Morar em ambientes pequenos é a realidade da maioria dos brasileiros. E, nessas horas, uma dúvida bem comum é sobre a decoração de apartamento pequeno. Afinal, ela precisa ser pensada com cuidado, fazendo com que os espaços pareçam mais amplos e aconchegantes.

Se você vive em um apê, não precisa se preocupar, porque com alguns truques é possível ter um resultado bem bacana no seu décor. Siga conosco e veja quantas dicas legais nós separamos!

As bases da decoração de apartamento pequeno

Para montar a decoração de apartamento pequeno, existem algumas “regrinhas” que devem ser consideradas. São elas: minimalismo, organização e planejamento.

A primeira é aquela velha máxima do “menos é mais”. Em um ambiente com metragens reduzidas, é importante usar apenas os mobiliários e objetos necessários, evitando os excessos – que atrapalham a circulação e pesam visualmente.

A segunda é fundamental para fazer com que o seu apartamento pareça mais amplo e arejado. A bagunça e o excesso de itens pendurados ou jogados sobre mesas e bancadas, por exemplo, transmitem uma sensação de sufocamento, fazendo com que as áreas pareçam menores do que realmente são.

E, por fim, planejamento. Isso significa sempre medir muito bem cada cantinho de casa antes de comprar os móveis ou objetos de decoração – e analisar cuidadosamente todas as possibilidades de compor um espaço antes de decorá-lo.

Seguindo essas regrinhas básicas, a decoração do seu apartamento pequeno ficará um sucesso.

Como fazer a decoração de apartamento pequeno?

Além das dicas de ouro que demos no tópico anterior, existem outras que você poderá colocar em prática na sua casa. Veja quais são!

1. Tons claros

As cores claras são excelentes para refletir a luminosidade e fazer com que os ambientes pareçam mais amplos. Mas isso não significa que você precisa pintar tudo de branco, usar móveis sem cor e deixar seu apartamento totalmente sem graça.

Use tonalidades mais claras nas paredes e nos móveis principais – e deixe os tons fortes e coloridos para os detalhes, como as almofadas, a manta do sofá, a roupa de cama, os quadros nas paredes etc.

E o tom claro não é apenas branco, ok? Os famosos tons pastéis entram nesse esquema e estão muito em alta, por exemplo com uma decoração candy colors.

2. Iluminação

Um ambiente bem iluminado também parecerá maior. Junto das tonalidades claras, a luz refletirá melhor, fazendo com que o apartamento fique visualmente mais espaçoso e aconchegante.

Então, valorize a iluminação natural, aproveitando bem as janelas do seu apê. Além dela, invista em um projeto de iluminação artificial, com pontos de luz como luminárias, lustres, plafons, abajures, pendentes etc.

Para os locais em que o aconchego é mais importante, você pode usar lâmpadas de luz amarela e nos locais onde é preciso mais concentração, como na cozinha e no home office, lâmpadas de luz branca.

Se a ideia é destacar os objetos decorativos da parede, como os quadros e esculturas, você poderá usar luzes posicionadas.

Sala de um apartamento pequeno decorada com um sofá azul, amolfadas amarelas, violão, luminária e parede de tijolinhos pintada de branco.
A iluminação é muito importante para trazer aconchego ao ambiente.

3. Espelhos

Esse é um velho truque de decoração de apartamento pequeno – que sempre aparece nas revistas especializadas e também nos apartamentos decorados das construtoras. O espelho, por refletir o ambiente, dá a ilusão de ótica de que o espaço é maior.

Mas para conseguir isso é preciso atenção, escolhendo e posicionando o espelho corretamente – principalmente tomando cuidado com o que o espelho irá refletir e evitando posicioná-lo em um local que sofra incidência solar, causando desconforto visual.

Para ampliar a sala de jantar do seu apartamento, por exemplo, você pode colocar um espelho grande cobrindo quase toda uma parede. Ele refletirá o restante do ambiente e ajudará a enganar o olhar, ampliando o espaço.

