A definição do layout de um espaço, seja durante projetos ou reformas, é essencial para garantir fluidez e funcionalidade. O planejamento pode começar pelas medidas de pia de cozinha, elemento que tem um grande protagonismo.

Tudo isso porque a cozinha é o coração da casa! É nesse ambiente que preparamos refeições, reunimos familiares e criamos momentos inesquecíveis. 

A pia é utilizada na maioria das atividades desenvolvidas no cômodo e, por isso, uma medida errada ou disposição incorreta pode comprometer o seu funcionamento. 

Como a Madesa é especialista quando o assunto é cozinha, convidamos você a entender os principais fatores para levar em consideração na hora de decidir as medidas de pia de cozinha e seus posicionamentos no espaço. Vamos lá?!

Como definir a medida da pia de cozinha?

As medidas de pia de cozinha podem variar em função de diferentes fatores, mudando de ambiente para ambiente. Porém, existem algumas medidas mínimas para que esse elemento seja funcional:

  • 120 centímetros de largura;
  • 55 centímetros de profundidade;
  • 90 centímetros de altura.

Os principais pontos que tendem a interferir nas medidas de pia de cozinha são o tamanho do ambiente e a sua utilização no dia a dia. Eles poderão influenciar a altura da bancada escolhida, o tipo de cuba e as torneiras que acompanham o projeto.

Que tal entender um pouco mais sobre esses fatores que causam a variação nas medidas? Segue o fio!

Tamanho da cozinha

O tamanho da cozinha é fundamental para determinar não apenas as medidas da pia, mas também o design para um melhor aproveitamento do espaço.

As opções de pias maiores, com cubas mais espaçosas ou até modelos com duas cubas, são ideais para cozinhas grandes. Já os modelos mais compactos são preferíveis em ambientes menores.

Uso

Outro fator importante para decidir as medidas de pia de cozinha é o uso desse elemento no dia a dia e as necessidades que você tem aí, na sua casa.

O número de membros da família, a frequência do preparo das refeições ou, até mesmo, as pessoas que trabalham cozinhando são questões que influenciam a escolha do modelo e medida da pia.

No caso de famílias numerosas, por exemplo, as opções com pias de metragens maiores são mais indicadas. Já para famílias menores, que acabam cozinhando somente nos finais de semana, os modelos menores atendem muito bem às necessidades do momento.

Tipos de layout para pia de cozinha

Além do tamanho da cozinha e o seu tipo de uso, a escolha do layout também é essencial. Ao pensar nisso, é válido considerar os diferentes tipos de posicionamento, que podem se traduzir em:

  • pia de canto;
  • pia central;
  • pia embutida;
  • pia sobreposta.

Vamos conhecer cada um deles mais detalhadamente. Acompanhe:

Pia de canto

A pia de canto pode ser uma boa estratégia para otimizar espaço em cozinhas pequenas.

Trata-se de uma disposição que pode ser usada em cozinhas em L. Esse design permite a instalação de armários e nichos na parte superior, além de barras com ganchos e escorredores para pratos e talheres, deixando o balcão livre para o trabalho no preparo das refeições.

Pia central

A utilização da pia central é mais comum em layouts com balcões de cozinhas em U ou em cozinhas com ilha ou península.

As cozinhas em U com pia central concentram toda a área de trabalho em um só espaço com continuidade. Já as com ilha ou península possibilitam fácil acesso de todos os lados, sendo ótimas opções para integrar ambientes. 

Nas cozinhas com ilha ou península, as medidas da pia podem ser maiores, já que o espaço tende a ser mais vantajoso. O balcão oferece diferentes opções, como:

  • local apenas destinado ao preparo das refeições, com pia central e cooktop;
  • ou, ainda, um balcão com espaço para pequenas refeições ou aperitivos.

Pia embutida

A pia embutida é aquela cuja cuba foi projetada para ser instalada dentro de uma bancada ou móvel.

