O Instagram é uma das redes sociais favoritas em todo o mundo. Com a possibilidade de compartilhar fotos e vídeos, muitas pessoas adoram registrar suas viagens e momentos felizes. 

Até mesmo diversas empresas costumam usar a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços. Com isso, surge uma tendência muito forte: o espaço instagramável. 

Se você nunca ouviu o termo ou não sabe como criar esse ambiente, vai adorar as dicas de hoje. 

Seja para deixar o lar mais bonito ou como recurso para vender mais na internet, continue com a gente e veja os passos para ter um espaço instagramável em casa.

O que é um espaço instagramável?

Um espaço instagramável é uma área com decoração digna de ser fotografada. Essa rede social traz muitas inspirações de moda, culinária, casamentos, maquiagem, cabelo etc. 

Logo, um local bem decorado chama atenção e faz com que o usuário pare de rolar o feed e note uma publicação. 

Para entender melhor, quando você encontra aquele espaço que logo pensa em tirar uma foto e, claro, postar nas redes sociais, ele é considerado um ambiente instagramável. Em geral, tem um fundo, iluminação ou objetos que fazem uma fotografia ficar linda. 

Estabelecimentos como lojas, restaurantes, bares e cafés foram os primeiros a apostar nessa tendência. A novidade é que os donos de lares levaram a ideia para dentro de casa. Além dos itens decorativos, móveis, luzes e cores conversam formando um cantinho único. 

Com a demanda crescente dos usuários do Instagram para deixarem o feed mais organizado, a aposta é certeira. Além da questão das fotografias, um local bem decorado também desperta o interesse e oferece uma experiência agradável para os visitantes. 

Por que um espaço instagramável?

Seguindo a mesma linha de ideia, o espaço instagramável traz mais estilo e conforto para uma residência.

No momento de postar, uma foto bem produzida gera mais likes e comentários na postagem. Fora isso, quem trabalha online consegue um chamariz para clientes, despertando o desejo de divulgar o serviço pelas redes sociais. 

Para ilustrar a situação, basta pensar em uma maquiadora que começou seu negócio em casa: ao criar um espaço instagramável usando decoração com espelhos, cantinho do café, bancadas e um fundo diferenciado, ela oferece às pessoas atendidas um local para tirarem fotos e divulgarem no Instagram com a hashtag que aumente o alcance do seu serviço, chegando a novos clientes.

Até mesmo se ela quiser gravar vídeos, tutoriais ou antes e depois, pode usar esse cantinho produzido. Esse cuidado evita perder horas tentando achar a melhor parede ou luz para fotografar depois que a profissional do exemplo termina uma maquiagem. 

O ambiente instagramável deve ser chamativo, organizado e inusitado. 

Para negócios ou influenciadores digitais, é importante pensar na cartela de cores e itens decorativos que causem identificação com o público-alvo. O resultado é a divulgação espontânea de uma foto ou vídeo bem produzidos. 

Por que usar o Instagram?

Se você quer entender por que o Instagram ficou tão famoso para a divulgação de marcas e pequenos empreendedores, basta pensar nos dados: a rede social conquistou seguidores em todo o mundo por trazer posts com leitura fácil e que estimulam o compartilhamento. 

A ideia do Instagram é propagar fotos e vídeos mais curtos. De acordo com uma pesquisa, o aplicativo já conta com mais de 1,2 bilhões de usuários mensais. Ainda é a rede preferida da geração Z, com usuários entre 18 e 34 anos. 

O estudo também indica que 58% dos usuários ficam mais interessados em uma marca após ver seu conteúdo nos stories. Não é à  toa que o Instagram é o segundo aplicativo  mais baixado no planeta. 

Com todo esse alcance, fica fácil compreender o motivo da tendência crescente. 

Para quem já adorou essa ideia e quer começar esse ambiente decorado em casa, vale a pena saber quais são os passos para ter o seu próprio espaço instagramável.

Por onde começar um espaço instagramável? 

Se você quer começar o seu espaço instagramável mas acha que precisa de grandes investimentos, basta pensar de outra forma. O que você usa para criar esse cantinho em casa trará muitos benefícios para sua marca, ou mesmo para ter um lar mais decorado.

Uma dica importante quando estiver escolhendo os elementos para esse cantinho é manter uma identidade visual. Ou seja, ter a sua linha decorativa, que converse com as mesmas cores, revestimentos, materiais e estilo da sua empresa ou o conceito decorativo. 

