E mais um Carnaval vem aí! Essa é a festa popular mais aguardada pelos brasileiros durante o ano todo. Então, que tal preparar uma festa tema Carnaval? Essa é uma data que traz muita empolgação e alegria. Fantasias, músicas, desfiles de blocos de carnaval e escolas de samba, são características dessa festa que podem inspirar as pessoas para festejar com a família e amigos, em casa.

Pensando nisso, a Madesa preparou algumas dicas para você preparar uma festa tema carnaval na sua casa com seus familiares e amigos. Acompanhe a leitura e vamos celebrar!  

O que não pode faltar em uma festa tema Carnaval?

O Carnaval é símbolo de alegria, descontração e muita cor. Para preparar uma festa tema carnaval na sua casa, lembre-se que a decoração do espaço, as fantasias, a comida e a música não podem faltar, para que sua casa se transforme na passarela da alegria.

O sentimento positivo e a alegria dessa festa precisam estar estampados na decoração, nos detalhes e nas vestimentas. 

Pensar em tudo isso com antecedência vai contribuir para que sua festa esteja bem organizada e agradável para todos os convidados, deixando todos confortáveis e ambientados para curtir a folia! E, ainda, se fevereiro é o seu mês, vale a pena fazer uma festa de aniversário tema Carnaval!

1- Aproveite os espaços abertos da casa

Pense nos espaços abertos da sua casa: quintal, jardim, varandas e garagens, e aproveite-os! Assim, você estará preparando uma festa tema carnaval simples e sem gastar muito. 

Esses espaços são mais arejados e recebem muito bem os convidados, principalmente durante o dia. As crianças terão mais espaço e liberdade para brincar e os adultos poderão dançar mais livremente também.

Área de churrasco, quintais e varandas

Sua família e amigos são bons carnavalescos? As crianças estão empolgadas? Ótimo, então a área de churrasco, quintal ou varanda são locais ideais para cair no samba. Esses espaços são adequados para dançar, brincar e se divertir nesse grande evento, trazendo a sensação dos bloquinhos de rua, onde confete e serpentina são acessórios indispensáveis! Pense no colorido que eles dão à festa!

Além disso, você pode separar a área da brincadeira, do espaço dos “comes e bebes”, utilizando uma bancada, por exemplo. 

2- A decoração é a alma da festa tema Carnaval

A decoração é o que caracteriza o tema da festa, não é mesmo? E, aqui, a festa tema Carnaval precisa trazer muitas cores e alegria, e você pode apostar na sua criatividade e fazê-la você mesmo

Para isso, basta investir em cores vivas e vibrantes, preparando enfeites carnavalescos, como guarda-chuvinhas, garrafinhas de água bem coloridas, etc. Veja alguns exemplos que preparamos para você:

Use muitas fitas coloridas

As fitas coloridas podem compor diversos enfeites de Carnaval como, por exemplo: um enfeite de porta, amarradas a apitos espalhados pela mesa, como base do mural de carnaval, e ainda como toque especial nos guardanapos. 

Palitos de churrasco, papel colorido, lantejoulas e penas coloridas

Com o palito de churrasco e papel colorido, crie flores que podem ser distribuídas em vasinhos transparentes pela mesa. 

O papel colorido e as lantejoulas também podem criar lindas máscaras de carnaval, que podem ser espalhadas pelas mesas, ou amarradas ao palito de churrasco e coladas em uma parede ou mural de carnaval. 

Para o centro da mesa, vale investir em um vaso com um arranjo de penas coloridas.

Balões coloridos são uma boa opção

Use sua criatividade e encha alguns deles de diferentes tamanhos, compondo um arranjo. Se souber, pode fazer algumas esculturas com os balões, como cornetas, chupetas, etc. Você pode ainda colocar confete dentro de algumas bexigas, para que sejam estouradas ao longo da festa.

Sopradores são bem-vindos

Sopradores ou “línguas de sogra”, são muito apreciadas pelas crianças, mas nada impede que os adultos também possam brincar com elas. Você pode decorá-las com pequenas pluminhas ou fitilhos, ou já comprar versões decoradas.

Aproveite suas garrafas vazias

Você pode aproveitar garrafas vazias de cerveja long neck, por exemplo, para decorá-las como enfeites de mesa. Para a decoração, você pode utilizar tinta, gravuras, pedrarias, purpurinas e lantejoulas. 

Toalha colorida

É lógico que não íamos esquecer da toalha. Afinal, ela dá o charme à decoração da mesa. Por isso, abuse das cores, fitas, tule colorido, decalques e crie uma toalha bem divertida e surpreenda seus convidados.

