Padrão nas casas dos Estados Unidos e muito desejada aqui no Brasil, a cozinha americana fez a cabeça dos brasileiros e se tornou o sonho de muita gente.

O projeto tem como principal característica o conceito aberto, no qual você tem a integração dos ambientes — além disso, esse modelo valoriza a sociabilidade entre os moradores ou visitantes da casa. 

A tendência se tornou também uma ferramenta inteligente para as casas ou apartamentos pequenos, já que com esse tipo de cozinha, é possível eliminar as paredes, unir os espaços e trazer a sensação de amplitude. 

Cozinha americana: tudo o que você precisa saber

Para entender melhor sobre a cozinha americana, quais os modelos que existem e qual se encaixa melhor com o seu lar e sua rotina, a Madesa separou algumas informações que podem te ajudar. Confira!

O que é a cozinha americana?

A principal característica que define a cozinha americana é a sua conexão com outros ambientes, ou seja, não existem paredes definindo o espaço que pertence à cozinha. Ela se integra com os outros ambientes da casa e geralmente tem um balcão central que une os outros espaços a ela. 

A ideia de ter esse tipo de modelo de cozinha se baseia no conceito de que esse ambiente é o centro do lar, onde ocorrem todas as refeições em família, amigos ou outros convidados. É a chance de estabelecer uma conversa e outras interações sem obstáculos. 

Com o tempo, entendeu-se que esse tipo de cozinha ampla, sem paredes e que prioriza um balcão ou bancada para consumir as refeições, também poderia ser uma ideia eficiente para casas com pouco espaço, além de otimizar o dia a dia de quem vive na residência.

Afinal, você adquire um layout fluido, onde tudo é como se fosse um ambiente único.

Leia também

Quais os principais estilos de cozinha americana?

Linha Madesa Lux

Existem alguns modelos de cozinha americana mais conhecidos e outros nem tanto, incluindo aqueles que valorizam os pequenos espaços e também os que são ideais para grandes ambientes. Veja mais!

Cozinha americana com ilha

Um dos modelos mais famosos quando se pensa no layout de uma cozinha tipicamente americana é com uma  ilha central. Independentemente se estamos falando de um espaço pequeno ou grande, pode substituir uma mesa de jantar e as tradicionais bancadas.

Além disso, ela cumpre uma função de tornar a dinâmica da cozinha mais prática, já que a ilha também serve para o preparo de diversos pratos. 

Outro ponto interessante é que o tamanho da ilha pode variar conforme o espaço que você tem disponível. Se o ambiente for pequeno, o mais lógico seria usar uma ilha menor, assim, você não ocupa um espaço desnecessário e não perde o fator praticidade. 

Cozinha americana planejada

Se o espaço designado para a sua cozinha não for amplo, que tal investir em um layout totalmente planejado? A intenção é usar com sabedoria todos os cantos disponíveis nas bases do estilo de cozinha americana — ou seja, plano aberto, integrando outros ambientes da casa e estruturando nichos, ilhas, bancadas e os eletrodomésticos de forma planejada. 

Desse forma, você cria uma decoração e seleciona os materiais que mais tiverem sincronia com o seu estilo e faz bom uso de todos os espaços. Mas tenha em mente que esse tipo de projeto pode exigir um pouco mais do orçamento e não será uma cozinha que poderá sofrer muitas mudanças na posição dos móveis e eletros. 

Cozinha americana industrial

Para trazer um estilo moderno e contemporâneo, crie uma cozinha com estilo industrial. Esse tipo de cozinha mistura elementos minimalistas, que realmente remetem a itens e decoração que valorizam materiais como o ferro, metal, madeira, tijolos, luzes pendentes e tons frios. 

Esse tipo de design é atemporal e dificilmente sai de moda. Dependendo de quais eletrodomésticos você escolher para compor a decoração da sua cozinha americana, é possível adicionar um ar mais vintage para o espaço. 

Cozinha americana com mesa de jantar

Se você não é fã das cozinhas americanas com ilhas ou bancadas centrais e não abre mão de uma mesa de jantar, não tem problema! Esse tipo de disposição funciona superbem nas cozinhas com conceito aberto e ainda é possível criar uma ambiente funcional e charmoso

O importante é se lembrar que, apesar de o espaço ser um só, ele pode ser bem definido e cumprir com todas as suas funções sem atrapalhar nenhum dos ambientes. 

Benefícios e outros lembretes importantes sobre a cozinha americana

Linha Madesa Reims

Conheça os pontos positivos em aderir à cozinha americana na sua casa e alguns aspectos importantes a serem considerados antes de você ter a sua.

Principais benefícios da cozinha americana:

  • Proporciona um visual moderno para a sua casa; 
  • Independentemente do tamanho disponível na casa, a cozinha americana oferece um ambiente mais prático e funcional;
  • Deixa o ambiente com uma sensação de que é maior, ou seja, visualmente, o lugar parece mais amplo.
  • Interação facilitada com outras pessoas, já que o ambiente se torna um só. 

Antes de criar a sua cozinha, considere:

  • O espaço usado para a cozinha americana pode ser integrado com outro, como a sala de estar ou sala de jantar, mas isso não significa que a decoração ficará bagunçada ou sem sentido — muito pelo contrário! Essa é a oportunidade de criar um design fluido e mais harmônico
  • O espaço é um só, porém, determinar onde será cada ambiente é importante. Então, antes de transformar a sua casa, analise onde será a sua cozinha, quais móveis farão parte dela, onde começará a sala de estar etc. Delimite os espaços para entender suas funções e assim, ficará mais fácil decorar tudo e conectar os ambientes. 
  • Aposte em uma boa iluminação, que vai ajudar a mesclar os espaços, além de favorecer a estética. O mesmo vale para os móveis e cores das paredes, que vão colaborar na divisão ou união dos ambientes de forma prática. 

Gostou do conteúdo? Para ler mais sobre esse tema ou receber dicas para tornar sua casa cada vez mais completa, continue acompanhando as publicações no Blog Madesa.