Sabemos que um ambiente tranquilo e relaxante é primordial para renovar as energias depois de um longo dia. Para isso, nada mais importante que ter uma casa aconchegante. E apesar de parecer uma tarefa complexa, deixar o ambiente mais acolhedor pode ser muito simples se o planejamento for feito com cuidado. 

Para te ajudar nessa missão, os próximos parágrafos reúnem as principais dicas para uma casa aconchegante. Você vai ver que pequenas modificações, estrategicamente pensadas de acordo com o estilo de cada casa, transformarão o ambiente para uma maior sensação de bem-estar. Acompanhe!

O que é ter uma casa aconchegante?

Uma casa aconchegante é um espaço que transmite conforto, bem-estar e familiaridade. Ela deve representar um lugar onde o relaxamento e a convivência são potencializados pela escolha de móveis, texturas, design, itens decorativos, cores e iluminação. 

A ideia, então, é que uma casa aconchegante representa um local de moradia que dispensa qualquer tom de impessoalidade e frieza.

Nos próximos parágrafos, trazemos algumas opções de elementos para transformar um ambiente em um local mais confortável:

O que torna um ambiente aconchegante?

Um ambiente pode se tornar mais aconchegante através de soluções bastante simples, como a escolha de texturas confortáveis, cores relaxantes, iluminação quente, plantas e um toque de decoração afetiva. Nos tópicos seguintes, explicamos como adotar cada um deles em seu lar:

1. Texturas 


Se você busca aconchego, é muito importante escolher texturas agradáveis para os revestimentos da casa. Aposte em tapetes macios, almofadas de tecido leve, mantas bem quentinhas, sofás confortáveis e outros itens agradáveis ao tato e ao visual, como os tapetes de parede. Outros elementos a se considerar nesse momento podem incluir:

  • O tipo de piso;
  • A textura das tintas de parede;
  • Papéis de parede;
  • Cortinas.

2. Cores

As cores escolhidas para fazer parte da decoração impactam diretamente a sensação de aconchego em qualquer ambiente. Seja para trazer a sensação de amplitude, profundidade ou conferir alegria ao local, a escolha estratégica das paletas de tons pode transformar sua casa!

As cores quentes, por exemplo, trazem a sensação de conforto e acolhimento. Por isso, optar por detalhes e itens de decoração protagonistas que sejam feitos sob tons que remetem às tonalidades quentes pode ser uma escolha acertada! 

De maneira geral, combinam muito com aconchego: marrom, caramelo, terracota e bege. 

3. Natureza

Tanto em ambientes externos quanto internos, a presença da natureza pode desempenhar um importante papel na saúde física e mental das pessoas. Por isso, incluir elementos naturais no seu dia a dia pode ser uma opção que colabora com uma sensação de conforto aumentada.

Um bom exemplo para criar essa conexão é incorporar plantas no interior do ambiente como uma forma de decoração, trazendo mais vida e cor aos espaços. Veja algumas ideias de como levar a natureza para dentro de casa, através do cultivo de plantas:

  • Crie um jardim vertical com vasos suspensos ou suportes de paredes. Você pode cultivar flores de diferentes espécies!
  • Aposte nas suculentas: elas são excelentes para ambientes internos. As mais indicadas para locais sem sol direto são as verde-escuras, já as coloridas, precisam de no mínimo de 4 a 6 horas de sol diárias.
  • Crie uma horta suspensa e, nela, cultive suas próprias hortaliças e verduras. Você pode fazer uma horta suspensa em diversos ambientes como cozinha, varanda e corredores, em caixotes de madeira, blocos de cimento, calhas de pvc ou garrafas pet.

4. Decoração afetiva

A decoração afetiva pode ser a virada de chave para uma casa aconchegante. Diferente da decoração padronizada, a decoração afetiva é personalizada e única para cada pessoa. Com isso, elementos de significado pessoal trazem familiaridade e sentimentos positivos, colaborando para um lar com mais autenticidade e afeto. 

Esse tipo de decoração também pode ser considerada dinâmica, pois a vida avança e novas conquistas vão sendo incorporadas à sua essência. Isso permite que os espaços se transformem juntamente da jornada pessoal. Veja algumas ideias de elementos que podem compor a decoração afetiva:

  • Peças artesanais;
  • Móveis de família;
  • Presentes significativos;
  • Fotografias;
  • Lembranças de viagens;
  • Objetos feitos à mão.

Como tornar minha casa aconchegante?

Até aqui, você pôde perceber que uma casa aconchegante demanda um planejamento detalhado sobre elementos corretos para sua decoração. Agora, vamos explorar algumas dicas de como trazer todo esse aconchego para cada um dos principais cômodos de uma casa. Anote nossas dicas!

Sala

A sala é um dos cômodos de convivência mais utilizados para momentos de relaxamento, conversas e filmes, por exemplo. Por isso, investir em elementos como móveis de madeira, texturas confortáveis e cores suaves é fundamental. Veja: 

  • Móveis de madeira: a madeira pode conferir maior sensação de conforto e aquecimento ao ambiente. Por isso, pode ser bem-vindo investir em  mesinhas centrais, laterais, racks e apostar em alguns detalhes em madeira para os móveis;
  • Texturas: as texturas precisam trazer uma sensação agradável ao toque. Nesse caso, pense em mantas, xales, almofadas e tapetes de tecidos bem delicados;
  • Cores: como você pôde ver até aqui, elas são fundamentais para trazer a sensação de aconchego. Na sala, uma dica para acertar é apostar em uma base clara para as paredes e revestimentos, enquanto os itens de decoração (como quadros, enfeites e cortinas) trazem tons terrosos.

Quarto

Um quarto acolhedor conta com roupas de cama macias, uma iluminação difusa (e de preferência quente) e também pode conter elementos naturais ou de madeira. Além disso, os tons básicos (como cinza, bege ou branco) podem conferir mais harmonia ao ambiente através da combinação com elementos de decoração mais chamativos.

Banheiros

Tornar um banheiro aconchegante pode ser uma tarefa simples, facilitada pela combinação certeira entre tapetes de textura confortável, toalhas limpas e macias, elementos naturais (como folhagens e suculentas) e a presença de velas, sais de banho e perfumadores de ambiente.

Nesse cômodo de uma casa aconchegante, optar por uma iluminação quente também pode ajudar a diminuir a sensação de frieza.

Cozinhas

A cozinha é o coração da casa. Por isso, torná-la parte ativa de uma casa aconchegante é uma tarefa fundamental! Pense muito bem no aproveitamento do espaço, na escolha dos móveis, nos revestimentos de pisos e paredes, nas cores, eletrodomésticos, acessórios, objetos decorativos, iluminação e organização. 

A Madesa é especialista em cozinhas e, por isso, você pode ter um projeto planejado feito especialmente para atender a necessidade do seu lar.  Conheça nossos produtos!

Viu como tornar a casa aconchegante pode ser simples? A escolha cuidadosa de detalhes que compõem a decoração do seu lar podem ser a chave para um ambiente mais acolhedor e agradável de se estar. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o assunto, continue acompanhando as dicas de decoração postadas no nosso blog!