Se você usa Pinterest ou o Instagram para buscar inspiração para o seu décor, já deve ter percebido que a decoração com plantas está em alta. Além de trazer mais beleza para o cômodo, elas contribuem para o equilíbrio e o conforto do ambiente.

Quer saber mais sobre essa tendência? Confira nossas dicas para montar a sua própria urban jungle!

Afinal, o que é urban jungle?

Urban jungle é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “selva urbana”. Esse termo é usado para descrever aquelas casas e apartamentos em grandes cidades que apostam em peso nas plantas como item de decoração, tendo várias delas em cada cantinho do lar.

Nas mini selvas, a decoração com plantas é uma forma de estar mais perto da natureza e trazer mais qualidade de vida para os espaços urbanos. Os mais adeptos chegam a ter centenas de plantas em casa!

Por que ter plantas em casa?

Os motivos para ter plantas em casa são muitos. Além de funcionarem muito bem na decoração de qualquer casa, elas te ajudam a criar um clima mais agradável no ambiente e podem até purificar o ar.

Além disso, você pode apostar também em uma pequena horta e ter sempre temperos fresquinhos e hortaliças livres de produtos químicos prejudiciais para a sua saúde.

E se você precisa relaxar um pouco, cuidar de plantinhas pode ser bastante terapêutico! Você com certeza vai achar recompensador vê-las crescendo como resultado do seu cuidado diário.

E aí, já se convenceu? Agora vamos te ensinar como escolher as plantas certas para sua urban jungle!

Como escolher plantas para interiores?

É normal não resistir à beleza das plantas e querer levar várias para casa. Porém, é preciso entender se a sua rotina e o seu ambiente são adequados para que a espécie que você está adquirindo cresça de forma saudável.

Aqui vão algumas dicas valiosas para você entender se deve apostar na decoração com plantas!

Entenda a necessidade de cada planta

As plantas têm tanta vida quanto nós e, assim como todo ser vivo, precisa de certos cuidados para continuar viva e com saúde. Cada espécie possui suas peculiaridades e tem necessidades específicas.

Pesquise na internet como é o comportamento da planta que você quer adquirir: ela cresce rapidamente? Precisa de regas constantes? Necessita de muita adubação? Deve ficar no sol pleno ou em luz indireta? Esses são alguns dos pontos que você precisa considerar.

Avalie o seu ambiente

Não importa se você mora em casa ou em apartamento ou se está pensando em decorar o seu local de trabalho com plantas. O que você precisa mesmo saber são as condições do espaço físico em que a sua planta irá ficar. 

Observe pontos como:

  • Pontos de luz natural;
  • Nível de umidade do ar;
  • O espaço disponível para desenvolvimento e crescimento;
  • Pets e o possível relacionamento deles com as novas moradoras;
  • Qualidade do ar.

Esses são alguns dos principais fatores que você pode se atentar antes de montar uma decoração com plantas. Quanto mais informações conseguir extrair de seu ambiente, maior será a facilidade na hora de escolher a espécie certa e manter uma boa qualidade de vida para ela.

Entenda a sua rotina

Cuidar de plantas exige um comprometimento. Mesmo que pequeno, é preciso dedicar alguns minutos do seu tempo para que a relação possa ser agradável e duradoura. Uma forma de entender a sua disponibilidade é fazendo um mapa de sua rotina. 

Você deve analisar os seguintes aspectos:

  • O nível de dedicação que você consegue doar às plantinhas;
  • Se você é uma pessoa que viaja muito ou não;
  • Sua experiência com plantas;
  • E, claro, o tamanho da sua vontade.

Entender essas informações é muito importante, principalmente se você ainda está começando a se aventurar nesse mundo. Se esse for o caso, busque algumas plantas fáceis de cuidar para ir pegando o jeito.

Em um primeiro momento pode parecer muita coisa para se levar em consideração apenas para ter uma planta. Mas, na verdade, será uma troca e uma experiência que com certeza lhe beneficiará também.