Se não der para usar espelho, outra dica interessante é investir em superfícies espelhadas. Por exemplo, uma ou outra porta do armário da cozinha ou um móvel espelhado, como o aparador da sala de jantar.

Nos banheiros pequenos, os espelhos são itens fundamentais, ajudando no dia a dia e também ampliando o olhar.

4. Ambientes integrados

Cada vez mais, as plantas integradas ganham espaço – e isso não é por acaso. Ambientes com menos paredes dão uma sensação de amplitude ao olhar, sendo um truque excelente de decoração de apartamento pequeno.

Se o seu imóvel não é totalmente integrado, antes de derrubar qualquer parede, sempre converse com o engenheiro responsável pelo prédio, evitando tirar alguma parede de sustentação.

Para decorar ambientes integrados, a ideia de ter algum item que se repete é excelente para gerar harmonia. Você pode escolher, por exemplo, uma cor, que aparecerá nos dois ambientes ou um material, como a madeira. Esse detalhe simples faz toda a diferença.

Além disso, outra dica bacana para ambientes integrados é usar o mesmo revestimento no piso em todas as áreas. Assim, você garantirá uma sensação de continuidade – fazendo com que o espaço pareça mais amplo.

5. Área de circulação

Quando for escolher seus móveis, tome cuidado para não comprometer a área de circulação. Móveis grandes demais acabam deixando o espaço com um aspecto “sufocante” e fazendo com que ele pareça menor do que realmente é.

O ideal é que haja uma circulação mínima de 70 centímetros entre os móveis. Mas é claro que isso dependerá das configurações de cada ambiente. Para não correr riscos, use o mínimo de móveis possíveis.

Por exemplo, em uma sala de estar pequena, é possível dispensar a mesinha de centro, que não é um móvel extremamente necessário e que pode comprometer a circulação, deixando o ambiente apertado.

6. Espaço vertical

Nichos e prateleiras são excelentes aliados da decoração de apartamento pequeno. Afinal, nada melhor do que usar o espaço das paredes para organizar diferentes itens. Como eles são abertos (ao contrário dos armários que possuem portas), não pesam visualmente e trazem uma sensação de leveza ao olhar.

Em apartamentos muito pequenos, a dica é usar nichos e prateleiras da mesma cor da parede, criando uma continuidade visual bem bacana e fazendo com que o espaço pareça maior.

Nessas áreas, você poderá organizar seus livros, objetos de decoração, vasos de plantas e outros itens.

Inclusive, as prateleiras também são interessantes nas cozinhas pequenas. Se você não tem espaço suficiente para guardar tudo o que precisa, use algumas prateleiras e nichos para “quebrar” o aspecto mais “pesado” dos armários.

Cozinha pequena com prateleiras na parede para otimização de espaço.
Na decoração de apartamento pequeno, prateleiras e nichos trazem uma sensação de leveza.

7. Móveis planejados ou modulados

Em um apartamento pequeno, não podemos “desperdiçar” nenhum centímetro. Por isso, os móveis planejados e modulados são fundamentais. Com eles, você consegue aproveitar melhor o espaço disponível e ainda traz mais funcionalidade, pois o mobiliário é criado de acordo com as suas necessidades de organização.

No caso dos móveis planejados, eles são feitos sob medida para o seu ambiente. Os móveis modulados são aqueles que você compra módulos e vai “montando” o seu ambiente, conforme suas necessidades.

8. Móveis translúcidos e vazados

Por fim, em relação ao mobiliário, prefira usar um ou outro móvel translúcido, transparente ou vazado.

A mesa de jantar, por exemplo, pode contar com um tampo de vidro – ou as cadeiras podem ser de material transparente. Como a luz atravessa por eles, o ambiente parece mais leve e mais amplo.

O mesmo vale para os móveis vazados, como prateleiras suspensas ou estantes vazadas.

Confira como os clientes Madesa decoraram seus apartamentos

Com todas essas dicas de decoração de apartamento pequeno, ficou mais fácil transformar a sua casa, certo? Comece a colocar nossas sugestões em prática: acesse a nossa loja online!