Com a popularização das celebrações mais intimistas, muitos noivos começam a pesquisar sobre como fazer um casamento em casa. A ideia ganhou força porque oferece conforto, proximidade e ainda é a melhor forma para economizar, sem perder o charme dos detalhes.

Uma das maiores preocupações é ter problemas com a organização desse dia. Afinal, nada pode dar errado com as cores, planejamento, enfeites e harmonia completa do espaço. Então, se você quer otimizar o orçamento desse dia tão importante e manter a qualidade impecável, continue a leitura! 

Por que e como fazer um casamento em casa?

A procura pelo casamento em casa cresceu significativamente após os anos da pandemia. Sem a possibilidade de celebrar em salões e precisando reduzir o número de convidados, a saída para não adiar a data tão sonhada foi recorrer a uma cerimônia caseira. 

Hoje, a tendência permanece atual e, com nossas dicas de ouro, você vai descobrir tudo o que fazer (e não fazer) em seu casamento em casa. Afinal, esse dia ficará marcado na memória e deve ser lembrado com muita alegria.

Antes de procurar um profissional, pense que ele costuma cobrar o valor do produto, mais suas horas e expertise. Ou seja: você paga para ter um serviço completo sem precisar pesquisar muito. 

Já em uma celebração no quintal, você pode usar seu lado criativo para produzir os convites, decoração, além do dia da noiva com a família e amigos.

Também vale lembrar  que organizar os itens por conta própria, em lugar de comprar tudo pronto, é muito mais divertido. Você pode pensar nas cores, materiais, texturas, cheiros e até mesmo em soluções simples para economizar. 

O que saber antes de fazer um casamento em casa?

Na hora de escolher o local para a cerimônia, você pode visualizar elementos, como a passagem dos noivos, a disposição de cadeiras e de elementos decorativos.

Essa proposta de festa é uma das melhores para o tema rústico, já que valoriza os elementos da natureza já presentes, como flores, gramado e árvores. Você ainda pode usar itens reaproveitados como móveis multifuncionais e fotos para dar um toque especial. 

Ainda assim, antes de começar a sua organização do casamento em casa, é preciso pensar sobre alguns pontos importantes.. Confira!

Escolha bem o local

Mesmo que seja em seu imóvel, a escolha do lugar sempre é um passo fundamental em um evento. O local deve oferecer opções para a entrada da noiva, locomoção dos convidados e área livre para os cantos decorados. 

Então, ter um jardim, quintal, ou locais abertos com árvores já facilita todo o processo para a decoração de casamento em casa. Não é adequado que o espaço fique com animais soltos, seja muito reduzido, tenha locomoção difícil ou apresente trechos com barro e lodo. 

Pense nos convidados

Para um casamento em casa, pode ser que o número de convidados seja mais restrito. Portanto, pense e priorize quem você realmente deseja que esteja do seu lado neste momento especial.

Com a planta do local escolhido em mente, é o momento de planejar qual é o melhor espaço para acomodar os convidados. A ideia é ter uma lista menor e a preparação deve acontecer logo que vocês decidirem fazer o casamento em casa. 

Itens como o convite precisam de tempo para a elaboração, ainda mais se forem feitos  à mão. Avalie  como vai ser a dinâmica das mesas, cadeiras, comidas e música, para não deixar nada desagradável para quem estiver participando deste momento especial. 

Siga o planejado

Começar o esboço da cerimônia é fundamental para prevenir contratempos  no dia. Nesse momento, você deve ter em mente que se trata de uma pequena reunião e, provavelmente, não é possível convidar  todos os seus conhecidos. . 

Para ter a festa dos seus sonhos, não tem jeito, é preciso estabelecer prioridades e seguí-las à risca. Assim, você pode oferecer mais conforto no espaço, ter um serviço de buffet mais eficiente e até mesmo caprichar mais na produção de lembrancinhas, por exemplo.

Após definir esses primeiros passos, é o momento de iniciar os preparativos, de fato. Por isso, anote o que é fundamental para usufruir de  uma cerimônia caseira perfeita.

Como organizar um casamento em casa?

Para o casamento em casa realizado ao ar livre, uma boa sugestão é utilizar elementos naturais que já existem no ambiente para incrementar sua decoração.

Um casamento em casa é a melhor forma de fazer algo simples, barato e emocionante. Você pode incorporar itens reciclados e até mesmo os que já existem no quintal ou espaço rural escolhido.