Como decorar com plantas: 7 ideias incríveis

Agora que você está por dentro de  tudo o que precisa saber antes de escolher suas plantinhas, chegou a hora de aprender como fazer uma decoração com plantas! Confira ideias e dicas de como elas podem habitar seus cômodos.

Aposte em cachepots

Cachepots são um tipo de vaso decorativo essencial para fazer uma decoração com plantas. Sabe aquela plantinha linda, mas que está em um vaso simples de plástico? Você pode colocar o vaso dentro do cachepot para trazer ainda mais beleza para o ambiente.

Diferente dos vasos convencionais, o cachepot não tem furo para drenagem do solo, por isso não se deve plantar diretamente neles.

Invista em plantas pendentes

Se você tem a possibilidade de furar as paredes ou o teto, você deve apostar nas plantas pendentes! Conforme crescem, os galhos vão ficando mais compridos e criando um efeito muito bacana no seu cômodo.

Essas plantas também podem ficar em prateleiras ou no topo de móveis, olha só:

Jibóia, peperomia scandens, corações emaranhados e dinheiro-em-penca são algumas espécies pendentes que você pode usar.

Faça um terrário

Esse tipo de arranjo é ótimo para quem não gosta de bagunça! As plantas ficam dentro de um recipiente, geralmente de vidro, que impede que sujeiras de terra ou folhas secas se espalhem para além do vaso.

Por possuírem limitação de espaço, os terrários acomodam melhor plantas de menor porte, que podem ser suculentas, cactos ou quaisquer outras espécies pequenas

Tente reproduzir o ambiente da sua espécie, através do solo, exposição ao calor e luz e reservas de água adequadas. Em terrários fechados, a planta irá se adaptar, criar seu próprio ecossistema e mantê-lo, sem necessidade de interferência.

Cuide de sua própria horta

A decoração com plantas vai além das folhagens ornamentais! Faça uma pequena horta de ervas, vegetais ou qualquer outro tipo de alimento. Normalmente, cozinhas ou áreas externas são os melhores locais para esses cultivos, pela praticidade e também pelas condições ambientais.

Além de enfeitar, essas plantinhas vão deixar um aroma agradável em sua casa e você garantirá alimentos fresquinhos e totalmente orgânicos para suas refeições.

Tenha um berçário de plantas

Um berçário de plantas pode ser um vaso específico ou qualquer recipiente que possa comportar os brotinhos de suas plantas. Existem muitas espécies com grande capacidade e facilidade de reprodução, onde uma folha perdida pode se tornar uma nova planta.

Vai ser muito gratificante ver suas plantas se multiplicando e crescendo. Além disso, você pode trocar essas mudinhas com os amigos!

Jardim interno para pets

Criar um espaço verde para o seu bichinho também é uma ótima forma de cultivar plantas dentro de casa. Esse espaço pode servir tanto para eles quanto para você, sendo um local de descanso e de contato com a natureza.

Na hora de planejar, procure por espécies de plantas que sejam inofensivas ao seu pet.

Plantas além das plantas

Se mesmo depois de todas essas dicas, você ainda ache que não é o momento de ter uma planta viva, temos a solução! As plantas podem ser agregadas de muitas outras formas ao ambiente!

Você pode investir em estampas de folhagens ou flores nas suas almofadas, cortinas, toalhas, etc. Revestimentos como azulejos, ladrilhos e papéis de parede também combinam super bem com desenhos de plantas. São inúmeras as possibilidades!

Quer algumas sugestões de plantas para o seu lar? Então não deixe de conferir esse vídeo que preparamos:

Acompanhe as novidades da Madesa

E aí, curtiu essas dicas sobre decoração com plantas? Então não deixe de conferir o blog Madesa para estar sempre por dentro dos nossos conteúdos. Aproveite e se inscreva também em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade da nossa loja.