Antes, a garagem tinha uma única função: guardar os carros em segurança. Assim, mesmo uma garagem simples, nunca entrava no projeto de decoração como os outros ambientes da casa. Mas, saiba que esse conceito mudou. Atualmente, esse espaço é uma tendência a ser explorada na parte de decoração.

Dessa forma, a sua garagem pode se tornar um espaço muito bonito e funcional, indo além de um local reservado apenas para guardar carros e motos. Então, neste conteúdo, trazemos orientações e dicas de uma nova perspectiva sobre garagens. 

Acompanhe este conteúdo e descubra como uma garagem simples pode se transformar em um  ambiente funcional e esteticamente agradável!

Por que decorar a garagem?

Decorar a garagem é uma ideia nova para muitas pessoas. A estética e funcionalidade desse ambiente normalmente não estavam nos planos, tornando, muitas vezes, o espaço desorganizado e não muito agradável.

Mas, isso mudou, e organizar e decorar esse ambiente passou a permitir a utilização do espaço de uma forma inovadora. E, ao contrário do que se pensa, decorar esse espaço é muito fácil. Basta um projeto que integre beleza e funcionalidade para dar à  sua garagem uma nova identidade.

Uma garagem simples pode ter seu espaço remodelado, integrando um novo ambiente, como, por exemplo: um depósito de materiais de uso menos frequente, uma academia, uma oficina de pintura ou marcenaria, um espaço gourmet e muito mais. 

Com certeza você já viu algum desses espaços em filmes e séries, mas, por que não implementar essa ideia aí mesmo, na sua casa? A gente te ensina como!

Como planejar uma garagem simples?

Para iniciar o planejamento de uma garagem simples,  o ideal é começar pela organização. Selecione o que realmente é necessário, desse modo, você terá exatamente a noção que precisa para o aproveitamento do espaço.

Além disso, é muito importante a escolha correta do piso, a cor das paredes, os móveis, iluminação e objetos  de decoração. São esses itens que deixarão a sua garagem simples, funcional e bonita, criando um ambiente instagramável, que é uma forte tendência atualmente.

Defina o uso da sua garagem

Além de guardar os veículos, você pode atribuir uma outra função à sua garagem. Que tal um home office? Sala de TV, brinquedoteca, sala de jogos, academia, oficina de pintura, de marcenaria, ou mesmo um depósito para itens que não são usados diariamente, também são boas opções. 

Já decidiu? Então, depois disso, é hora de limpar a garagem, lavar o piso e, se possível, as paredes. Em seguida, pense em tudo o que sobrou e planeje a organização desses itens de acordo com a funcionalidade e com os ambientes que você quer criar nesse espaço.

Organização e limpeza

Manter o local organizado e limpo é fundamental, principalmente se a garagem terá outras funções, como oficina de pintura, ateliê, marcenaria e etc. Então, vale pensar em elementos que facilitem a organização, como: 

Ganchos na parede

São ótimos para pendurar bicicletas, escadas, cadeiras de praia e outros objetos que não precisam ficar no chão ocupando espaço.  

Nichos, estantes, prateleiras ou armário multifuncional

São excelentes opções, principalmente para a organização de garagens pequenas, já que eles podem armazenar tanto as caixas organizadoras como os objetos soltos, facilitando a identificação na hora que você precisa.

O que é preciso para construir uma garagem simples?

Para construir uma garagem, em primeiro lugar, pense nas fachadas de casas simples com garagem, pois elas são a primeira coisa que é vista no exterior. Itens como revestimentos, pintura, paisagismo, iluminação e itens de decoração, com certeza, te ajudarão nesse processo.

Acompanhe:

Revestimentos

Dê preferência aos pisos de qualidade e de fácil manutenção e limpeza. Alguns dos pisos mais utilizados em garagens são cerâmico liso, moeda emborrachado, concreto, porcelanato, ladrilho hidráulico, piso cerâmico emborrachado ou piso epóxi.

Pintura

Uma boa pintura nas paredes renova o visual e pode ser feita por você mesmo

Escolha uma cor neutra e clara, principalmente se sua garagem é pequena, isso dará a sensação de amplitude. O ideal é que a tinta possa ser lavável, pois assim como o piso, as paredes também podem sujar e esse tipo de tinta facilita a limpeza e mantém o ambiente com aparência de novo.

Você pode apostar em tons diferentes da mesma cor, ou texturas para separar os ambientes que deseja criar nesse espaço. Cores escuras não são indicadas, especialmente se a sua garagem for toda fechada. 

Paisagismo

Plantas são sempre uma boa ideia na decoração. Elas deixam o ambiente mais alegre e vivo, e ainda ajudam na oxigenação do espaço. Vamos trazer aqui algumas ideias para tornar a sua garagem simples e bonita:

Grama

Para uma casa simples com garagem, o paisagismo pode ser composto de grama para que a entrada tenha mais vida. A grama sintética é uma boa escolha.

Jardim vertical

Uma ideia bastante em alta é o jardim vertical. Separe uma parede da garagem para montá-la, usando plantas de sua preferência. Existem muitas opções, como samambaias, antúrio e planta-da-amizade, e você pode acomodá-las em uma estante escada.

Trepadeiras

Outra boa opção é o uso de trepadeiras colocadas em treliças, como as Primaveras, a Jade Vermelha ou a Falsa Vinha – cada uma delas trará uma cor diferente para a decoração.

Vasos ornamentais

Um vaso grande e ornamental com flores ou folhagens é uma boa opção, caso a sua garagem seja pequena e não comporte as opções acima.

Iluminação

A iluminação é essencial no planejamento de decoração, principalmente se a garagem for fechada. E essa preocupação passa por pontos muito significativos, observe:

Você vai precisar de uma boa iluminação, já que agora a sua garagem terá uma dupla função, e talvez você e os outros moradores passem mais tempo nesse ambiente. 

Consequentemente, a qualidade das lâmpadas e a quantidade devem ser planejadas. Lâmpadas de LED são mais econômicas e podem ser uma sugestão.

Pense também em como essa luz vai impactar na decoração. Considere a segunda função da sua garagem e, se o ambiente for de aconchego, o ideal é uma luz amarela. Agora, se ele for um ambiente mais neutro, o melhor é a luz branca. 

Itens de decoração

A organização é o segredo para a decoração de garagem simples. As cores que vão compor a decoração podem aparecer nos móveis e em outros itens decorativos. Por exemplo, a cor das portas do armário, ou das prateleiras da estante ou dos nichos. Uma dica é escolher uma cor específica e guiar-se por ela, assim o ambiente terá um aspecto leve.

Aposte também em caixas organizadoras coloridas, que contribuem para a decoração, ou  as transparentes, que facilitam a visualização dos objetos. Outra boa opção é embelezar as paredes da garagem. Quadros, placas decorativas, relógio de parede, pôsters, fotos ou cartazes podem dar um ar mais aconchegante e personalizado ao ambiente.

Passe mais tempo na sua garagem!

Viu como é possível transformar a sua garagem em um lugar para passar mais tempo? Os cômodos da casa não precisam ser desenhados como quartos, salas ou cozinha. Eles podem se basear nas atividades da casa, como trabalhar, comer, dormir e se divertir. 

Assim, de forma simples e criativa, a garagem pode adquirir novas funções, tornando-se um ambiente com beleza, funcionalidade e aconchego. 

Se você gostou das nossas dicas sobre como decorar uma garagem simples, saiba que no Blog da Madesa você encontra mais conteúdos que ajudarão você a transformar os espaços da sua casa.