Um cômodo pequeno pode ser um grande desafio na hora de organizar os móveis e utensílios, não acha? Isso porque, o processo exige um pouco de cuidado na hora de escolher por armários e outros itens. Porém, saiba que as prateleiras para cozinha são a solução ideal para isso. 

As prateleiras ajudam bastante na hora de otimizar um espaço, principalmente se ele for pequeno. Além disso, também é possível deixar a decoração do seu ambiente ainda mais charmosa e bonita, pois podem complementar as suas paredes. 

Mas afinal, como otimizar o espaço com prateleiras para cozinha? Neste conteúdo, você aprende a como deixar esse cômodo funcional, através de dicas e ideias incríveis de organização. Quer saber quais são? Então, acompanhe o artigo até o final e confira!

Você pode ler também: Tendências: veja os 5 itens mais desejados em uma cozinha

Dicas otimização de espaço com prateleiras para cozinha

Para garantir mais funcionalidade ao espaço, é importante investir em móveis e itens práticos. As prateleiras para cozinha são essenciais, principalmente se você quer garantir a melhor otimização desse ambiente.

E para que a organização do ambiente dê certo, é necessário seguir algumas dicas na hora de dar início ao processo. 

Saiba escolher as prateleiras para cozinha certa

Como é um item bastante prático e versátil, as prateleiras para cozinha são ideais para espaços pequenos. Isso porque elas se encaixam perfeitamente em cômodos mais compactos, conforme a sua necessidade. 

Você pode encontrar em vários modelos já prontos, ou optar pelo móvel planejado. Dessa forma, é possível garantir uma prateleira de acordo com o espaço disponível, seja na largura ou profundidade. 

Uma dica importante é verificar a necessidade da cozinha e também dos frequentadores do ambiente. Se o cômodo for pequeno, evite prateleiras com muita profundidade, assim, você conseguirá deixar a estética do espaço mais leve.

Faça a distribuição ideal das prateleiras na parede

Essa é uma dúvida de muitos adeptos ao móvel. Apesar dele ser super prático, é importante atentar-se na hora de utilizar os espaços da parede. Isso porque, a distribuição errada pode acabar prejudicando a decoração do seu ambiente.

Se você for usar a parede inteira, atente-se à cor das prateleiras. Invista em tons mais claros, essas cores evitam deixar o ambiente pesado e poluído. 

Leia também: 4 móveis indispensáveis para a sua cozinha

O que guardar nas prateleiras para cozinha?

Se antes, as prateleiras serviam apenas para guardar livros, hoje em dia, elas se tornaram mais funcionais do que nunca. Você consegue usar o item como decoração, armazenando objetos decorativos, entre outros utensílios.

Como as prateleiras vão ficar na cozinha, existem diversos utensílios domésticos que ajudam na hora de cozinhar. 

Além disso, você também pode armazenar outros itens, como objetos decorativos: quadros, vasos de plantas, livros de receitas, entre outros. As prateleiras para cozinha são super funcionais, oferecendo mais praticidade na hora de organizar o cômodo. 

Isso porque, é possível garantir que pequenos utensílios não fiquem espalhados pelo ambiente, proporcionando um visual mais amplo. Além disso, para evitar que os itens corram o risco de caírem, opte pelas prateleiras com bordas frontais.

Saiba que é possível instalar ganchos abaixo das prateleiras, para você pendurar colheres, tábuas, entre outros itens. Dessa forma, você consegue explorar ainda mais a versatilidade desse objeto. 

No entanto, antes de escolher os itens, é fundamental entender qual a necessidade da cozinha e das prateleiras. 

Atente-se à decoração

Para deixar sua cozinha esteticamente bonita, é importante dar atenção aos recipientes e potes que vão ser expostos. Então, se você quer priorizar a decoração do ambiente, invista em padronização. 

Procure escolher por kits ou conjuntos de potes, no qual possuem modelos padrões para cada função. Dessa forma, você consegue proporcionar mais charme ao ambiente e funcionalidade na hora de cozinhar.

Planeje a instalação das prateleiras

É fundamental atentar-se a essa etapa, principalmente por conta da decoração do ambiente. Faça sempre uma análise sobre os espaços que serão utilizados, confira todas as medidas para comprar ou encomendar a sua prateleira. 

A parede também precisa ser observada, principalmente o material que ela foi fabricada. Por exemplo, se for uma feita de gesso, é necessário reforçar a fixação das prateleiras na hora de instalar. 

Por fim, verifique também a capacidade das suas prateleiras para cozinha. Isso porque, você pode colocar um item ou eletrodoméstico pesado demais, causando a queda deles. É fundamental dar atenção na hora de escolher o tipo de material, pois ele influenciará bastante. 

Qual a altura ideal das prateleiras para cozinha?

As prateleiras para cozinha são ótimos objetos para garantir a organização do ambiente. Isso porque, elas são super funcionais e podem até substituir determinados móveis, como armários aéreos.

Contudo, assim como há um padrão de altura para cada tipo de móvel, as prateleiras são diferentes. Você pode fazer a instalação delas conforme a sua necessidade, ou pode seguir as medidas mais utilizadas.

Dessa forma, você evita qualquer dificuldade na hora alcançar os objetos, além de prejudicar a circulação das pessoas no ambiente. 

As prateleiras para cozinhas são soluções perfeitas para ambientes pequenos. Com elas, é possível garantir a organização do cômodo, por armazenar diversos utensílios domésticos. Além disso, você consegue contribuir com a estética do local, podendo utilizá-las como decoração nas suas paredes. 

Manter a sua cozinha organizada nunca foi tão fácil, não acha? As prateleiras são super funcionais e bastante acessíveis, no qual você pode utilizá-las em qualquer canto da sua casa. Dessa forma, é possível  manter apenas o essencial na hora de preparar aquela bela refeição. 

Na Madesa, você encontra as melhores opções de prateleiras para cozinha. Quer saber quais são? Então, clique aqui e confira todos os modelos disponíveis. Vamos lá!