A técnica boiserie – muito utilizada na decoração de interiores nos dias de hoje – surgiu há muito tempo: entre os séculos 17 e 18 era, na verdade, utilizada primordialmente para manter a temperatura de ambientes internos da casa.

Até então aplicada na madeira, a técnica tomou proporções grandes quando foi também alinhada à decoração. Então, com o passar dos anos e o avanço tecnológico para manter o aquecimento da casa, a boiserie se manteve firme como tendência decorativa – agora, dando espaço para o gesso e o poliestireno (isopor).

A parede boiserie, nos dias de hoje, nada mais é do que a aplicação estética de molduras para as paredes, dando destaque a pontos do ambiente que poderiam passar batido, trazendo mais personalidade ao ambiente.

Quando combinada com cores, luminosidade, objetos decorativos e o estilo da mobília, seu efeito pode ser muito bem-humorado e moderno.

Pensando em reunir as melhores dicas para a decoração com boiserie, preparamos este conteúdo especial para facilitar na hora de aplicar a técnica em casa. Confira:

Por que uma parede boiserie?

Apesar de ser, hoje, uma solução estética, a parede boiserie tem sua história iniciada nos séculos 17 e 18, principalmente para manter o calor dentro das casas, na França.

As vantagens de uma parede boiserie, hoje em dia, são principalmente estéticas: muito utilizadas para criar certa divisão nas paredes, ela pode também ser aplicada para trazer um ar clássico à decoração de interiores.

Se você pensa em levar a pintura setorizada para seu espaço, por exemplo, a parede boiserie pode ser o complemento perfeito. Isso porque a técnica pode auxiliar a, visualmente, dividir um cômodo ou parede decorativa.

Mas, além do acabamento refinado, o boiserie atualmente é uma técnica muito acessível – com molduras prontas feitas com o gesso, sendo comercializadas a cerca de R$100 em grandes comércios. Por conta disso, seu custo-benefício também acaba sendo uma vantagem importante.

Qual estilo combina com a parede boiserie?

Independentemente do estilo da sua casa, a parede boiserie pode ser uma aliada na hora de criar divisões visuais e personalizar um ambiente. Mas existem alguns estilos de decoração que, junto à boiserie, formam a combinação perfeita. 

São eles:

  • Estilo clássico: com linhas finas e tons claros, o estilo clássico é um dos estilos que mais combina com uma parede boiserie. Ao inserir as molduras na parede em combinação com uma decoração leve, a técnica torna-se o destaque principal no ambiente – podendo ser muito bem combinada com flores delicadas e móveis em tons pastel;
  • Estilo contemporâneo: por contar com ambientes mais integrados, o estilo contemporâneo pode fazer bom uso da boiserie ao usá-la para dividir o ambiente. Uma parede boiserie ao fundo da sala, por exemplo, pode ajudar a demarcar a divisão entre o cômodo e a cozinha integrada (ou qualquer outro cômodo por perto);
  • Moderno: se você gosta de um estilo moderno e inovador, saiba que a boiserie – apesar de fazer parte da arquitetura mais clássica –  é também muito utilizada para criar um visual de contraste entre quadros e nichos, por exemplo. 

Além disso, neste caso, as cores mais fortes são super bem-vindas! Por exemplo: combinar as cores dessas molduras com a cor principal do seu ambiente ou com os detalhes dos vasos e quadros da casa é uma mudança que, apesar de parecer simples, pode transformar completamente a sensação de estar no cômodo.

Quando não usar a parede boiserie?

Apesar do custo-benefício e de outras vantagens que já trouxemos por aqui, ter uma parede boiserie pode contar com alguns contras também. 

Mas, para não se preocupar, saiba que é tudo questão de planejamento: por serem feitas com materiais geralmente frágeis, como o gesso e o isopor, não é recomendado que a boiserie seja aplicada em locais que contam com muita passagem de pessoas, por exemplo.

Os corredores, escadas e entradas dos cômodos devem ser poupados, assim como locais com exposição excessiva à luz do sol e outros fatores que naturalmente poderiam acabar danificando sua parede boiserie.

Por estes motivos, evite aplicar a técnica nos locais em que ela não poderá fazer o seu papel, único e decorativo.

Algumas inspirações 

Quando olhamos para os traços clássicos que envolvem a parede boiserie, assim como sua capacidade de dividir o ambiente e melhor setorizar as paredes, uma das inspirações que devemos trazer é seu uso juntamente das cabeceiras Madesa.

Com traços clássicos e cores que remetem à elegância, mesclá-las com a boiserie no seu quarto pode ser a combinação perfeita para trazer mais conforto a este ambiente tão importante.

Racks com painel Madesa

Com seu design moderno que traz linhas retas e cores elegantes, os racks com painel da Madesa também podem ser uma inspiração de uso junto da parede boiserie. Isto porque seu design não interfere na proposta decorativa do ambiente de forma agressiva – levando o destaque à decoração escolhida. 

Uma boa ideia é implementar boiseries na parte traseira do rack, cobrindo a parede de cima a baixo. Isso pode fazer com que as molduras, em sequência, tragam maior sensação de amplitude para o local. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Parede Boiserie?

Para continuar se inspirando, siga a Madesa nas Redes Sociais e acompanhe nosso Blog para mais dicas sobre decoração, DIY, otimização de espaços e até mesmo receitas inspiradoras!

Madesa: Ame Sua Casa ❤️