Ela é colada de baixo para cima e facilita a limpeza da bancada da pia, pois não há nenhuma saliência entre ela e a cuba, seja de mármore ou outro material.

Para que esse projeto dê certo, é essencial que as medidas de pia de cozinha estejam 100% corretas

Pia sobreposta 

A pia sobreposta é aquela em que a cuba fica posicionada sobre a bancada, isto é, fica exposta uma borda.

Esse tipo de pia é fácil de instalar e o acabamento fica muito bonito. Mas, na hora da limpeza, ela pode reter um pouco de água ou qualquer outro resíduo.

Como escolher o layout?

Na hora de escolher o melhor layout de pias para cada cozinha, é preciso ter em mente alguns fatores, como:

  • triângulo do trabalho;
  • espaço para circulação;
  • facilidade de limpeza;
  • estilo da cozinha.

Acompanhe mais detalhes dessas dicas e não erre no momento de decidir as medidas de pia de cozinha:

Triângulo do trabalho

O triângulo do trabalho é um princípio de design que surgiu na década de 1940.

A ideia é que o fogão, a pia e a geladeira, os três pontos principais das atividades na cozinha, formem um triângulo imaginário e que suas distâncias não ultrapassem os 6 metros.

Essa regra do triângulo beneficia tanto a otimização do espaço quanto a circulação no ambiente. Assim, quanto mais curta for a distância entre eles, melhor. 

Espaço para circulação 

Sendo o coração da casa, é na cozinha que acontecem os maiores e melhores encontros. Para garantir a total segurança desses eventos e prezar pela funcionalidade, praticidade e conforto, o ambiente precisa oferecer uma boa circulação.

Para isso, a cozinha deve ter uma área de circulação de, pelo menos, 85 cm a 1 metro. Essa é uma distância segura para que as pessoas possam transitar com compras, pratos, eletrodomésticos e outros elementos.

Se houver uma bancada em frente à outra, o recomendado é que essa distância seja de 1 metro a 1,20 m. Mas, se em uma dessas bancadas tiver forno embutido, essa distância deve ser de 1,30 m, medida contada com a abertura do forno.

Facilidade de limpeza 

As medidas de pia de cozinha e o seu layout devem levar em conta a facilidade de limpeza, pois não há nada melhor do que conseguir manter a organização no dia a dia, não é mesmo? 

Para isso, atente-se aos materiais duráveis, que não exigem manutenção frequente, e que sejam fáceis de limpar. Essas dicas servem tanto para os revestimentos quanto para os móveis e bancadas.

Estilo da cozinha

Cozinha precisa ter estilo? É claro que sim! O estilo da cozinha revela a personalidade e o jeito de ser dos moradores, harmonizando com os demais ambientes da casa.

Mas, independentemente do estilo de sua cozinha, não se esqueça da funcionalidade, praticidade, conforto, durabilidade, armazenamento, facilidade de manutenção e iluminação.

Sua cozinha projetada com a Madesa!

A Madesa é especialista em cozinhas e, por isso, disponibiliza projetos de cozinhas feitos pelo nosso time, sem custo algum.

Para aproveitar esse benefício e acertar em cheio não só nas medidas da pia de cozinha, mas no estilo e no layout do todo, você só precisa entrar na nossa loja virtual, escolher uma linha de cozinha Madesa que te agrade e falar com nossos especialistas:

  • Acesse a página de projetos e busque pelo campo “Agendar Atendimento”;
  • Meça sua cozinha levando em conta portas, janelas, tomadas e outros obstáculos e passe essas informações para que o seu projeto seja executado.

Pronto! Você receberá um planejamento personalizado, com base na cozinha Madesa que escolheu, juntamente com todas as medidas de pia de cozinha e demais elementos.

Gostou das nossas dicas? Então, não espere mais e realize seu sonho de ter uma cozinha com a qualidade Madesa!