Home Office no quarto: como montar o seu?

0
Home office no quarto montado ao lado de uma cama e debaixo de uma janela.

Com as mudanças trazidas pela pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa. No início, como não sabíamos quanto tempo tudo isso duraria, acabamos improvisando um cantinho para o trabalho. Mas, com o passar dos meses, foi preciso estruturar uma área melhor – e o home office no quarto ganhou destaque.

Afinal, nem sempre há um cômodo extra em casa para acomodar o local de trabalho e o quarto passa a oferecer a possibilidade de trabalhar com mais intimidade e privacidade.

Você está passando por isso, mas não sabe como deixar seu quarto com home office mais aconchegante e confortável? Siga conosco e veja as dicas espertas que separamos!

Por que montar um home office no quarto?

O quarto é um dos melhores ambientes da casa para ser adaptado a um home office. Tanto o quarto de visitas, como o de dormir. Afinal, ele fica mais afastado dos outros ambientes, é mais calmo, silencioso e você pode fechar a porta quando precisar se concentrar.

Características bem diferentes de outros ambientes, como a sala de estar, de jantar ou a varanda, que nem sempre permitem essa intimidade e distanciamento, especialmente durante uma videoconferência, em que é complicado controlar as pessoas passando pela sala ou fazendo barulho.

Além disso, com algumas dicas e truques de decoração, é possível criar espaços separados para trabalhar e para dormir, deixando tudo bem organizado e inspirador. Assim, mesmo os quartos pequenos podem usufruir de um belo home office.

Como montar o home office no quarto?

Para que o quarto com home office funcione, você precisará se atentar a alguns pontos importantes. Veja os principais que selecionamos.

Foque na organização

A organização é de suma importância para a sua produtividade e também para otimizar o espaço, especialmente em quartos pequenos. Afinal, se você ocupar o pouco espaço disponível com vários papéis, cadernos e documentos, ficará difícil ter uma área livre para trabalhar.

O importante é pensar em qual o espaço você precisará para executar suas atividades. Existem algumas funções que pedem por áreas maiores, como os arquitetos, que precisam de uma bancada para desenhar, outros, apenas uma área para o notebook já é suficiente.

Depois, é essencial avaliar se a área escolhida dentro do quarto está próxima de tomadas, rede de telefone e outros itens, evitando aquelas extensões enormes pipocando por todo o quarto.

Trabalhar em um local projetado para o descanso pode ser um desafio, afinal, nada melhor do que fazer aquela “pausinha”, tirando um cochilo na cama, que está logo ali. Por isso, a organização é tão importante, criando uma área específica destinada ao trabalho e outra ao descanso, separando as funções do ambiente.

Aproveite os espaços

Agora que você já tem ideia do que precisará em termos de espaço para trabalhar, é hora de identificar o melhor local no quarto para isso. O ideal é que a bancada fique próxima a uma janela, pois a iluminação natural é ótima para melhorar a produtividade e também para economizar energia.

Mas se não for possível, tente aproveitar os pequenos cantinhos disponíveis, como um espaço entre o guarda-roupa e uma parede ou ao lado da cama, substituindo um dos criados mudos por uma escrivaninha de tamanho menor.

Nesse caso, uma dica é usar móveis multifuncionais ou inteligentes. Para quartos pequenos, a bancada retrátil é uma ideia incrível. Ela pode ser desativada quando não estiver sendo usada. Existem modelos que ficam fixos na parede e que se recolhem totalmente após o uso – ou você pode pensar em versões no guarda-roupa ou outro móvel.

Outra ideia são as camas suspensas (ou camas mezanino), presentes tanto em modelos de casal como de solteiro. Na parte de baixo, você poderá montar seu home office no quarto com bancada, cadeira e gaveteiros, otimizando o ambiente.

Ainda é possível aproveitar um canto para incluir uma bancada ou colocá-la debaixo de uma janela, em um espaço que poderia estar sem utilidade. Os quartos que contam com varanda podem transformar essa área anexa em um home office.

Se o seu quarto é um pouco maior, você poderá usar um painel de TV para fazer uma divisória, com a cama de um lado, e a área de trabalho do outro, trazendo ainda mais privacidade e separando muito bem os ambientes.

