.

                       A cliente Madesa @mariane.gerstner investiu em espaço e sofisticação para seus armários.

São muitas as vantagens de contar com uma cozinha modulada, tais como:

  • Custo mais acessível, porque os módulos são produzidos em maior quantidade, então acabam custando menos do que um móvel planejado;
  • Mais rapidez para montar e usar sua cozinha, pois os módulos já estão prontos, assim é só fazer a compra e aguardar a entrega para começar a usar o espaço;
  • Possibilidade de personalização, já que você escolhe os módulos que deseja e a localização deles, podendo optar pela quantidade de armários, número de gavetas, divisórias internas, etc.;
  • Versatilidade de cor e estilo, com módulos para diferentes tipos de cozinha e estilos de decoração;

Pode levar seus móveis modulados com você caso mude de casa (uma opção  incrível para quem mora de aluguel, por exemplo).

 Como montar uma cozinha com módulos?

Montar uma cozinha modulada não é uma tarefa muito complicada, mas você precisa considerar suas necessidades e as dimensões do espaço, analisando quais módulos seriam mais interessantes para o seu caso.

Existem alguns, no entanto, que trazem muita versatilidade no dia a dia – os quais você precisa considerar quando estiver montando sua cozinha. 

Para ajudar os clientes, a Madesa disponibiliza o serviço de projeto grátis. É só você enviar para nossos especialistas as informações básicas sobre sua cozinha dos sonhos e nós iremos montar o projeto para você.

Veja as dicas que separamos para montar sua cozinha com móveis modulados.

Torre quente

A torre quente é um móvel que traz muito mais funcionalidade no uso da cozinha, além de otimizar o seu espaço, adicionando um toque sofisticado ao ambiente.

Geralmente, ela possui espaço para forno e micro-ondas que pode ser normal ou embutido. Algumas versões contam com prateleiras removíveis, o que facilita na hora de usar, assegurando que a torre comporte diferentes tamanhos de eletrodomésticos.

Outros modelos, além do espaço para os fornos, contam com área de armazenamento, como nichos extras ou portas, o que é excelente para ter mais locais para guardar seus

A cozinha Lux, da Madesa, por exemplo, possui uma torre quente com 70cm, 3 portas e 2 nichos (um para o forno e outro, menor,  para o micro-ondas).

Pia

A parte da pia é um dos elementos centrais de qualquer cozinha – e você precisará considerar os armários que irá usar nessa área, assegurando espaço suficiente para suas demandas.

É imprescindível que a pia tenha uma bancada, por isso prefira móveis modulados com bancada ou tampo que possam ser encaixados na pia. Se a sua pia já tem bancada, contudo,  você pode optar por um armário sem tampo.

A cozinha Lux, da Madesa, é um exemplo, pois conta com  armário para pias que já têm bancada, porque o balcão comporta a instalação de pias de pedra ou inox e não acompanha tampo.

Ah, e é importante que você avalie o espaço interno do armário, assegurando que haja local para guardar suas panelas e itens que você mais usa no dia a dia!

Paneleiro ou gavetões

Algumas cozinhas moduladas contam com a presença do paneleiro, um móvel específico para guardar as panelas, mas que também pode ser usado para outros itens, como as louças e até os mantimentos (funcionando como uma despensa). 

Esse é um móvel que pode ter 1, 2 ou até 3 portas e várias divisórias internas.

Outra opção muito em alta são os gavetões, presentes em bancadas e até nos móveis para encaixar embaixo da pia. 

A grande vantagem desses gavetões é que eles são mais fundos e perfeitos para guardar os itens maiores, como as panelas. Você também pode usá-los para guardar alimentos.

Armários aéreos

               A cozinha modulada Madesa de @ree_ramos foi feita pensando no melhor aproveitamento do espaço.

Nada melhor do que aproveitar as paredes para o espaço em que você guarda os itens da cozinha!

Os armários aéreos são essenciais em qualquer cozinha. Neles, você pode guardar louças, copos, taças e eletroportáteis como liquidificador, espremedor de fruta, fritadeira, etc.

Use os armários mais de cima para guardar os itens que não usa muito, como as louças específicas para determinadas datas (por exemplo aquelas que você só usa em festas ou ocasiões especiais) ou para eletroportáteis pouco usados.

Algumas opções de armários aéreos modulados têm portas de vidro, que são um charme a mais. Você pode usar esses armários para guardar seus copos e taças ou suas louças mais bonitas, dando destaque às peças.

Esse também é um recurso interessante para as cozinhas pequenas, porque como o vidro é um material translúcido, ele pesa menos visualmente.

Prateleiras e nichos

Ainda nas paredes, uma solução interessante de armazenamento é investir nas prateleiras e nichos. Como são abertos, eles pesam menos visualmente e permitem organizar vários itens, além de ajudarem na decoração.

Você pode incluir seus objetos mais bonitos nesses locais e também usar itens decorativos, reforçando o estilo da sua cozinha modulada!

Outras ideias de armários

Dependendo das suas necessidades e do tamanho da sua cozinha, pode ser interessante pensar em outras soluções de armazenamento, como armário para condimentos ou porta pano de prato.

Esses são itens menores, geralmente de correr, que podem ser instalados próximo ao fogão ou aproveitando um “cantinho” da sua cozinha. São ótimos para guardar os temperos, o óleo, o azeite e também para pendurar o pano de prato, tornando sua rotina mais prática e funcional.

Dependendo do formato da sua cozinha, também pode ser interessante investir em armários de canto, que otimizam ainda mais o espaço.

Se você sonha em ter uma ilha, avalie se existe espaço suficiente na cozinha para isso. Em geral, a ilha não deve ocupar mais que 10% da área da sua cozinha. 

Caso haja espaço, pense também em detalhes como tubulação, eletricidade e encanamento, assegurando que a ilha possa comportar fogão, pia ou outros eletros que queira usar nesse espaço.

Qualidade dos móveis

Além de pensar nos móveis mais utilizados, na quantidade e na disposição deles, não deixe de avaliar a qualidade dos modulados que está comprando. É muito importante que eles sejam produzidos de materiais duráveis, não apenas a madeira, mas também as ferragens e os acabamentos.

Por exemplo, a cozinha Lux da Madesa conta com ferragens de alto padrão, puxadores em alumínio, amortecedores para o fechamento suave das portas, pistão a gás para abertura da porta basculante, pés reguláveis em PVC e rodapés removíveis em MDP e de encaixe fácil (que facilitam a limpeza).

Avalie, ainda, a qualidade da pintura. As cozinhas da Madesa contam com pintura poliéster, com 7 camadas de proteção, sendo resistentes à água, álcool e calor.

Design

Por fim, avalie o design da sua cozinha modulada, assegurando que ela está de acordo com a decoração da sua casa, seus desejos e personalidade.

É possível encontrar diversas opções, desde as mais neutras e básicas, até modelos coloridos, sofisticados ou rústicos.

Se você tem uma cozinha pequena, prefira as versões de móveis modulados em tons neutros e claros, que ajudam a ampliar o espaço. A cozinha Lux, da Madesa, é um bom exemplo, já que suas portas são em branco veludo e o acabamento da estrutura é em amadeirado, trazendo um toque clean e sofisticado ao mesmo tempo.

Não se esqueça de sempre medir corretamente a sua cozinha e os móveis, assegurando que tudo ficará como o esperado, ok?

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher os móveis modulados para compor sua cozinha? Acesse a loja da Madesa e veja as opções incríveis de cozinha para transformar a sua casa e a sua rotina!