Sempre parceiro da cor preta, o branco era a aposta de composição para as cozinhas. Mas, agora quem entra em cena para uma nova composição é o cinza! Isso mesmo, uma cozinha preta e cinza: elegância e sofisticação no ambiente. Se essa ideia te agrada, você está no lugar certo porque essa é a proposta da Madesa para o conteúdo de hoje. 

Mas, preto e cinza, será? Sim, tudo a ver! O cinza é neutro e vai equilibrar o tom intenso do preto. Uma cozinha com esses tons agrega o requinte do cinza com a modernidade do preto, criando assim um ambiente elegante e sofisticado.

Se você gostou dessa combinação atemporal e marcante, continue a leitura. Vamos trazer dicas de como você pode criar a cozinha preta e cinza dos seus sonhos. Afinal, a cozinha é o coração da casa e ela merece uma versão moderna, elegante e sofisticada.

A elegância das cores neutras

As cores neutras são atemporais e sofisticadas para criar diversos ambientes. Combinadas entre si, podem criar espaços versáteis, como uma cozinha preta e cinza, por exemplo.

O preto é uma cor neutra, que caracteriza a elegância e a formalidade. Sua utilização é frequentemente usada para adicionar um toque sofisticado aos ambientes ou à decoração. 

o cinza também é uma cor neutra muito versátil, que vai desde os tons mais suaves, aos mais escuros. É bastante utilizado em paredes, móveis e acessórios e combina muito bem com outras cores.

O resultado da combinação do preto com o cinza traz à cozinha um visual sofisticado e contemporâneo. Versáteis, essas duas cores neutras adaptam-se a diferentes estilos de decoração, desde os minimalistas até os mais luxuosos.

Assim, você pode explorar essas duas cores de incontáveis formas: nos revestimentos de parede e piso, armários, eletrodomésticos, itens de decoração e até mesmo criar um ponto de cor, com uma delas. 

Por que ter uma cozinha preta e cinza?

Por serem duas cores atemporais e neutras, além de combinarem entre si, elas ainda podem dialogar com outras cores, diversificando assim as sensações do ambiente. Mas, qual a cor que combina com elas na cozinha? Veja algumas dicas de como combinar outras cores e quais sensações elas imprimem ao ambiente.

  • Na cozinha preta e cinza, a madeira clara em tom de amarelo, para a mesa, e o piso claro, também na mesma tonalidade, criam a sensação de conforto ao ambiente.
  • A mistura de textura, como parede de tijolos aparente ou um balcão de concreto, trazem um toque rústico ao ambiente. Já as peças em madeira, conferem elegância e aconchego à cozinha.
  • As paredes pintadas de cinza em tons claros equilibram a escuridão, se os armários forem pretos.
  • As cores vibrantes como amarelo, azul ou vermelho podem estar presentes em detalhes nos armários e eletrodomésticos, trazendo a sensação de revitalização ao ambiente e levando a alegria de uma cozinha colorida ao ambiente.
  • Para um ambiente mais iluminado e quente, combine com a sua cozinha preta e cinza tons de amarelo, laranja ou vermelho. 
  • Para uma cozinha que inspire calma e frescor, combine tons de verde, azul ou violeta.

Modelos para se inspirar

Você pode apostar numa cozinha preta e cinza independentemente do tamanho e espaço que ela possua. A simples combinação dessas duas cores neutras e atemporais já vão garantir elegância e sofisticação ao ambiente. Vamos apresentar diferentes configurações de cozinha, e como todas podem incorporar esse estilo. Observe!

Cozinha linear

A cozinha linear é indicada para ambientes pequenos, estreitos e longos. Ela é muito comum em apartamentos e permite a otimização e aproveitamento do espaço.

Cozinha americana

Uma cozinha americana possui um espaço menor e, geralmente, é próxima à sala de estar, o que pode trazer a opção de não integrar as duas cores no mesmo espaço. Assim, é possível combinar os dois cômodos – cozinha americana e sala de estar – como se fossem um só.

Uma combinação possível, é concentrar o preto nos elementos da cozinha, e o cinza para o sofá, por exemplo. O cinza no sofá equilibra o escuro dos armários. Já uma mesa de madeira escura, misturada aos outros elementos decorativos, proporciona a elegância que o ambiente pede.

Ambiente integrado

Se a sua cozinha é integrada a outro ambiente, uma cozinha preta e cinza vai garantir um ambiente agradável, confortável e funcional. Afinal, a cozinha integrada facilita a interação entre você, que prepara as refeições no ambiente, e as outras pessoas. 

Aposte em bancadas para cozinha que delimitam o espaço e servem de apoio para as refeições do dia a dia. Misture diferentes cores e materiais nas bancadas, agregando valor estético ao ambiente. 

Como decorar uma cozinha preta e cinza?

Para decorar uma cozinha preta e cinza você deve focar nos detalhes: revestimentos, eletrodomésticos, iluminação, puxadores e acabamentos, entre muitos outros. Veja algumas dicas que preparamos para você, acompanhe!

Iluminação e tonalidades

Ao escolher o cinza, prefira tons mais claros, que trarão a sensação de amplitude, principalmente nas cozinhas pequenas. Mas, para uma cozinha mais conceitual, moderna e cheia de estilo, pode optar por tons mais escuros.

A iluminação é muito importante na cozinha preta e cinza, por isso aproveite a luz natural, e à noite, tenha uma luz direcionada, principalmente nas áreas de trabalho – bancada e fogão. Spots, trilhos de luz, fitas de LED e luminárias pendentes são algumas das opções que podem compor a iluminação. 

Foco nos eletrodomésticos

Por ficarem expostos na cozinha, são considerados itens decorativos. Assim, se quiser manter os tons neutros, pode investir no branco. Mas, se a tendência é valorizar o cinza ou preto, aí invista nos que possuem essa tonalidades, como os de inox, para o cinza. Para o preto, uma ideia é investir na geladeira preta (pode ser envelopamento), no microondas, fogão ou cooktop.

Móveis planejados

Os móveis planejados são uma excelente opção, pois ocupam perfeitamente o espaço disponível, além de serem funcionais, resistentes e duráveis. Além disso, atendem exatamente às suas necessidades de armazenamento e organização.

Cozinha planejada é na Madesa!

E se eu te disser que a cozinha preta e cinza dos seus sonhos está te esperando aqui na  Madesa? Quer conferir? Veja alguns modelos! Quer saber qual a melhor cor para combinar com preto na cozinha? Sem dúvida, o cinza! Veja então a nossa opção da linha Lux: Cozinha Completa Rustic/Preto Lux Madesa

Nesse modelo, o armário de cozinha preto traz a predominância do tom mais escuro. Dessa forma, você pode compor o cinza em outros elementos de decoração, como os eletrodomésticos em inox, por exemplo. Totalmente modulada se encaixa perfeitamente em todos os espaços da cozinha. 

Outra opção é combinar o amarelo, laranja ou vermelho. Veja Cozinha Completa Cinza Nice Madesa. Na linha Nice, o cinza é o destaque. Presente nos móveis, o preto pode ser colocado no piso, nas luminárias, eletrodomésticos e ainda, dá para aproveitar e realçar um canto da cozinha com outras cores, como um quadro bem colorido, por exemplo.

As duas linhas possuem a cozinha na versão compacta para você que quer uma cozinha simples. E então, viu como está fácil realizar o sonho da cozinha planejada preta e cinza? Visite nosso site e veja outras cozinhas que também podem combinar com o seu projeto. Aproveite também o blog Madesa para encontrar dicas atualizadas sobre decoração para toda a sua casa.