Você sabia que a organização dos móveis é um passo fundamental no planejamento dos cômodos? Ela é essencial para o equilíbrio, praticidade e pode até mesmo trazer a sensação de amplitude para ambientes menores. 

E, por falar em espaços menores, você sabe como organizar cozinha pequena? Não? Então está no lugar certo. 

Neste conteúdo, a Madesa vai falar tudo sobre isso, trazendo dicas de disposição e quais são as melhores opções para cozinha para deixá-la prática, confortável e funcional. 

Vem com a gente e conheça também as cozinhas compactas e moduladas que deixarão sua casa linda e funcional! 

Qual a importância da disposição dos móveis?

É comum nos preocuparmos com o design e estilo dos móveis — mas a organização deles é essencial para trazer harmonia e bem-estar aos cômodos. 

A disposição dos objetos pode favorecer ou atrapalhar a funcionalidade do ambiente, limitando a circulação, ou aproveitando de forma satisfatória o espaço disponível. 

O planejamento de um ambiente deve priorizar a disposição para que tudo fique harmônico: beleza, praticidade, funcionalidade, estilo. 

E se essa é uma decisão essencial em qualquer um dos cômodos da casa, imagine então a importância de uma boa distribuição na cozinha pequena, não é mesmo? Falaremos sobre isso a seguir. 

Planejando a melhor distribuição

Sabemos que organizar o mobiliário não é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata de cozinhas pequenas. De maneira geral, independente do tamanho, é preciso ter criatividade e coerência na hora de definir a disposição dos móveis na cozinha. 

A seguir, vamos trazer algumas formas de organizar cozinha pequena, planejando a distribuição das mobílias para o melhor aproveitamento possível. 

Olha só:

Analise o espaço

Essa é a primeira providência: analisar o espaço disponível. É ele que determinará qual a melhor forma de organizar a cozinha, desde o tamanho e distribuição dos móveis, áreas de circulação e decoração. 

Pense, primeiramente, nos nas peças maiores e depois nas menores — que podem complementar outros espaços vazios. 

Pense na funcionalidade

Com o espaço analisado, pense agora na funcionalidade do ambiente. Escolher cada móvel conforme a sua utilidade e função é essencial para organizar cozinha pequena. 

Também é bom lembrar que “menos é mais”, para que os espaços sejam de fato aproveitados e tornem o ambiente funcional. 

Utilize o ponto focal da divisão

Todo cômodo regular habitualmente tem um ponto focal de divisão, como uma janela, ou uma coluna. Utilizar esse ponto para centrar o posicionamento dos móveis facilita a distribuição. Experimente!

Garanta espaço para armazenamento

O espaço para armazenamento é essencial em uma cozinha. Dele, derivam organização, praticidade e a decoração. Por isso, planeje bem os espaços para armazenamento de acordo com seu espaço disponível e necessidades. 

Deixe passagens livres 

A cozinha é lugar de movimento e circulação, tanto no preparo das refeições quanto na circulação de pessoas. Dessa forma, não esqueça de deixar passagens livres. Elas são essenciais ao bem-estar, conforto e segurança da família.

Exemplo prático: como organizar cozinha pequena?

Mas, afinal, como organizar uma cozinha pequena e simples? E como organizar uma cozinha com poucos móveis? Vamos responder às questões, trazendo algumas dicas na prática:

Triângulo de trabalho

A forma ideal de organizar cozinha pequena é pensar no triângulo de trabalho, cujos vértices sejam a geladeira, a pia e o fogão, nessa ordem. Se possível, a geladeira deve ficar mais próxima à pia, para facilitar o acesso dos alimentos à pia, preparar e levar ao fogão para cozinhar.

Posição da pia

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual melhor lugar para colocar a pia na cozinha. Em cozinhas pequenas, o melhor lugar é centrada entre o fogão e geladeira, principalmente se a cozinha for estreita. 

Ainda, a pia pode ser posicionada na linha central e o fogão e a geladeira nas extremidades.