Para quartos pequenos, uma sugestão interessante é investir em bancadas com tampo de vidro. Como o material é transparente, ele não pesa visualmente, e não deixa o cômodo com aquele aspecto “sufocante”.

Use o espaço vertical

Além da bancada, um bom home office no quarto precisará de espaço de armazenamento, justamente para evitar a desorganização. Nesse caso, aproveitar o espaço vertical é uma excelente dica.

Estamos falando dos nichos e prateleiras que podem pincelar as paredes próximas da sua bancada, ajudando a organizar livros, cadernos e diversos outros documentos necessários para o seu dia a dia.

Você também pode usar caixas organizadoras para incluir os itens e colocar essas caixas nas prateleiras, sempre devidamente etiquetadas, tornando mais fácil encontrar o que procura.

Atente-se à iluminação

Uma boa iluminação é indispensável para o home office no quarto. Geralmente, no quarto, acabamos optando por luzes mais amareladas, que favorecem o descanso e o relaxamento. Mas na área de trabalho, você precisará de luzes brancas e mais direcionadas, favorecendo a concentração.

Home office no quarto montado em frente a uma janela, com notebook, celular, garrafa d'água e decorado com uma planta.

A dica de tentar deixar a bancada perto de uma janela é importante. Mas, além da luz natural, fortaleça a iluminação no seu home office, com luminárias pendentes ou de bancada, spots e outros.

Pense na ergonomia

Na hora que for escolher o mobiliário para o seu home office no quarto não pense apenas no design e na estética, mas também na ergonomia. Lembre-se que você passará várias horas por dia trabalhando naquele espaço, então tudo deve ser confortável para evitar dores e lesões.

Escolha uma cadeira giratória e regulável, com apoio para os braços e as costas, que permita o ajuste perfeito com a bancada, regule adequadamente a altura do monitor (no caso de notebooks, há suportes específicos para fazer esse ajuste), escolha uma escrivaninha ou bancada de uma altura adequada para você (em geral, a altura ideal é entre 75 e 80 cm) – e assim por diante.

Ainda em relação à bancada, outra dica bacana é se atentar a profundidade. O recomendado é que ela tenha em torno de 1 metro de comprimento e 50 cm de profundidade, de modo a permitir o uso do notebook e computador desktop com mais conforto, sobrando espaço para uma luminária ou para os materiais de trabalho.

Traga a sua personalidade

O mais bacana de decorar um home office no quarto é que você pode dar seu toque especial a ele. Ao contrário do escritório no trabalho, que muitas vezes é impessoal, aqui é a sua casa, então solte a criatividade.

Você pode usar fotografias, quadros, pôsteres com mensagens e frases motivacionais, quadros de aviso para organizar as tarefas, tapetes, vasos de planta e outros detalhes que ajudem a deixar esse cantinho com o seu estilo – e, claro, a lhe motivar ainda mais no dia a dia.

A decoração do home office pode seguir o estilo do quarto ou pode ter um estilo único, criando uma separação visível entre a área de descanso e de trabalho. É claro que, apesar das diferenças, é preciso que haja uma harmonia entre os dois ambientes – que pode ser conquistada com uma cor que se repete, um material ou algum detalhe que faça essa junção.

Você pode decorar com um papel de parede diferenciado para essa área, criar uma separação com um cobogó, usar um tapete felpudo para trazer mais aconchego ou incluir um espelho próximo à bancada para ampliar visualmente o cômodo.

Ainda há a opção de criar um jogo de contrastes, com uma cor mais suave e tranquila para a área de dormir, e tons mais fortes e que estimulam a criatividade no home office, como a combinação de amarelo e cinza, vermelho e branco – e assim por diante.

Para quartos pequenos, uma última dica é fundamental: menos é mais! A decoração clean é a ideal para estes ambientes. Evite excessos de livros, fios, materiais de escritório e itens de decoração, que podem acabar sobrecarregando o espaço e até desviando a sua concentração.

Inspire-se nos nossos clientes

Os clientes Madesa já estão colocando essas ideias em prática! Veja como eles montaram o home office no quarto:

Conheça a Madesa

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir nossa loja para conhecer nossa linha de móveis de escritório! Eles com certeza vão deixar seu home office no quarto mais confortável e aconchegante.

Para não perder mais nenhum conteúdo do blog, não deixe de assinar nossa newsletter e seguir a Madesa no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui