O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Momento de preparar uma bela mesa e curtir os primeiros momentos do dia, que pode se tornar ainda melhor quando acompanhado da família. Optar por alimentos saudáveis e que te mantenham saciado ao longo da manhã também é uma excelente forma de iniciar o dia.

E, por que não pensar em uma mesa bonita e decorada para essa refeição? Dá até outro ânimo de começar a semana. E independente do dia, uma bonita apresentação também emana boas energias. 

Por esse motivo, saber montar a mesa do café da manhã é outro ponto que merece atenção, destacando que alguns dos simples cuidados podem até dar aquela ‘calibrada’ no apetite e aumentar a felicidade de estar na mesa.

Se você se animou a seguir essa ideia, confira as dicas da Madesa para preparar uma bela mesa de café da manhã com cuidado e muito capricho! Conheça os pontos que merecem atenção e muito mais.

Como montar a mesa do café da manhã?

Toda preparação de refeições envolve sempre muito amor e carinho, né? E com o café da manhã não poderia ser diferente. 

Mas, primeiramente, vamos deixar um ponto importante em destaque: colocar o alarme para despertar uns minutinhos antes, para poder levantar com calma, é o primeiro passo para iniciar a sua manhã com o pé direito. Porque, vamos combinar, não tem sensação mais desagradavel do já acordar atrasado e ter que sair voando de casa, fazendo tudo com pressa e tendo que pular o café da manhã.

Despertador ajustado? Então, vamos seguir com as dicas. Abaixo, vamos detalhar mais sobre cada uma dos pontos essenciais para montar uma mesa de café da manhã de respeito. Acompanhe o passo a passo: 

1 – Escolha louças e talheres especiais

Momentos especiais merecem uma seleção de louças e talheres igualmente especiais, concorda? Por isso, para montar a sua mesa de café da manhã, de um modo bem inspirado, é hora de tirar aqueles itens do armário e colocá-los em ação. Nada de deixar as peças guardadinhas, esperando o melhor momento de entrarem em cena.

Lembrando que – e aqui vai uma frase daquelas bem motivacionais mesmo – todo dia é especial, sendo uma nova oportunidade de ser feliz! 

Então, vamos explorar as possibilidades. Você pode utilizar itens de: 

  • Porcelana;
  • Vidro;
  • Cerâmica.

2 – Jogo americano ou toalha de mesa

Além disso, uma mesa de café da manhã no estilo ficará um charme se você quiser explorar jogos americanos ou toalhas com as estampas. Entre os estilos mais procurados, estão:

  • Lisas;
  • Coloridas;
  • Xadrez;
  • Estampadas;
  • Florais.

E muito mais.

Assim, além de proteger a mesa de eventuais sujeiras, seu móvel ficará super enfeitado, sendo o centro das atenções do cômodo, deixando tudo ainda mais especial e acolhedor. Basta escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades – podendo alternar entre as opções, de acordo com aquilo que melhor combina com seus hábitos de vida.

3 – Tire os produtos das embalagens

Outra dica que, por mais simples que pareça, faz toda a diferença na apresentação da sua mesa: tenha o hábito de retirar as embalagens dos produtos e alimentos que serão servidos no café da manhã. Além de deixar tudo mais apresentável, vai dar até mais vontade de saborear o que foi preparado, deixando o ambiente com um ar mais elegante e convidativo.

E, para isso, também vale a pena separar os itens certos para apresentar todas as comidinhas. Siga a leitura para descobrir quais são eles!

4 – Itens propícios para alimentos

Alguns itens são essenciais para enaltecer a beleza da sua mesa de café da manhã ou brunch, como é o caso do:

  • Apoio para bolo: um bolo no café da manhã é tudo de bom, ainda mais se ele estiver acomodado em um belo apoio, trazendo harmonia e delicadeza para a refeição; 
  • Suporte para manteiga: nada de oferecer a manteiga embalada, viu? Além de facilitar o manuseio, o suporte contribui para a ornamentação da mesa. Por isso, capriche na escolha;
  • Faca propícia para cada alimento: nada de usar apenas uma faca para dar conta de tudo. Isso pode gerar uma certa confusão e acabar misturando os itens, como faca com resquícios de geleia sendo colocada na manteiga e vice-versa;
  • Cesta de pães: se você quiser deixar o seu café da manhã com aquele clima acolhedor de ‘casa de vó’, colocar os pães em uma cestinha deixará a sua mesa muito convidativa;
  • Travessas para frutas: nada de deixar as frutas todas espalhadas, viu? Deixe tudo lavadinho e organizado em travessas. Você também pode deixar o mamão e a banana cortadinhos, ao lado de um bom iogurte e uma granola, que tal? 

5 – Guardanapo de tecido

Os guardanapos de papel podem ser mais práticos e simples de serem usados, porém, para quem deseja investir em uma situação especial, vale a pena apostar nos modelos de tecido.

Além de serem elegantes, os guardanapos podem deixar o momento do café ainda mais especial e, claro, contribuir com o meio ambiente. E você também pode explorar as diferentes dobras para deixar a mesa mais bonita. Uma dica bem bacana é a seguinte:

  • Dobre o guardanapo ao meio, formando um triângulo;
  • Depois, enrole as pontas do guardanapo para formar uma flor;
  • Não precisa ser muito certinho, apenas deixar no formato da rosa.

Ideia prática e muito elegante para compor a sua mesa!

Gostou das dicas até aqui? Para ficar por dentro de mais conteúdos relacionados a como ter um café da manhã proveitoso e como melhorar a decoração de sua casa, siga acompanhando o Blog Madesa.

Leia também: O que é uma mesa posta? Veja aqui como montar a sua!

Acesse madesa.com e confira os conjuntos de mesas e cadeiras para sala de jantar que vão elevar o estilo do seu lar.