Se quiser seguir a linha de um casamento no sítio, aposte em elementos como móveis retrô, flores-do-campo, fenos, caixotes de madeira, cestas e regadores. Veja mais dicas para ter uma decoração incrível e aconchegante.

1- Horário e estação

Pensar no horário e na estação do ano é crucial para não ter nenhum imprevisto. Nos meses de dezembro a março, há dias com muito sol e chuva, por ser verão. Assim, alugar uma tenda grande é essencial para que os convidados não fiquem reféns da temperatura.

Um casamento à  noite pede toda uma preparação para que as fotos não fiquem escuras. Nesse caso, pense em lanternas, velas, pisca-pisca ou varal de luzes. Já para o período diurno, aproveite as árvores, flores, gramado e toda a paisagem ao redor.

2- Iluminação 

Para um casamento feito em casa, a iluminação é um ponto importantíssimo: ela tem o poder de transformar o ambiente, deixando-o mais aconchegante, delicado e até romântico.

Continuando a ideia do tópico anterior, vale a pena aproveitar o contexto de “ar livre”. A linha decorativa mais comum do casamento em casa é ser realizado no quintal dos noivos, apostando na simplicidade e elementos rústicos. 

Use a imaginação para que as luzes estejam dispostas de forma harmônica no ambiente. Use cercas, centros de mesas, porta-velas, lamparinas, tronco de árvores, cadeiras e pode até utilizar plantas como apoio para os pontos de luz. Apenas não exagere na informação visual.

3- Altar 

Se você contar com uma capela no quintal, aproveite para fazer a cerimônia religiosa nessa parte. Caso prefira o ambiente neutro, use a infraestrutura da propriedade para deixar a mesa para o ministro celebrante. 

Fora isso, um arco de flores é tudo que você precisa para compor uma decoração linda para o seu casamento em casa. Use balões dourados  e objetos vintage para elaborar essa parte que ficará em maior  destaque. 

4- Convite

Para fazer o grande anúncio da união dos noivos, nada melhor do que criar o seu convite de casamento manualmente, e de forma personalizada. Use papel reciclado, juta, elementos rendados, trigo e flores secas para criar uma peça única. 

Não se esqueça de  colocar as informações principais sobre o evento, como: endereço, horário e data. Vale deixar claro o tema do casamento espelhando no design do convite. 

5- Vestido da noiva e dress code

O código de vestimenta em um casamento em casa é menos rígido. Então, a noiva deve usar um vestido que traga leveza, suavidade e seja confortável. Deixe o modelo de princesa de lado e use uma peça que permita se movimentar livremente. 

Uma boa dica é usar o modelo evasê, minimalista e em tecidos menos pesados, como linho e algodão. Claro, essas são apenas dicas que funcionam bem. O estilo do casamento precisa  conversar com o sonho dos noivos. Logo, não se limite! 

6- Maquiagem e penteado da noiva

Mantendo a ideia de algo mais casual, a maquiagem da noiva pode ser voltada para realçar os traços bonitos, com olhos menos marcados, boca mais nude e bochechas coradas. A proposta é seguir a linha clean girl

Já o cabelo pode ter um penteado com tranças, coque ou meio-solto. Para incrementar, use tiaras e prendedores com desenhos de folhas, borboletas ou flores. 

7- Bolo

O bolo do casamento é o foco da mesa de quitutes. Por isso, deve ser escolhido seguindo a proposta de natureza e simplicidade. Pode ter uma pegada mais minimalista, sendo  decorado com flores, frutas da estação e folhas. 

Para economizar, sem perder a beleza, uma dica ótima é encomendar o topo do  bolo em biscuit no modelo que mais combinar com o casal.

8- Lembrancinhas

Aproveite os itens artesanais, como: pote de mel, vasos de suculenta, sacolinha com bem-casado e geleia caseira. Faça isso, sempre trazendo a sensação de que as lembrancinhas foram feitas em uma casa de campo.

Se quiser fazer DIY para decoração de casamento em casa, use painéis de pallets, caixotes, molduras, garrafas decoradas, cordas e letras em MDF pintadas. As flores que mais combinam são a gipsofila (mosquitinho) e a áster. 

Utilize as fotos de pré-wedding para criar um pequeno varal que compõe a decoração. Use ainda móveis no mesmo tom de madeira na proposta rústica. Seguindo essas dicas, você não terá dúvidas sobre como fazer um casamento em casa.

Gostou do conteúdo de hoje e quer compartilhar suas sugestões? Então, deixe um comentário contando quais ideias você acrescentaria em uma cerimônia caseira.