Algumas casas ou apartamentos podem ter um ambiente chamado lavabo. Muitas vezes confundido com o banheiro, esse local é um espaço reservado especialmente para os seus convidados usarem durante uma visita em sua residência.

Por isso, é importante que ele seja convidativo, limpo e agradável. Além disso, você pode aproveitar para expressar a sua personalidade e estilo na decoração, deixando o ambiente ainda mais acolhedor e bonito.

Normalmente, esse espaço é um pouco menor do que o banheiro da casa, então é comum que algumas pessoas tenham dificuldade para decorá-lo. Pensando nisso, nós, da Madesa, separamos algumas informações que podem ajudar você nessa tarefa. Para aproveitar melhor nossas dicas, continue lendo o texto!

O que é lavabo?

Antes de darmos algumas dicas sobre decoração, é importante deixar claro o que é lavabo. Por ser um espaço destinado especialmente para os visitantes da sua casa ou apartamento, geralmente, ele fica à vista para que os seus convidados possam utilizá-lo sempre que desejarem.

Muitas vezes a decoração desse cômodo pode ser deixada de lado. No entanto, ela é extremamente importante para deixar o ambiente mais charmoso e funcional.

Qual a diferença entre um banheiro e um lavabo?

É comum que apareçam dúvidas sobre as principais diferenças entre um banheiro e um lavabo, já que ambos são utilizados para a higiene pessoal. Algumas pessoas podem pensar que a única diferença entre eles é a presença do chuveiro, no entanto, esses ambientes possuem algumas características únicas que os diferenciam. 

Por ser usado de forma mais recorrente, o banheiro deve ser mais completo, com chuveiro, banheira e itens relacionados à higiene. Ele deve estar localizado em um lugar mais íntimo, sendo próprio para os moradores usarem no dia a dia.

O lavabo tem como função receber os visitantes em sua casa, por isso, ele deve estar localizado em uma área mais social, como próximo à sala de estar. Além disso, ele pode ser menor do que o banheiro, mas é importante que seja aconchegante e acolhedor.

Tanto o banheiro quanto o lavabo devem conter itens básicos como vaso sanitário, cuba e torneira. Dessa forma, os moradores da casa e convidados podem usar o local de maneira adequada.

O que deve ter em um lavabo?

No momento de decorar o lavabo pequeno, podem surgir algumas dúvidas sobre o que adicionar nesse ambiente. Por conta do seu espaço reduzido, os detalhes devem ser pensados com calma para não pesar na decoração e atrapalhar o seu funcionamento no dia a dia.

Existem alguns itens essenciais que vão tornar o seu lavabo pequeno ainda mais funcional e agradável. Abaixo, separamos algumas dicas de como utilizá-los da melhor forma possível. Saiba mais!

Nichos e prateleiras

Por se tratar de um ambiente compacto, pode ser desafiador encontrar um espaço suficiente para armazenar todos os itens necessários no lavabo. Por isso, é fundamental explorar o espaço vertical adicionando nichos e prateleiras para manter tudo organizado.

São diversos os modelos que você encontra disponíveis, podendo escolher aqueles que melhor se adequam à sua decoração. Os nichos embutidos são ótimas opções para liberar ainda mais espaço. Já as prateleiras são perfeitas para armazenar todos os produtos que devem ficar aos olhos dos seus convidados. 

Espelhos

O espelho é um item essencial para o lavabo, permitindo que os seus convidados possam retocar a maquiagem, arrumar o cabelo ou conferir a sua aparência antes de deixar o cômodo. Além dessa sua funcionalidade, o espelho ajuda a ampliar o espaço, dando a impressão de que ele é maior do que realmente é. 

A opção mais comum é adicionar um espelho logo acima da bancada da cuba do lavabo. Já os espelhos que vão do teto ao chão oferecem uma sensação ainda maior de continuidade e profundidade ao ambiente.  

São diversos os tamanhos e formatos disponíveis, por isso, escolha um modelo que combine com a decoração do restante do lavabo. As molduras mais elaboradas podem adicionar um toque sofisticado especial para o cômodo.

Toalhas de mão

As toalhas são essenciais para que os seus convidados possam enxugar as suas mãos após lavarem. Além dessa sua função prática, elas também podem servir como um elemento decorativo do ambiente. 

É possível escolher modelos com estampas, cores e texturas que combinam com os outros itens da decoração. Armazene as toalhas em ganchos fixados na parede para que elas fiquem organizadas, secas e aos olhos dos visitantes da sua casa.

Itens de higiene

Para deixar os seus convidados confortáveis, mantenha sempre os itens de higiene abastecidos em seu lavabo. Produtos como sabonete líquido, papel higiênico, fio dental e absorvente são opções essenciais para você deixar disponível de forma fácil. 

Você pode armazená-los em suportes próprios fixados na parede, em prateleiras ou em cima da bancada. Dessa forma, caso a sua visita necessite de algum desses itens, ela poderá encontrá-los rapidamente.

Iluminação

A iluminação é a peça-chave de qualquer ambiente. Dependendo da sua temperatura, intensidade e cor, você pode criar diferentes sensações ao entrar no cômodo. Por exemplo, se você deseja um lavabo pequeno e mais aconchegante, escolha luzes indiretas e quentes. Se você prefere algo mais clean, opte por cores frias e diretas.

Adicionar pontos de luz de forma estratégica em objetos ou itens decorativos, é uma boa opção para quem deseja um lavabo moderno. É importante que a iluminação seja o suficiente para uma boa visibilidade, garantindo que as pessoas consigam utilizar o lavabo e espelho de forma adequada. Por isso, ela não deve ser nem muito fraca e nem muito forte.

Viu só como é fácil transformar o seu ambiente em um lavabo moderno e prático? Para continuar aproveitando nossas dicas de decoração, continue lendo outros conteúdos no Blog Madesa!