3- Aposte em receitas criativas

Um cardápio adequado e que atende a todos os convidados deve ser simples e prático, pois o principal da festa é a diversão. Pense que você pode agregar ao cardápio ingredientes que reforcem o colorido e a temática, características das festas tema carnaval. Trazemos, agora, algumas sugestões de pratos leves e práticos que podem ser decorados. Acompanhe: 

Gelatina colorida

Essa é uma opção simples, gostosa e refrescante! Ela pode ser clássica, com várias cores em tacinhas individuais, ou bem colorida, cortadas em quadrinhos e dispostas nas tacinhas. Pode até dar um toque com algumas flores comestíveis para incrementar a sobremesa.

Bebidas e drinks de Carnaval

As bebidas precisam variar, desde água até drinks temáticos, que podem ter versão sem álcool também. O mais importante, aqui, é escolher ingredientes coloridos e decorar os copos, canudos e mexedores. 

Os copos plásticos, para as crianças, podem ser coloridos. Use canudos decorados com tags, com diferentes estampas ou figuras de carnaval, como máscaras. Uma jarra transparente com água saborizada, que mostre pedaços de frutas naturais, como rodelas de laranja ou limão e hortelã, dão um colorido a mais, além do sabor refrescante. 

Lanche de metro carnavalesco

Sanduíche de metro é uma boa opção. Eles são fáceis de fazer e você não passa muito tempo na cozinha. O melhor desse prato é que ele fica à disposição dos convidados para que se sirvam à vontade, e cada sanduíche rende, aproximadamente, 20 fatias, servindo em média 5 pessoas.

Varie  o tipo de cobertura das baguetes entre tradicional, gergelim e parmesão ralado. Os recheios também podem ser variados! Invente recheios que atendam ao gosto dos convidados, principalmente as crianças. Pense na versão básica: requeijão, queijo e presunto; na vegetariana, tomate seco, abobrinha e berinjela e ainda as opções light, atum, ricota, queijo branco e peito de peru. 

Capriche no visual e dê muito colorido aos seus sanduíches! Tomate, alface, cenoura ralada, combinados com os ingredientes do recheio dão um colorido carnavalesco ao prato. Como toque final de decoração, crie bandeirinhas, indicativas de sabores, com temas de Carnaval e espete-as nos sanduíches. 

4- A melhor parte: as fantasias!

As fantasias são a melhor parte da festa tema de carnaval, e todos podem se fantasiar sem gastar muito dinheiro. Crie fantasias improvisadas com muita criatividade, todos vão adorar, principalmente as crianças! Veja algumas ideias: 

Faça tiaras personalizadas

As meninas vão adorar tiaras personalizadas. Para caracterizar a Minnie, por exemplo, encape a tiara plástica com fita preta e coloque um laço vermelho no centro, que tal?

Aproveite as roupas do seu guarda-roupa

Improvise fantasias utilizando as peças de roupas que você e as crianças possuem. Basta complementá-las com alguns acessórios, e elas estarão prontas. Convide as crianças para participar da confecção, isso pode render um momento muito legal em família!

Para as fantasias de super heróis, por exemplo, basta camiseta de manga comprida, calça legging e alguns acessórios como, faixas de cabeça, máscaras dos personagens, letras no peito, capas e relâmpagos, que podem ser feitos de EVA ou feltro.

5 – Som na caixa!

A música é o que vai animar a festa! Faça uma playlist de músicas carnavalescas. Algumas marchinhas se perpetuaram e podem ser uma boa opção, além de outras músicas alegres e mais atuais, que também são super bem-vindas, como os axés e as músicas de carnaval, que sempre são lançadas nessa época do ano. 

Pense na marchinha “Cabeleira do Zezé”, e dedique ao convidado mais cabeludo! Aproveite a  marchinha “Me dá um dinheiro aí” para cobrar a mesada do papai! E cante para os anfitriões, quando anunciarem que a festa acabou: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira!”. 

A Madesa comemora com você.

Muitos preparativos para organizar a festa tema Carnaval? Imagine a alegria quando tudo estiver pronto! Decoração, fantasias, comidas… e o principal: tudo idealizado e feito por você e sua família! Seus convidados vão se surpreender!

E a Madesa comemora com você, pois somos apaixonados por eventos que permitam aproveitar o que se tem de melhor em nossas casas: o prazer em estar com a família  e amigos. Se você precisar de mais inspirações para organizar outros eventos na sua casa, continue acompanhando o Blog da Madesa!