Versáteis, os móveis multifuncionais podem ser usados para cumprir diferentes funções dentro de um ambiente, sendo excelentes para locais menores, otimizando o espaço.

Esses móveis inteligentes ajudam a organizar e trazem mais praticidade e funcionalidade no dia a dia. Quer entender melhor como usar essas opções de mobiliário? Siga conosco!

O que são móveis multifuncionais?

Os móveis multifuncionais são extremamente versáteis e podem ajudar a otimizar os ambientes, justamente porque eles desempenham mais de um papel em um só móvel. Alguns exemplos são armários com escrivaninhas embutidas, sofás-cama, mesas de jantar retráteis – e assim por diante.

Quais as vantagens dos móveis multifuncionais?

Já deu para notar que os móveis com mais de uma funcionalidade agregam uma série de vantagens aos ambientes, não é mesmo? Alguns exemplos são:

  • Otimização do espaço;
  • Integração entre ambientes;
  • Versatilidade e praticidade;
  • Beleza e design;
  • Adaptação às rotinas.

Vamos conferir em detalhe cada um desses benefícios?

Otimização do espaço

Os móveis com múltiplas funções conseguem aproveitar cada cantinho da casa, oferecendo praticidade.

Com essas opções, você poderá, até mesmo, criar espaços multifuncionais, por exemplo, uma sala com home office, usando apenas uma estante com escrivaninha embutida. Ou ainda um escritório que se transforma em quarto de hóspedes, graças à presença de um sofá-cama.

Na hora de organizar os itens, estes móveis também são grandes aliados. Você pode usar, por exemplo, banquetas com baús internos, para organizar os brinquedos dos filhos, ou ainda uma cama com baú e gavetas, poupando o espaço que seria usado no armário.

Para ambientes pequenos, os móveis multifuncionais são uma grande sacada, que ajudam a deixar tudo organizado e prático, ocupando o mínimo espaço possível.

Integração entre ambientes

As plantas integradas são tendência. E uma forma de dividir visualmente os cômodos pode ser usando móveis multifuncionais. Por exemplo, com estantes e prateleiras vazadas que ajudam a delimitar os ambientes, sem pesar, porque continuam passando luminosidade.

Quando acomodam livros, objetos e outros itens, as estantes ganham uma função extra: de “parede”.

Versatilidade e praticidade

Nada melhor do que ter uma casa que consiga acompanhar nosso modo de viver. Porém, morando em um ambiente pequeno, nem sempre essa é uma tarefa simples.

Os móveis versáteis ajudam muito nesse ponto. Por exemplo, se você precisa de um home office, mas só tem um “cantinho” na sala, pode investir em uma estante com escrivaninha ou uma mesa dobrável.

Ou se você costuma receber muitas visitas, mas não tem um quarto de hóspedes, pode usar um sofá-cama na sala para acomodar todo mundo.

Beleza e design

Esses móveis, além de práticos e versáteis, também contam com um design diferenciado, agregando beleza a sua decoração.

Ao contribuírem com a organização, eles ainda ajudam a decorar, evitando que os itens acabem espalhados pela casa.

Adaptação às rotinas

Os móveis multifuncionais são muito adaptáveis às rotinas e necessidades dos moradores, permitindo que você tenha na sua casa tudo o que precisa, mesmo vivendo em um apartamento ou uma casa pequena.

Quem tem muitos sapatos e acessórios, por exemplo, mas não dispõe de espaço suficiente no guarda-roupa, poderá armazenar esses itens nas gavetas de uma cama multifuncional.

O quarto das crianças ou dos adolescentes pode ficar mais organizado e funcional com uma cama duplex e uma escrivaninha para estudar na parte de baixo.

Como usar esses móveis inteligentes na sua casa?

Já está convencido a investir nos móveis multifuncionais? Separamos algumas dicas de ouro para você usar esse mobiliário na sua casa, agregando beleza e conforto.

Meça o espaço disponível

Antes de sair às compras, é importante medir muito bem o espaço onde você pretende usar o móvel, garantindo que a área é suficiente para acomodar o mobiliário que você deseja e precisa.

Além de anotar a área disponível, lembre-se de incluir o posicionamento de portas, janelas, tomadas e outros itens.

Pense nas suas necessidades

Quais são as necessidades da sua família em termos de organização e distribuição do espaço? Vocês precisam de um espaço multifuncional para estudar e descansar, por exemplo? A partir desses pontos será mais fácil direcionar a escolha para o mobiliário certo.

Considere as soluções que necessita e também as questões como área de circulação, abertura das portas, uso de cadeiras etc.

Considere a estética

Além da praticidade e funcionalidade, é fundamental que o móvel contribua com o design do ambiente. Então, lembre-se de avaliar o estilo predominante no espaço e buscar por alternativas que combinem com esse estilo.

Por exemplo, se você tem uma casa com uma decoração moderna, móveis com linhas retas e cores neutras fazem muito mais sentido. Já para uma decoração rústica, os móveis de madeira são grandes aliados.

É fundamental que o móvel tenha uma harmonia decorativa com o ambiente e todos os seus elementos, reforçando a personalidade e a beleza dos cômodos.

Quais móveis multifuncionais posso usar na minha casa?

São muitas as opções de móveis versáteis – e nós separamos algumas alternativas para ajudar a otimizar os ambientes da sua casa.

Escrivaninha com estante

Está precisando de um espacinho em casa para estudar ou trabalhar? Uma escrivaninha com estante é uma excelente opção. Nela, você terá espaço para trabalhar e ainda poderá organizar os livros, documentos e outros objetos.

Cama Armário

É uma cama que conta com gaveteiros e baús na parte de baixo. Com ela, você poderá organizar roupas de cama, calçados e diversos itens que podem não caber no seu guarda-roupa, ou ocupar muito espaço.

Puffs

Esses móveis são extremamente versáteis e ajudam a otimizar o espaço, principalmente na hora de receber visitas. Você poderá usar os puffs como apoios de centro ou laterais, ou ainda como assentos extras quando receber convidados, acomodando todos com conforto.

Sofá-cama

Sem dúvida, quando falamos em móveis multifuncionais, os sofás-cama são os primeiros que vêm à mente. Eles podem ser usados nas salas de TV ou home offices, ajudando a receber os hóspedes.

Painel de TV com prateleiras

O painel de TV é um item indispensável em muitas salas, ajudando a otimizar o espaço e trazendo um toque de modernidade. Alguns desses painéis podem ser equipados com prateleiras que ajudam na decoração e na organização de diferentes itens.

Além das prateleiras, o painel de TV pode ser equipado com outras facilidades, como um mini armário, gavetas ou até uma adega de vinhos.

Mesa de jantar retrátil

Quem gosta de receber visitas em casa, mas não quer ocupar toda a sala de jantar com uma mesa enorme, pode investir nessa ideia. A mesa retrátil pode ser embutida em um móvel da sua cozinha ou uma opção extensível que permite ampliar os espaços dependendo da necessidade.

Nesse caso,além da mesa de jantar,  também será preciso pensar em soluções de assento para todos os convidados – que podem ser banquetas, cadeiras dobráveis, bancos com baús ou puffs.

Confira como os clientes Madesa estão usando nossas sugestões

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil pensar em como otimizar o espaço da sua casa com os móveis multifuncionais? Se você curtiu este post, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e se inscreva na nossa newsletter. E para conhecer todos os nossos produtos, acesse a loja online.