Fogão e geladeira 

Fogão e geladeira tem lugar certo na cozinha? Tem sim! A recomendação é que a geladeira, sempre que possível, deve ser acessada sem precisar passar pelo fogão, principalmente por causa das crianças. 

Outra dica é que o fogão e a geladeira não fiquem próximos um do outro, por conta das grandes diferenças de temperatura. O fogão deve ter um exaustor acima, e quando possível, bancadas laterais. Perto dele, podem ficar as prateleiras para os recipientes com temperos e panelas, por exemplo.

Iluminação e bancadas

Na maioria dos lares, a cozinha é o coração da casa. Assim, a iluminação deve trazer uma sensação de conforto e ser convidativa, além de facilitar as tarefas do dia a dia. Você pode apostar em iluminação direta e indireta. 

Para facilitar o preparo dos alimentos, uma iluminação mais forte mais forte sobre a pia e fogão são ideais. Nas demais áreas, opte por uma iluminação mais suave, crie um ambiente acolhedor e aconchegante.

Já para as cozinhas pequenas a iluminação recomendada é a centralizada. Uma lâmpada forte e centralizada pode trazer sensação de amplitude. Invista em um pendente decorativo do mesmo tom dos armários e veja como sua cozinha ficará linda!

Se você tem uma cozinha pequena, você também pode optar por uma bancada. Ela será sua aliada para organizar e preparar suas refeições, e também funcionará perfeitamente para o seu cantinho do café ou pequenas refeições. 

A solução: móveis modulados e multifuncionais

Além de todas essas dicas, existem também soluções práticas que oferecem funcionalidade e otimização do espaço na hora de organizar cozinha pequena, como os móveis modulados e multifuncionais. 

E a Madesa ama cozinhas! Por isso, desenvolveu linhas moduladas completas e compactas, que atendem aos diferentes espaços. 

Todas feitas com materiais de primeira qualidade e sustentáveis, o design acompanha as tendências mais atuais do mercado, sem falar na sua funcionalidade. 

As linhas de cozinha Madesa oferecem inúmeras possibilidades de distribuição: cozinha de canto, linear, paralela. Vamos conhecer um pouco delas? 

O armário da linha Nice é ideal para quem precisa de funcionalidade e design atual. Um dos destaques dessa versão é o armário de cozinha suspenso— um toque moderno que também simplifica a limpeza, agregando praticidade e estilo ao ambiente.

Com materiais de alta qualidade, como puxadores em alumínio titanium e vidro no estilo neutral, o armário aéreo dessa linha oferece espaço amplo para organizar sua cozinha pequena. Os diversos armários e balcões auxiliam na organização de todos os utensílios, louças e objetos. 

Além disso, a cozinha é planejada, permitindo a personalização dos módulos de acordo com suas necessidades e preferências.

Já o armário de canto Rustic Glamy é um móvel com design moderno e sofisticado, possui diversos módulos avulsos e pode ser organizado conforme a necessidade do seu espaço. 

Fabricada com itens de alta qualidade, essa cozinha conta com puxadores em alumínio, gavetas com corrediças telescópicas, portas com amortecedores para fechamento suave, pés reguláveis e rodapé removível.

Se você busca por algo moderno e funcional, a cozinha Agata possui ótimo espaço para organizar cozinha pequena. 

Um dos destaques é a torre quente para forno e microondas, que permite a instalação de forno embutido. Dessa forma, você economiza espaço e a cozinha fica organizada para fazer parte de muitos momentos especiais do seu dia a dia.

Você viu como fica mais fácil organizar o seu lar levando em conta as dicas da Madesa? Organizar cozinha pequena não precisa ser um sufoco, tudo está ligado à criatividade e, claro, à disposição dos móveis! 

E para quem está em busca da cozinha dos sonhos, não deixe de dar uma olhada na lojaa Madesa realiza o projeto sem custos!

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o blog para mais dicas e inspirações para toda a casa!