Você pode seguir uma proposta mais moderna, urbana, retrô, industrial, minimalista, rústica, clássica ou romântica, por exemplo. Tudo dependerá do que você quer comunicar quando estiver montando seu espaço instagramável. 

Para espaços comerciais, que oferecem algum tipo de serviço, é interessante ter elementos que marcam, como uma parede com uma pintura especial, plantas decorativas, quadros e uma boa iluminação. Já quando o objetivo é divulgar produtos, quanto mais cenários versáteis, melhor, porque diversifica o feed.

O que não pode faltar em um espaço instagramável?

Você pode usar itens específicos para variar as fotos no seu espaço instagramável, como: bancos, flores, palhas, lençol, cartolina etc. 

Uma parede com plantas artificiais também fica muito criativo e proporciona clicks maravilhosos. 

Antes de tudo, comece pesquisando inspirações de ambientes decorados para Instagram. 

É importante, também, ter em mente o tom que deseja transmitir, como confiança, alegria, suavidade, poder, etc. Pense nas ideias que você pode adaptar para sua casa, pensando também na mensagem que deseja compartilhar .

Fora isso, há alguns elementos que não podem faltar em um espaço instagramável. 

Conheça quais são:

Decoração do ambiente

O que define um espaço instagramável é ser diferente dos locais vistos no dia a dia. É fácil perceber a atenção em cada detalhe com letreiros, vasos de plantas, esculturas, quadros criativos e fundos que valorizam a estética do ambiente. 

Boa iluminação 

Um espaço instagramável oferece uma foto única, e ninguém quer ter uma decoração linda, mas que fica escura ao fotografar. 

Por isso, pense na iluminação natural ou artificial para valorizar o seu cantinho. Se não contar com portas de vidro ou janelas próximas, invista em painéis de neon ou luzes de LED. 

Áreas interativas

Como a proposta é trazer uma experiência única, cenários dinâmicos e que tragam fotos divertidas. 

Pense em elementos que levem o público a interagir com o espaço, brincar com um espaço de jogos e gerar imagens preciosas. Para marcas, colocar um QR Code e estimular que o cliente marque o perfil profissional é uma ótima estratégia de marketing. 

Fora essas características básicas, você também pode seguir dicas incríveis na hora de elaborar um ambiente que convida os usuários a postarem no seu perfil do Instagram. 

Principais dicas para um espaço instagramável em casa!

A maioria das inspirações de casa no Instagram usa a cor branca como base. Esse estilo nórdico com cores claras e neutras ajuda a deixar os cômodos mais amplos e iluminados, com a sensação de limpeza e tranquilidade. Fora isso, também há outros detalhes!

1. Use os materiais que estão em alta

Certas texturas e elementos naturais causam conforto visual e são muito difundidos na rede social. Então, escolha um tema como estilo base e use materiais como: textura de mármore, cimento, pedras ou madeira. Nessa hora, vale a pena recorrer à sua pesquisa de inspirações. 

2. Invista nas plantas

As plantas ficam ótimas contrastando com paredes claras, painéis e mesas de madeira

Além de criarem um ambiente fotográfico, essa área verde ainda refresca a casa e complementa sua decoração com muita facilidade. As plantas pendentes ou vasinhos são ótimos para preencher  uma área vazia. 

3. Decore com frases marcantes

Seja com um painel com letras, um pequeno letreiro, quadros ou adesivo decorativo, as frases conseguem personalizar um espaço e dar a sua cara para um ambiente, de forma marcante. Por isso, use essa estratégia para estilizar e criar um bordão que lembre a sua marca ou o seu perfil. 

Existem diversas opções! 

4. Explore as dicas DIY!

O DIY – ou Do It Yourself, é uma proposta para reforçar ou reutilizar seus móveis e peças antigas. Além de ser mais pessoal, você ainda consegue colocar toda a sua criatividade em ação e economizar! 

Que tal descobrir um pouco mais sobre o que é DIY e como usá-lo na decoração?

Agora que você já escolheu o tema, definiu as cores, separou elementos para fazer combinações e conta com uma iluminação ótima, não há mistérios para criar o seu espaço instagramável em casa. Então, solte a imaginação e aproveite as curtidas e compartilhamentos.

Se você gostou desse conteúdo, vai amar também a decoração amarela para seu imóvel.
E aí, curtiu nossas principais dicas para um espaço instagramável em casa? Continue acompanhando o Blog Madesa para mais inspirações!